Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Parques em Curitiba: Top 10 Melhores

Os parques em Curitiba costumam ser as grandes estrelas de um roteiro de viagem pela capital paranaense.

Apesar de não faltarem outros tipos de pontos turísticos espalhados pela cidade, são as áreas verdes ao ar livre que ditam a programação dos forasteiros.

Alías, diga-se de passagem: os curitibanos também ocupam os seus espaços públicos sem fazer cerimônia.

Portanto, independentemente se você é morador ou turista, visitar os parques de Curitiba é um excelente passatempo para as horas livres de lazer.

Melhores parques em Curitiba

Curitiba parques
Há, literalmente, dezenas de parques em Curitiba que podem fazer parte do seu roteiro de viagem

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Curitiba

1- Jardim Botânico de Curitiba

Principal cartão postal da cidade, engana-se quem pensa que o Jardim Botânico Francisca Richbieter se trata de uma atração somente para turistas.

Embora o seu apelo turístico seja incontestável, a minha maior surpresa durante a viagem a Curitiba foi observar que o espaço também é bastante aproveitado pelos moradores.

No final da tarde, quando os últimos raios de sol deixam o cenário ainda mais encantador, viajantes dividem o local com corredores, praticantes de ioga ou qualquer pessoa que queira apenas admirar um belo pôr-do-sol.

O que, convenhamos, é algo a ser comemorado na capital do Paraná, porque o clima instável em Curitiba é uma realidade.

Além de o parque se destacar pela estufa de estrutura metálica inspirada no Palácio de Cristal de Londres, o Jardim Botânico também oferece outras atrações, como por exemplo:

  • Jardim das Sensações.
  • Museu Botânico.
  • Senac Café-Escola.

Tenha em mente, porém, que apesar destes locais estarem dentro do perímetro do Jardim Botânico de Curitiba, cada um deles têm o seu próprio horário de funcionamento.

Por fim, para quem tem pouco tempo para conhecer as atrações da cidade, a boa notícia é que o Jardim Botânico é figurinha carimbada nos principais city tours em Curitiba.

Inclusive, na minha opinião, uma programação imbatível para fazer em 1 dia é realizar o city tour panorâmico pela manhã e um free tour em Curitiba à tarde.

Jardim Botânico de Curitiba

» Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, Jardim Botânico, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 6h às 19h30.

» Reservar tour panorâmico melhores atrações de Curitiba

» Reservar vaga em free tour pelo centro histórico de Curitiba

parques Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos parques mais visitados da cidade
Jardim Botânico de Curitiba
Estufa do Jardim Botânico de Curitiba

2- Parque Tanguá

Outro parque que é um ícone entre moradores e turistas é o Tanguá, que fica a menos de dois quilômetros de mais um conhecido ponto turístico de Curitiba: a Ópera de Arame.

Mas voltando ao parque, é neste aqui onde você encontrará àquele castelinho com duas torres e um chafariz a sua frente, que rende ótimas fotos nos últimos suspiros do sol.

Apesar de essa área ser a mais concorrida entre os turistas, saiba que dá pra aproveitar ainda mais este espaço e fazer um belo passeio pela parte inferior do parque, que é onde você terá um contato maior com sua natureza.

Portanto, vale a pena reservar um tempo extra para caminhar entre suas árvores, lago e, quem sabe, fazer uma parada mais longa na lanchonete Deck Tanguá.

Parque Tanguá

» Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 7h às 22h.

Parque Tanguá Curitiba
Parque Tanguá

3- Parque Barigui

O Barigui foi o primeiro parque em Curitiba que eu visitei e, para minha surpresa, mesmo com a manhã chuvosa os curitibanos estavam lá na sua rotina matinal de atividade física.

Aliás, apesar de o parque render horas à toa às margens do seu lago, quem vai lá geralmente é para caminhar, correr ou pedalar.

Inclusive, na entrada do parque pela Avenida Cândido Hartmann, dá para alugar uma magrela por R$ 25,00/hora.

Por outro lado, quem não quiser praticar nenhum exercício físico, pode aproveitar o espaço no restaurante que há por lá, no centro de exposições ou ainda no Museu do Automóvel.

Parque Barigui

» Endereço: Avenida Cândido Hartmann, S/N, Bigorrilho, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 6h às 22h.

