COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Palestra Online e GRATUITA

Seguinte... Nesta quarta-feira (18/07/2018), meu colega André Strauss, especialista em acumular milhas aéreas, dará uma palestra online: “3 passos para viajar para os EUA, economizando de 50% a 100% em passagens aéreas”.

» Clique aqui para descobrir os truques que o André - e que outros viajantes inteligentes - estão usando para economizar mais de 50% com passagem aérea.
Florianópolis: 15 praias que você pode incluir no roteiro da sua viagem.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Na realidade, a capital catarinense possui mais de quarenta pedaços de areia que atraem e enlouquecem viajantes. Portanto, decidir quais praias de Florianópolis conhecer numa primeira viagem pode ser um tanto complicado.

Porém, uma coisa é certa, visitar todas elas em uma trip de poucos dias não será possível. Eu mesmo, que passei dez dias inteiros na ilha, não consegui conhecer nem a metade. Ainda assim, fiz o possível para visitar as principais e mais famosas, para poder te contar o que achei de cada uma delas.

Normalmente classificadas com base na sua localização geográfica, as praias de Floripa são reunidas em três grupos: praias do norte, praias do leste e praias do sul.

As nortenhas são as mais urbanizadas, com boa estrutura de comércios perto do mar, e que atraem uma multidão de turistas.

As praias do leste também estão entre as mais concorridas, principalmente por conta da proximidade com a região central e a Lagoa da Conceição. Apesar de boa parte ter uma estrutura adequada, algumas são selvagens e sem nenhum tipo de construção por perto.

Já as praias do sul levam a vida num ritmo mais despreocupado, e com instalações mais singelas e sem ostentação. É por estas bandas, inclusive, que estão algumas das praias mais selvagens e preservadas de Florianópolis.

Leia também: Onde ficar em Florianópolis | Dicas, praias e hotéis

# Mapa das praias de Florianópolis

No mapa abaixo você pode visualizar a localização de cada uma das praias que serão comentadas neste texto.

Antes de você descobrir o que cada uma delas pode te oferecer, vale lembrar que esta não é uma lista sobre as melhores praias de Florianópolis. E, tampouco, estão indicadas em ordem de preferência.

Como me faltou conhecer muitos cantinhos deste destino, opte por fazer um resumão sobre os lugares que conheci. Por isso, se a sua favorita ficou de fora da lista, me conte qual é lá nos comentários! 🙂

Leia também: Onde comer em Florianópolis?

# Principais praias de Floripa

Confira a seguir algumas das principais praias de Florianópolis.

Vale lembrar que conheci as praias de Florianópolis durante a segunda quinzena de maio, ou seja, baixa temporada.

Por conta disso, a maioria das praias estavam praticamente desertas. Se sua viagem for durante o verão, não pense que irá encontra-las vazias, como nas fotos abaixo!

# Reto e direto ao ponto!

1- Jurerê Internacional
2- Canasvieiras
3- Ponta das Canas
4- Lagoinha do Norte
5- Praia Brava
6- Praia dos Ingleses
7- Praia do Santinho
8- Praia de Moçambique
9- Barra da Lagoa
10- Praia da Galheta
11- Praia Mole
12- Praia da Joaquina
13- Praia da Armação
14- Praia do Matadeiro
15- Lagoinha do Leste

1- Jurerê Internacional

Não há dúvidas de que Jurerê Internacional é uma das grandes sensações de Floripa. E, apesar do mar calmo e da faixa de areia ter seu valor, quem chama a atenção é o bairro pomposo com suas construções fotogênicas e milionárias.

Com certeza uma vizinhança pra ninguém botar defeito. Ruas arborizadas, praças bem cuidadas, casas que parecem ter saído de uma revista de arquitetura e comércios em geral com ares requintado.

Se for passar o dia todo por estes lados, investir em algum dos seus restaurantes charmosinhos perto da praia costuma ser uma opção pra lá de conveniente, porém, pouco barata.

Ou se preferir, o Parador P12 é um clube de praia pra passar o dia em grande estilo.

jurere internacional florianopolis
Jurerê Internacional

Leia também: 10 hotéis baratos em Floripa

2- Canasvieiras

Apesar de ter achado a praia um tanto sem graça, as comodidades que a Praia de Canasvieiras oferece são inquestionáveis. Não à toa, conseguir um espaço na areia durante a alta temporada costuma ser tarefa complicada.

A boa estrutura de mercados, bares, restaurantes e acomodações a poucos minutos do mar, conquista, principalmente, nossos vizinhos argentinos. Que por sinal, é a maioria esmagadora por estes lados.

É um bairro pertinente para se hospedar durante um feriadão, já que você não precisará enfrentar horas de trânsito para ir à praia. Além disso, outra comodidade é que Jurerê está a apenas cinco quilômetros.

canasvieiras florianopolis
Praia de Canasvieiras

3- Ponta das Canas

Ponta das Canas foi, para mim, uma das surpresas mais simpáticas dentre as praias de Florianópolis. A principio nem iria visita-la, porém, como está localizada no meio do caminho entre Lagoinha do Norte e Canasvieiras, aproveitei a chance e fiz uma parada mais longa do que o planejado.

