Guatemala: 7 lugares e cidades para conhecer durante a sua viagem. Descubra quais são os principais destinos turísticos do país, e o que te espera em cada um deles. Lagos, cidades históricas, ruínas maias, praias e muito mais.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Assim como aconteceu com os outros países que visitei na América Central, quando comecei a esboçar o meu roteiro de viagem não fazia ideia de quais lugares conhecer na Guatemala. E não é que estava em dúvida sobre qual destino incluir ou tirar do meu itinerário. Na realidade, não sabia nem mesmo quais eram as principais cidades turísticas do país, e o que esperar de cada uma delas.

Porém, logo que comecei a trabalhar em um hostel na Nicarágua, pude conversar com outros viajantes que recém chegavam do território guatemalteco, e compartilhavam animados suas experiências por lá. E, embora os destinos visitados por eles fossem um tanto quanto diversificado, todos eram unanimes ao afirmar sobre a magia das suas paisagens e do seu povo.

Mesmo com a expectativa nas alturas – o que acaba sendo perigoso quando viajamos – já na minha primeira parada pude perceber o tal encantamento que os outros viajantes se referiam sempre que falavam da Guatemala. E para que você também possa sentir o mesmo, neste post irei indicar sete lugares que certamente farão com que você se apaixone por este país.

Está pensando em viajar pela América Central???

Se sim, meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente te ajudará! 🙂

»»» Clique aqui para mais informações

1- Antigua

Essa foi a primeira cidade que conheci na Guatemala e que logo de cara me conquistou. As ruas de paralelepípedo, a temperatura amena, as construções bem cuidadas e o colorido por todos os lados, são, sem dúvida, um belo cartão de visita para os viajantes.

Junte a isso toda a história por trás dos seus casarões antigos, a boa estrutura turística e os cafés aconchegantes, e sua viagem terá todos os ingredientes necessários para dias inesquecíveis.

Antigua - Cidades para viajar e fazer turismo na Guatemala
Antigua

Leia também: Antigua | Dicas práticas para sua viagem

2- Mercado de Chichicastenango

Provavelmente o mais famoso de toda a América Central, o Mercado de Chichicastenango está localizado a quase cem quilômetros de Antigua, normalmente percorridos em duas horas.

Apesar dos turistas estarem cada vez mais presente, a essência do local continua forte. Afinal, são nas ruas estreitas do mercado onde acontece um intenso comércio de mercadoria entre os moradores locais: frutas, artesanato, roupas e flores não faltam por lá.

Aproveite para conhecer também a Igreja de Santo Tomás, que está na praça principal de Chichicastenango e diante do mercado. E não se esqueça, o mercado acontece nas quintas e aos domingos,

3- Lago Atitlán

Não dá pra falar das paisagens da Guatemala sem mencionar o Lago Atitlán e seus vilarejos. Embora tudo seja bem simples e a estrutura turística de certa forma limitada, o que atrai os viajantes são os cenários de tirar o fôlego. E claro, agito ou tranquilidade também podem estar no seu roteiro.

San Pedro la Laguna, por exemplo, é a vilazinha famosa por conta da noite movimentada. Já San Marcos la Laguna costuma agradar o pessoal que está em busca de momentos mais tranquilos. Escolha como base aquela que mais faz o seu estilo, mas não deixe de conhecer as outras.  

Lago Atitlán - o que conhecer na Guatemala
Paisagem pelo Lago Atitlán

4- Tikal

Mais do que a sua imponência, o que chama atenção nas Ruínas de Tikal é a sua localização em meio a uma densa vegetação. Comtemplar sua beleza é fascinante, mas ficar imaginando como o povo Maia foi capaz de construir a cidade em uma região com acesso tão restrito é ainda mais surreal.

Para conhecer essas ruínas o ideal é usar a pequena ilha de Flores como base. Além de ter uma boa estrutura turística, não faltam agências que oferecem o passeio até Tikal.

5- Semuc Champey

Logo que vi uma foto de Semuc Champey tive absoluta certeza de que este seria um lugar que eu não abriria mão de inclui-lo no meu roteiro pela Guatemala. O que eu não sabia ainda é que chegar até lá envolve uma logística e tanto.

Aliás, já adianto que a jornada até Semuc não envolve conforto e nem luxo. Pelo contrário, a viagem até Lanquín – a cidade base para conhecer as piscinas naturais – é bastante cansativa e por estradas sinuosas. Mas, ainda assim, conhecer esta maravilha vale qualquer esforço.  

lugares para visitar durante uma viagem na Guatemala
Piscinas naturais de Semuc Champey

6- Rio Dulce

Mais um destino pra quem gosta de contato com a natureza, a região de Rio Dulce atrai viajantes que estão em busca de atividades aquáticas e trekkings. Mesmo não sendo um lugar tão popular quanto os outros que já foram apresentados, a beleza do rio e das reservas naturais que o rodeiam é inquestionável.

7- Livingston

E se você chegou até Rio Dulce, não custa nada esticar a viagem até Livingston, uma cidade caribenha que pouco se parece com o restante da Guatemala: tanto pelas paisagens, quanto pela cultura.

É a sua chance de descobrir que o território guatemalteco possui praias bacanas, e que outros povos – além dos Maias – também fazem parte da cultura do país. 

»»» Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de lugares para conhecer na Guatemala? Me conta aí nos comentários. Tenho certeza que ajudará outros viajantes! 🙂

2 COMENTÁRIOS

  1. Murilo, estou querendo fazer meu primeiro mochilão este ano entre final de Julho até início de Setembro. Pretendo iniciar na Jamaica, depois ir até Cancun e de lá seguir para Belize, Guatemala e Honduras. Meu único receio é que pelo o que pesquisei não é o período mais adequado em função das chuvas. Será que realmente corro o risco de arruinar minha trip pela chuva. Vc poderia me ajudar nesta questão?

    • Oi Gisele, tudo bem?

      Que viagem massa, hein!? Muito lugares incríveis…
      Infelizmente, não sei como te ajudar muito com esta questão… heheh

      De fato, esta é época que costuma chover mais por estes lados.
      Ano passado alguns amigos foram em agosto. Pegaram alguns dias de chuva que não deu pra aproveitar nada e outros dias bons.
      Enfim, deixaram de conhecer alguns lugares mas conseguiram conhecer outros tanto… hehehe

      Abração!

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here