Parque Barigui Curitiba
Parque Barigui

4- Unilivre (Bosque Zaninelli)

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) foi um dos meus parques favoritos em Curitiba.

Criada com o objetivo de incluir a sociedade em discussões sobre o meio ambiente, a Unilivre desenvolve programas e treinamentos de diversos segmentos ambientais.

Porém, para o turista de passagem, a verdade é que o mais surpreendente é o local privilegiado onde se encontra a construção: um bosque repleto de verde, um lago e um silêncio admirável.

E o melhor: é possível contemplar esse visual do alto, através das passarelas de acesso que ajudam a compor um cenário ainda mais peculiar.

O passeio por lá não costuma tomar muito tempo porque é mais contemplativo.

Porém, é claro: aprecie a paisagem sem moderação.

Unilivre

» Endereço: Rua Victor Benato, 210 Brasil, Pilarzinho, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 8h às 18h.

parques de Curitiba abertos
Paisagem pela Unilivre

5- Bosque Alemão

Distante 1,5 km da Unilivre, o Bosque Alemão é uma parada e tanto, principalmente para quem está viajando com crianças.

Ainda assim, os marmanjos também têm motivos de sobra para visitar o local.

Comece o passeio pela entrada da Rua Nicolo Paganini e de quebra já se encante com o Oratório de Bach e com o mirante da Torre dos Filósofos.

Começando a trilha pelo bosque relembre dos seus momentos de infância – independente se você está acompanhado ou não dos pequenos – e mergulhe no universo de João e Maria.

Isso porque, o conto infantil é retratado através de painéis ao longo do caminho que, inclusive, nos leva até a Casa da Bruxa, que na realidade é uma biblioteca recheada de livros pra criançada.

Bosque Alemão

» Endereço: Rua Nicolo Paganini, s/n, Pilarzinho, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 8h às 20h.

melhores parques Curitiba
Torres dos Filósofos, no Bosque Alemão

6- Bosque do Papa João Paulo II

Localizado no Centro Cívico, praticamente ao lado do Museu Oscar Niemeyer, o Bosque do Papa é mais do que um simples parque urbano, é uma atração histórica e cultural que homenageia a imigração polonesa no Brasil.

Inaugurado em 1980, o Bosque do Papa é também conhecido como “Bosque João Paulo II“, em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou Curitiba naquele ano.

Uma das características mais marcantes do Bosque do Papa é a presença de 7 casas de tronco de madeira, que foram trazidas de diferentes regiões do Paraná para preservar a arquitetura típica das habitações dos imigrantes poloneses.

Estas casas foram restauradas e adaptadas para funcionar como um museu ao ar livre, onde os visitantes podem explorar a cultura, a história e as tradições da comunidade polonesa.

Além disso, o parque abriga também o Memorial da Imigração Polonesa, um espaço que conta a história da chegada dos imigrantes poloneses ao Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Por fim, além de sua importância histórica e cultural, o Bosque do Papa também oferece uma série de atrativos naturais, como trilhas para caminhadas, áreas de lazer e um amplo espaço verde para atividades ao ar livre.

Bosque do Papa

» Endereço: Rua Wellington de Oliveira Viana, 33, Centro Cívico, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 9h às 17h.

Bosque do Papa
Bosque do Papa João Paulo II

7- Parque Tingui e Memorial Ucraniano

Assim como o Parque Barigui, o Tingui é uma área frequentada principalmente pelos esportistas de plantão.

No entanto, o fato dele abrigar outro memorial dedicado aos imigrantes o torna uma atração e tanto para os turistas.

Localizados na região norte da cidade, esses locais oferecem aos visitantes uma experiência única, combinando beleza natural com elementos artísticos e históricos.

Apesar de as pequenas construções do Memorial Ucraniano nos transmitir uma sensação de conto de fadas, no seu interior encontramos detalhes sobre uma das maiores violências da humanidade: o Holomodor.

Em poucas palavras, o Holomodor foi um genocídio que exterminou pela fome aproximadamente 10 milhões de ucranianos, entre 1932 e 1933.

Para tirar o gosto amargo do passeio – que ainda assim merece sua atenção na hora de conhecer os principais parques em Curitiba – a dica é saborear alguns quitutes típicos da Ucrânia que são vendidos na loja de lembrancinhas.

