Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Florianópolis: Clima e melhor época para viajar

Não é segredo pra ninguém: a capital de Santa Catarina é um dos destinos mais desejados do Brasil. Ainda assim, antes de confirmar as suas férias é preciso entender qual a melhor época para ir a Florianópolis.

Isso porque, apesar das praias não serem as únicas atrações da cidade, quem vai para a ilha catarinense normalmente quer aproveitar os dias de frente para o mar. E, neste caso, o ideal é viajar quando as suas chances de céu azul e sol estralando serão maiores.

Portanto, para que você se organize adequadamente e evite ao máximo perder dias de praia, neste texto eu contarei como é o clima em Florianópolis.

Tenho certeza que se você seguir as recomendações a seguir, conseguirá tirar maior proveito dos seus dias de atividades ao ar livre.

Leia também: Onde ficar em Florianópolis | Melhores bairros, praias e pousadas

# Melhor época para ir a Florianópolis

Sem delongas: para mim, a melhor época para ir a Florianópolis é nos meses de março e abril – idealmente depois do carnaval e evitando o feriado da semana santa.

Apesar de Floripa ser perfeitamente visitável em outras épocas do ano, são nestes meses que conseguimos encontrar a relação mais favorável considerando clima, ocupação da cidade e preços.

Além de calor com chuvas menos frequentes do que no verão, em março e abril a altíssima temporada em Florianópolis já chegou ao fim. O que, consequentemente, faz com que os preços – principalmente de hospedagem – se tornem mais camaradas.

Com menos turistas na cidade, o trânsito também fica mais fluido e os congestionamentos à beira-mar são mais raros. Ainda assim, não pense que irá encontrar estradas sempre vazias.

Em todo caso, se você só puder organizar uma viagem a Florianópolis em outras épocas do ano, confira a seguir o que você encontrará na capital catarinense em cada mês.

melhor época para viajar a Florianópolis

Praia do Moçambique

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Florianópolis

# Clima em Florianópolis

De um modo geral, o clima em Florianópolis é bem definido e, normalmente, não costuma apresentar grandes surpresas.

Janeiro e fevereiro

Assim como em qualquer pedaço do litoral brasileiro, janeiro e fevereiro são os meses de alta temporada em Florianópolis. Afinal, a combinação verão + férias escolares formam um convite e tanto para aproveitar os dias na praia.

No entanto, apesar de ser o período com maior fluxo de turismo na cidade, não considero essa época a mais apropriada para ir a Floripa.

É claro: as temperaturas altas do verão é uma vantagem incontestável. Afinal, nada melhor do que dias de calorão para aproveitar as praias de Florianópolis.

Porém, há também alguns pormenores que não devem deixar de ser analisados.

Para começar, além de ser a época mais quente do ano, janeiro e fevereiro também são, historicamente, os meses com maior volume de chuva – com precipitação próxima aos 200 mm por mês.

Além disso, com o maior número de viajantes as estradas ficam congestionadas, e ir de uma praia a outra pode levar horas. Se acaso for viajar nesta época, o melhor a fazer é se hospedar em algum bairro à beira-mar.

Fazendo valer a tal lei da oferta e da procura, com mais forasteiros na cidade, o preço de hospedagem, estacionamento e alimentação na praia, ficam mais altos. Ou seja, outra desvantagem de ir a Florianópolis durante o verão.

Março e abril

Passado o carnaval, começa a baixa temporada e, para mim, os melhores meses para ir a Florianópolis.

Em relação ao clima, em março as chuvas ainda aprecem com frequência. No entanto, num volume menor do que nos meses anteriores.

Para tempo mais firme e garantia de praias pouco movimentadas, organize sua viagem para abril. Afinal, além do clima mais seco, a temperatura continua conveniente para estender a canga na areia – na casa dos 26 °C.

Maio

Apesar das temperaturas amenas do outono já estarem consolidadas, e do inverno começar a dar os primeiros sinais de vida, maio pode ser um bom mês para ir a Florianópolis.

É fato: os mais friorentos e que fazem questão de praias todos os dias, devem evitar esse mês.

Por outro lado, os viajantes mais tolerantes a temperaturas baixas – em torno de 22°C – conseguirão aproveitar os dias de lazer. Inclusive, já estive em Florianópolis em maio e adorei a experiência.