De mar calmo e cristalino e areia clarinha, a praia por si só já renderia uma visita. Porém, o que mais me conquistou por aqui foi seu astral sossegado, que me deu a sensação de estar em uma vilazinha a milhares de quilômetros de uma grande cidade.

A praia conta com uma estrutura razoável de quiosques e restaurantes.

melhores praias de Florianópolis
Ponta das Canas

4- Lagoinha do Norte

Mesmo com a estrutura limitada, a Lagoinha costuma atrair dezenas de famílias que estão em busca de tranquilidade. Além do mar adequado para banho, a faixa de areia espaçosa é um convite irresistível para garantir a diversão da criançada.

Os poucos comércios que há de frente para o mar se concentram no canto direito da orla. Se estiver de carro, chegue cedo durante a alta temporada para garantir uma vaga.

floripa dicas de praias
Lagoinha do Norte

Leia também: 20 dicas do que fazer em Floripa

5- Praia Brava

Como o nome já indica as ondas agitadas é presença garantida nesta praia de Florianópolis. Também estão presentes prédios baixos, algumas opções de bares e restaurantes, além de claro, os surfistas de plantão.

Apesar de não ser uma praia feia e a estrutura ser ok, não é daqueles que eu faria questão de voltar em numa outra viagem a Floripa.

florianopolis praia brava
Praia Brava

Leia também: Roteiro de 7 dias em Floripa

6- Praia dos Ingleses

Outro pedaço de areia movimentado no norte de Florianópolis é a Praia dos Ingleses. Na minha opinião, é um bairro bastante parecido com Canasvieiras. Uma praia razoável e boa estrutura de comércios.

A maior diferença, no entanto, é que por ser mais procurada por estrangeiros, Canasvieiras tem um astral mais praieiro e turístico, enquanto a Praia dos Ingleses me pareceu ser uma área mais comum, do dia a dia mesmo.

praia dos ingleses florianopolis
Praia dos Ingleses

7- Praia do Santinho

Pertinho da Praia dos Ingleses, a Praia do Santinho forma um cenário bastante fotogênico. E, parte disso, é por conta das dunas que a separam da Praia dos Ingleses. Além de ajudar a compor um visual atraente, os morros de areia costumam garantir a diversão dos viajantes que querem se aventurar sobre uma prancha.

A parte central da praia é a única com restaurante pé na areia. O restante da orla é composto por vegetação natural e alguns jardins de casas de frente para o mar.

quais são as melhores praias de floripa
Praia do Santinho

8- Praia de Moçambique

Sem nenhuma estrutura comercial, a Praia de Moçambique atrai surfistas e viajantes que estão em busca de um ambiente mais selvagem e menos tumultuado. Apesar da faixa de areia estreita, essa é uma das praias mais extensas da cidade.

O mar não é o mais apropriado para os banhistas, já que além das ondas fortes esta é uma praia de tombo.

Ainda assim, suas sombras a beira-mar e a paisagem preservada é um chamado para dias à toa de frente para o mar. Neste caso, leve todas as parafernálias que precisa para um dia de praia, e não se esqueça de incluir um bom livro.

praia de Moçambique floripa
Praia de Moçambique

9- Barra da Lagoa

Quem gosta de vilazinhas com comércios simples e costumes do dia a dia, certamente se encantará com a Barra da Lagoa. Além da comodidade de não estar muito longe da região central, o bairro oferece uma estrutura adequada de restaurantes e quiosques sem frescura.

Apesar das belas paisagens formadas pela praia, pelo riozinho e pelas piscinas naturais, o que mais me chamou atenção foi um grupo de alunos, com idades entre cinco e sete anos, praticando atividade física a beira-mar com suas professoras. Um verdadeiro luxo que não custa nada, mas que é acessível a poucos privilegiados.

praia barra da lagoa floripa
Barra da Lagoa

10- Praia da Galheta

Com tantas praias em Florianópolis, não é de se surpreender que uma delas seja destinada ao naturismo. Ainda que não seja obrigatório e que muitas pessoas permaneçam de roupa, esse é o lugar pra quem simpatiza com a ideia.

O acesso pode ser feito através de duas trilhas: uma que começa no canto esquerdo da Praia Mole e dura em torno de vinte minutos, e outra a partir da Barra da Lagoa, que exige mais tempo e esforço.

A praia em si é bonita, com pouquíssima sombra, e nenhum tipo de estrutura turística.

praia de nudismo em florianopolis
Praia da Galheta

11- Praia Mole

Com um astral pra lá de animado e visual pra viajante nenhum botar defeito, a Praia Mole é uma das queridinhas do leste de Florianópolis. Além disso, o fácil acesso é bastante pertinente: está a apenas quatro quilômetros do centrinho da Lagoa da Conceição. O percurso pode ser feito até mesmo a pé, em uma agradável caminhada de quarenta minutos onde você estará na maior parte do tempo às margens da lagoa.