Parque Tingui

» Endereço: Avenida Fredolin Wolf, 1870 , Pilarzinho, Curitiba.

» Horário: 24 horas

Memorial Ucraniano

» Endereço: Rua Dr. Mbá de Ferrante, s/n, Parque Tingui, Curitiba.

» Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.

Parque Tingui Curitiba
Memorial Ucraniano

8- Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço é um verdadeiro tesouro urbano em Curitiba, combinando harmoniosamente lazer, esporte, cultura e natureza.

Sua infraestrutura bem planejada e mantida oferece uma ampla gama de atividades e experiências para todas as idades, desde a prática de esportes até a contemplação da natureza e a participação em eventos culturais.

Inclusive, o meu recorrido pelo parque foi de bicicleta, já que se trata de um excelente espaço para pedalar.

Além disso, saiba que o Parque São Lourenço está próximo de outras atrações que costumam fazer parte de uma lista do que fazer em Curitiba, como por exemplo, o Memorial Paranista, o Ópera de Arame e o Parque Tanguá.

Parque São Lourenço

» Endereço: Rua José Brusamolin, s/n, São Lourenço, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 6h às 22h.

Curitiba parques
Parque São Lourenço

9- Parque Bacacheri

O Parque General Iberê de Matos, popularmente conhecido como Parque Bacacheri é um local ideal para atividades em família, com uma área de lazer completa que inclui playgrounds, quadras de esportes e áreas para piqueniques.

Além disso, o passeio até este parque de Curitiba pode render uma programação cultural.

Isso porque, o cativante Museu Egípcio e Rosacruz está localizado bem ao lado do área verde.

Inclusive, na minha opinião, para um turista padrão a ida ao Parque Bacacheri só vale a pena se a atividade for combinada com o museu.

Embora o local seja bem cuidado e com tudo o que se espera de um parque urbano, o Bacacheri está em uma vizinhança sem grandes pretensões turísticas e a cerca de 7 km do burburinho central de Curitiba.

Parque Bacacheri

» Endereço: Rua Paulo Nadolny, s/n, Bacacheri, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 6h às 22h.

10- Parque Passaúna

Distante do centro urbano e dos hotéis em Curitiba, o Parque Passaúna é uma atração mais apropriada para moradores que estão em busca de um refúgio longe da urbanização para um dia de passeio.

É claro: turistas que estão de passagem pela cidade também podem aproveitar a viagem para visitá-lo.

Porém, na minha opinião, por estar afastado do principal eixo turístico dos demais parques em Curitiba, ir ao Passaúna ocupa tempo demais para quem está com dias contados.

Localizado em uma área de preservação ambiental, o parque abriga uma grande represa onde é possível praticar esportes aquáticos como caiaque e stand-up paddle.

Além disso, há trilhas ecológicas que proporcionam contato íntimo com a flora e fauna locais, e mirante com uma vista panorâmica impressionante do lago e da mata circundante.

É o local perfeito para quem deseja se reconectar com a natureza.

Parque Passaúna

» Endereço: Rua Eduardo Sprada, s/n, Augusta, Curitiba.

» Horário: Diariamente, das 6h às 19h.

Dúvidas frequentes sobre os parques em Curitiba

Confira a seguir quais são as principais dúvidas sobre os parques em Curitiba.

Além disso, caso ainda não tenha encontrado o que procura, sinta-se à vontade para deixar um comentário no final do texto.

Quantos parques há em Curitiba?

De acordo com o site oficial da prefeitura, há 49 parques e bosques municipais em Curitiba.

Ou seja, essa lista de 10 áreas verdes na capital paranense é apenas uma pequena amostra dos espaço públicos disponíveis para moradores e turistas.

Ainda assim, por estarem localizados no principal eixo turístico da cidade e próximo aos melhores bairros para ficar em Curitiba, são os parques mais convenientes para incluir em um roteiro de viagem.

Em todo caso, se você tiver outras sugestões de parques em Curitiba, sinta-se convidado a deixar um comentário com a sua dica no final do texto.

Há parque de diversão em Curitiba?

Nem só de áreas ao ar livre e rodeadas de muito verde vivem os parques em Curitiba.