Apesar do clima mais gelado, principalmente de manhã e à noite, os dias costumam ser ensolarados e pegar praia ainda é uma realidade. Aliás, as praias estarão praticamente desertas.

Além disso, o tempo seco e com temperaturas mais amenas é ideal para quem quer aproveitar as diversas trilhas em Florianópolis.

clima em Florianópolis - dicas

Praia de Jurerê Internacional, num dia de outono!

Leia também: 20 melhores passeios para fazer em Florianópolis

Junho, julho e agosto

Embora não seja o lugar mais frio de Santa Catarina, o inverno em Florianópolis é gelado.

Para referência, saiba que a temperatura média nestes meses é de 16 °C, sendo que as máximas dificilmente passam dos 20 °C. Ou seja, ir a Florianópolis para pegar praia está fora de cogitação durante este período. 

Se ainda assim você quiser conhecer a capital catarinense na estação mais fria do ano, priorize em seu roteiro as atrações fora do mar, como o centro-histórico, mirantes, e até mesmo algumas trilhas – afinal, você conseguirá aproveitar a paisagem mesmo sem entrar na água.

Setembro, outubro e novembro

Bota casaco, tira casaco, abre guarda-chuva, que calor insuportável… Assim é o clima em Florianópolis durante a primavera.

Não dá pra negar: no que diz a condição climática, é perfeitamente possível ir a Florianópolis nesta época do ano. Afinal, dias ensolarados e secos são comuns.

Por outro lado, também são comuns dias de chuva. Além disso, as frentes frias – apesar de inesperadas – são recebidas sem muita surpresa.

Ou seja, setembro, outubro e novembro são aqueles meses que até vale arriscar. No entanto, se São Pedro pisar na bola não dá para reclamar.

Dezembro

O clima em Florianópolis durante o mês de dezembro é muito parecido com janeiro e fevereiro. Ou seja, o calor bate cartão quase que diariamente e as chuvas aparecem mais vezes.

Sobre o movimento na cidade, durante a primeira quinzena é bem tranquilo – com praias sem lotação máxima e trânsito aceitável. Por outro lado, quanto mais próximo do Ano Novo, mais lotada se torna Floripa.

Aliás, o Réveillon em Florianópolis é bastante badalado. Quem gosta de investir num final de ano especial, com direito a festas elegantes à beira-mar, certamente encontrará seu espaço na capital de Santa Catarina. Ou talvez, em alguma outra praia do estado.

3 lugares para se hospedar em Florianópolis

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Vintage Hostel Florianópolis é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada da Lagoa tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Novotel Florianópolis.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Florianópolis

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
José Resende disse:

Olá estou a pensar ir no final de novembro será que é bom para fazer praia?

Murilo Pagani disse:

Oi, José, tudo bem?

De modo geral, é sim.

Abraço

Fátima Dias disse:

Olha que ótima notícia vc me deu!!!!
Adoro viajar em abril, pra qquer lugar do mundo, definitivamente escolho abril.
Foi muito bom saber que Florianópolis também é bom em abril.
Abraços agradecidos

Murilo Pagani disse:

Oi, Fátima, tudo bem?

Que bacana. De fato, abril é um bom mês para viajar a Florianópolis.

Apenas uma curiosidade, eu também adoro viajar neste mês. hehehe

Abraço

Alina Lima do Nascimento disse:

Olá,tudo bom?Sabe me dizer se final de setembro o clima em floripa e mais quente?

Murilo Pagani disse:

Oi, Alina, tudo bem?

Mais quente do que o inverno, sim. Porém, mais frio do que no verão. hehe

De modo geral, é uma boa época para ir a Florianópolis.

Abraço

Pedro Silvestre disse:

Estou com viagem programada para o dia 25 de agosto, será que vai estar frio ? 🤔🥺

Murilo Pagani disse:

Oi, Pedro, tudo bem?

Talvez esteja, sim.

Abraço

ANGELA IANE SILVA SALES disse:

Amei os comentários a cerca de Florianópolis, muito obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi, Angela, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas sobre o clima em Florianópolis!

Abraço

Faby disse:

Adorei o blog!
Gostaria de passar o Natal e ano novo na praia porém tô com medo de pegar só chuva.

Murilo Pagani disse:

Oi, Faby, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog!

Olha, realmente, essa época nas praias do sul e sudeste costuma ser uma loteria. Porém, via de regra, é comum ter dias intercalados com chuva e tempo firme.

Abraço