Quando ir a Bariloche, na Argentina: Entenda qual é a melhor época para viajar, como é o clima e quando é a alta temporada de neve na cidade.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Para conseguir aproveitar ao máximo as suas férias, é preciso entender qual é a melhor época para ir a Bariloche. Afinal, o clima da cidade irá influenciar diretamente nas experiências do seu roteiro.

Ainda assim, a boa notícia é que Bariloche garante ótimos passeios em qualquer estação do ano. Aliás, engana-se quem pensa que este é um destino apenas de inverno. Inclusive, já estive por lá durante o verão e adorei a viagem.

Portando, além de entender a dinâmica do clima em Bariloche, você também precisa ter em mente quais tipos de atividades quer incluir na sua programação.

Esquiar? Fazer trilhas? Passeios de barco? Tudo isso é possível. No entanto, desde que você viaje na estação adequada.

E, para que você consiga se planejar corretamente, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber sobre quando é melhor viajar a Bariloche.

Leia também: Onde ficar em Bariloche | Melhores bairros e hotéis

# Melhor época para ir a Bariloche

Não existe uma melhor época para ir a Bariloche. Isso porque, embora o clima na cidade tenha grandes mudanças ao longo do ano, em qualquer mês você encontrará entretenimento adequado independente das condições climáticas.

Portanto, o que nos resta saber é quais programas você quer incluir na sua viagem a Bariloche. E, uma vez decidido, será fácil entender qual a melhor época – para você – ir a ao destino de neve mais famoso da Argentina.

clima em Bariloche - dicas
Bariloche

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Bariloche

# Clima em Bariloche (Mês a Mês)

Independente de quando seja a sua viagem, uma coisa é certa sobre o clima em Bariloche: você irá enfrentar temperaturas baixas. Mas não se preocupe, pois, diferente da Patagônia, o tempo costuma ser mais previsível e menos congelante.

Dezembro, janeiro e fevereiro e março (Verão)

Acredite se quiser: para mim, o verão é a melhor época para ir a Bariloche. Isso, é claro, porque gosto de temperaturas amenas e não faço questão de viajar durante a temporada de neve.

Durante a estação mais quente do ano os termômetros em Bariloche registram médias de 14°C. Porém, atenção, pois a amplitude térmica é grande. Durante um mesmo dia você pode encarar 22°C durante à tarde e 5°C na madrugada.

Portanto, mesmo que você viaje a Bariloche durante o verão, deve-se colocar na mala algumas peças de inverno.

Com as temperaturas agradáveis e o clima seco, esse é um ótimo período para as atividades ao ar livre, trilhas e passeios de barco. Não à toa, os argentinos vão em massa para a cidade – diferente do inverno, quando a maioria dos turistas são estrangeiros.

Além disso, espere encontrar tarifas de hotéis e despesas em gerais, ligeiramente mais baixas do que na alta temporada de inverno (em março os preços estão ainda melhores!).

melhor época para viajar a Bariloche
Centro de Bariloche durante o verão!

Abril, maio e junho (Outono)

De abril a junho, ou seja, durante o outono, considero uma época chata para ir a Bariloche. Inclusive, este é um dos períodos menos movimentados na cidade.

O que acontece é que o clima em Bariloche nesta época não é tão simpático quanto no verão, mas também, ainda não está pronto para quem pretende fazer passeios de neve.

A temperatura média cai para casa dos 6°C e as chuvas começam a dar as caras. Aliás, essa é a época mais úmida por lá. Consequentemente, os passeios em Bariloche ao ar livre se tornam menos prazerosos.

Além disso, mesmo quem quer viajar justamente para encarar o frio e fazer atividades na neve, também não será tão feliz nestes meses. Afinal, os floquinhos brancos, normalmente, só começam a chegar neste destino em meados de julho.

Julho e agosto e setembro (Inverno)

Julho e agosto são os meses oficiais de alta temporada de inverno em Bariloche. Ainda assim, para não correr nenhum risco de chegar lá e encontrar pistas de esquis meia-boca, planeje sua viagem para a partir da segunda quinzena de julho.

Lembre-se também de caprichar nos agasalhos. A temperatura média na cidade é de 3°C, com madrugadas negativas, e máximas de 7°C ao longo da tarde. E, nas montanhas, você sempre encontrará os termômetros abaixo de 0°C.

Nas primeiras semanas de setembro os esportes na neve continuam a todo vapor. Inclusive, é um ótimo período para encontrar a região menos tumultuada de forasteiros e preços mais camaradas.

Se acaso você pretende viajar durante a temporada de neve em Bariloche, este é o momento certo.

Outubro e novembro (Primavera)

Assim como o verão, considero os meses de outubro e novembro bons períodos para ir a Bariloche.

Por outro lado, saiba que para brincar na neve você não deve arriscar a sua viagem nesta época. Apesar de em alguns anos as estações funcionarem até os primeiros dias de outubro, nem sempre é garantia.

Em todo caso, as paisagens da região ainda estarão sob o efeito do inverno. E, acompanhar as mudanças dos cenários entre as estações, é uma experiência e tanto para o seu roteiro.

Apesar de as temperaturas não serem tão elevadas quanto no verão, a sensação congelante do inverno já ficou para trás. Durante o dia, por exemplo, é possível que os termômetros passem dos 15°C – mas a média fica entre 9°C e 11°C.

Por fim, assim como em qualquer período de baixa temporada, você terá a sua disposição preços mais atraentes e menos concorrência por espaço durante os passeios.

Sem dúvida, para àqueles viajantes que não fazem questão de neve, essa é uma excelente época para ir a Bariloche.

3 lugares para se hospedar em Bariloche

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o  Periko´s Youth  é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Hostería La Casita tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Na categoria luxo, vale conferir as suítes do  El Casco Art Hotel.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Bariloche.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here