Além destes espaços públicos mencionados no texto, a cidade também dispõem de playground infantil situado em shoppings centers e outros parques de diversões para crianças.

Nesta última categoria, os dois nomes mais bem estabelecidos são Mike Wood e o Park Impulso.

Outros pontos turísticos de Curitiba

Além dos parques em Curitiba, há uma série de atrações culturais, monumentos históricos e passeios bate volta que podem fazer parte de um itinerário pela cidade.

Na área urbana de Curitiba, alguns pontos turísticos que você também pode visitar, são:

  • Mercado Municipal
  • Ópera de Arame
  • Museu Oscar Niemeyer
  • Memorial de Curitiba
  • Museu Paranaense
  • Feirinha do Largo da Ordem
  • Torre Panorâmica

Para ir além dos limites do maior munícipio paranense, os dois passeios mais bacanas são o de trem a Morretes e o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais.

3 lugares para se hospedar em Curitiba

($) Para os viajantes que fazem questão de economizar, o Hotel Rede Andrade Guaíra é um dos campeões de reserva da cidade.

($$) Na vizinhança que é considerada o melhor bairro para ficar em Curitiba, o Hotel Moov Curitiba entrega excelente custo-benefício.

($$) Para uma estada mais elegante na área central da cidade, destaque para o Hotel Deville Curitiba.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras ofertas de hotéis em Curitiba.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Fernanda disse:

E eu só consegui conhecer o Jardim Botânico e o Parque Tanguá por enquanto. Tô louca pra voltar pra Curitiba e um dos principais motivos é conhecer os outros parques. Ótimo post!

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Curitiba é uma cidade que vale a pena voltar, né?!

Abraço

Matheus disse:

Tá aí uma cidade que amei visitar: Curitiba. Alguns desses lugares eu não conheci, então já anotei para conhecer da próxima vez!

Murilo Pagani disse:

Curitiba é bem bacana, né Matheus?!

Abraço

Luciana Rodrigues disse:

Meu sonho em conhecer Curitiba era poder ir na estufa do Jardim Botânico, que achei linda, mas também fiquei encantada com o memorial ucraniano.

Murilo Pagani disse:

Oi Luciana, tudo bem?

Tem bastante atrações legais em Curitiba, viu!?

Acho que iria gostar!

Abraço

Fernanda disse:

Eu adoro os parques aqui de Curitiba. Todos que você citou são lindos e a Unilivre realmente tem um visual incrível e muita gente acaba não visitando quando vem a Curitiba até porque nem sabe da existência. Outro que adoro e não chega a ser um parque e sim uma praça é a Praça do Japão. Lá tem uma pequena área verde e dá para dar uma relaxada. A praça é linda, especialmente na época das cerejeiras.

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Os parque de Curitiba são muito bem cuidados, né?!

Nossa, agora fiquei curioso para ver a Praça Japão nessa época! hehhe

Abraço

Ana Carolina disse:

O Memorial Ucraniano foi um dos lugares que mais gostei de conhecer em Curitiba, lindo né?! O Jardim Botânico também é top, seleção perfeita parabéns.

Murilo Pagani disse:

Eu também adorei o Memorial Ucraniano, Ana! =)

Abraço

José Santos disse:

Passeio de fds no parque Barigui, rendeu muitas multas aplicadas pela guarda municipal,devido ao descaso da prefeitura e responsáveis pelo abertura do parque q não permitiram abertura dos estacionamentos,eu fui um dos q sofreram multa c essa atitude irresponsável de não abrirem os estacionamentos do parque, não pretendo voltar tão cedo ao parque,e deixo um alerta pra quem pretende ir ao parque, cuidado c as multas aplicadas pela guarda municipal!!!☹️☹️☹️

Murilo Pagani disse:

Oi José, tudo bem?

Caramba, que experiência chata, hein?!

Muito obrigado por compartilhar conosco!

Abraço

Alexandre Gouvea disse:

Podemos incluir o Parque Bacacheri (miniatura do Barigui), Bosque Gutierrez, Parque do Barreirinha…
São 15 bosques e 18 parques.

Murilo Pagani disse:

Muito obrigado pelas dicas, Alexandres!

Abração