A área conta com estacionamentos particulares, além de alguns quiosques bacaninhas que servem bebidas geladas, petiscos e refeições de frente para o mar.

E por falar em mar, não vá achando que ele é dos mais sossegados para os banhistas. 

praia mole florianópolis
Praia Mole

12- Praia da Joaquina

Outra praia de Florianópolis que reúne multidões pelo leste é a Praia da Joaquina. Possui da boa estrutura, porém, seu grande destaque são as dunas que formam uma paisagem pra lá de especial.

Além de saírem bem na foto, quem não surfa na água terá a chance de subir numa prancha e escorregar pelos morros de areia.

Os surfistas de verdade também são figurinhas carimbadas na Joaquina, já que suas ondas são mundialmente famosas. Inclusive, a praia recebe diversas etapas de campeonatos de surf.

praia da joaquina floripa
Praia da Joaquina

13- Praia da Armação

A autêntica vilazinha da Armação é um daqueles lugares que não parecem fazer parte de uma grande cidade. Aliás, essa é uma característica comum dentre as praias de Florianópolis localizadas no sul da ilha.

Com comércios simples e um jeito despretensioso de se levar a vida, é, para mim, o tipo de praia ideal para se passar um dia todo de bobeira.

O canto direito é onde está o centrinho do bairro com lojinhas e restaurantes. É aí que também está o deck de onde saem os barcos para a Ilha do Campeche, além do acesso para a Praia do Matadeiro.

Seguindo para o lado esquerdo você caminhará por um simpático calçadão até achar o seu lugar na areia. Diferente das praias do norte, por aqui não há prédios e construções de grande porte.

praia da armação florianópolis
Praia da Armação

14- Praia do Matadeiro

Com acesso por uma caminhada de 10 minutos desde a Praia da Armação, esse é um refúgio ignorado por muitos viajantes. Porém, acredite, uma visita a Praia do Matadeiro vale a pena nem que seja para você observar o cenário apaixonante que ela forma junto com a sua vizinha.

Aliás, você nem precisa pisar na areia de Matadeiro para entender o que estou falando. No meio da pernada até lá, um mirante vai te parar por alguns minutos para que você tire algumas fotos de recordação.

Apesar do ambiente rústico, a praia possui alguns estabelecimentos para garantir aqueles petiscos à beira-mar.

Mesmo que não seja para aproveitar suas qualidades, muitos viajantes passam pela Praia do Matadeiro para começar a trilha que leva até a Lagoinha do Leste, a última indicada nesta lista com as principais praias de Floripa.

praia em Florianópolis - matadeiro
Praia do Matadeiro

15- Lagoinha do Leste

Para muitos esta é a praia mais linda de Florianópolis. O que é perfeitamente compreensível, afinal, além da praia por si só ser de uma beleza única, uma lagoa bem ao lado do mar ajuda a compor o visual hipnotizante. E o melhor, com disposição podemos admirar tudo isso do alto.

Com acesso por trilha (ou barco na alta temporada), a Lagoinha do Leste é uma recompensa mais do que gratificante pra quem não dispensa algumas horas de caminhada em contato com a natureza.

Partindo do Pântano do Sul, o caminho de pouco mais de dois quilômetros é percorrido em aproximadamente uma hora. Já quem escolhe fazer a trilha que começa em Matadeiro, costuma gastar entre duas e três horas até a Lagoinha.

Pra deixar o passeio completo, a vista mais impressionante da praia se tem do alto do Morro da Coroa. Uma pernada de mais uma hora em um caminho difícil e cansativo te leva até lá.

melhor praia de Florianópolis
Lagoinha do Leste

Leia também: Trilha para a Lagoinha do Leste | O Guia

# Bônus

Como disse no início do texto há mais de quarenta praias em Florianópolis. E, como citei apenas quinze até agora, algumas bastante elogiadas no universo viajante acabaram ficando de fora desta lista. Pra diminuir a minha injustiça deixarei mais algumas sugestões.

Ao lado de Santo Antônio de Lisboa, a Praia Sambaqui rende um fim de tarde bastante agradável. Mais ao norte outra que não costuma decepcionar é a Daniela.

Pertinho da Praia Mole uma trilha nos leva até a pequena e carismática Praia de Gravatá. Aliás, mesmo que você não queira ir até essa praia, recomendo que faça parte da trilha até lá para ter uma visão panorâmica da Praia Mole.

Não poder conhecer a Ilha do Campeche foi minha maior frustração em Floripa. Devido à greve dos caminhoneiros, a logística dos meus dias teve que ser alterada e a ilha ficou para uma próxima oportunidade. Porém, se quiser visitar um lugar com areia branquinha e mar azulado, este é o destino certo.

Um dos pontos de largada para quem vai até à Lagoinha do Leste, a praia do Pântano do Sul rende algumas fotos e um almoço no pitoresco Bar do Arante.

No extremo sul da ilha, outra praia que lamentavelmente não pude conhecer é a Praia de Naufragados. O acesso – apenas por trilha – garante um belo passeio em meio a natureza.

»»» Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de praias em Florianópolis? Me conta aí nos comentários! 🙂


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO? 

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

 Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here