Apenas uma imagem no Instagram foi suficiente para que eu decidisse por fazer a trilha para a Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis.
A foto em questão foi um daqueles clichês indispensáveis quando temos a possibilidade de conhecer um lugar como este: uma pedra em balanço que parece ter sido esculpida cuidadosamente para nos sentarmos ali por alguns segundos, e admirarmos uma das paisagens mais lindas da cidade.
O grande porém deste cenário pra lá de fotogênico é que chegar até ele exige um certo esforço. Não que seja algo extremamente difícil ou que nos faça andar dezenas de quilômetros.
No entanto, ninguém sai pra caminhar meio que sem rumo e da de cara com a Praia da Lagoinha do Leste, e muito menos com a tal pedra do Morro da Coroa.
Ainda assim, tenha certeza de uma coisa: cada gota de suor vale a pena.
Leia também: Melhores lugares, hotéis e pousadas para ficar em Florianópolis
1- Porque conhecer a Praia da Lagoinha do Leste?
A Praia da Lagoinha do Leste está localizada no sul da capital catarinense, é uma das mais selvagens de Floripa, e atende todos os requisitos necessários para ser considerada uma praia das mais impressionantes da cidade.
Longa faixa de areia, mar esverdeado, vegetação por todos os lados, nenhum indício de urbanização, e um morro onde podemos subir e ver tudo isso do alto. E claro, não menos importante e que dá nome a praia, bem ao lado do mar há uma pequena lagoa.
Fazer a trilha para a Lagoinha do Leste é um programa indispensável para, obviamente, todos os apaixonados por trilha, ou para aqueles viajantes que mesmo não sendo muito fã de caminhadas, não abrem mão de visitar um lugar com natureza privilegiada e sem vestígios de construções.
Praia Lagoinha do Leste
Leia também: 15 melhores praias de Florianópolis
2- Trilhas para a Lagoinha do Leste
Mesmo tendo duas opções de trilha, isso não quer dizer que alguma delas será muito menos cansativa do que a outra. Porém, possuem algumas diferenças que podem influenciar na sua decisão de qual trilha fazer para chegar a Lagoinha do Leste.
» Via Pântano do Sul
Essa é a opção de trilha mais curta e a que eu optei por fazer. Em contrapartida pelo menor tempo gasto, os desníveis são mais acentuados e exigentes.
O caminho tem 2,2 quilômetros, é bem demarcado e os viajantes costumam gastar aproximadamente uma hora para percorrê-lo.
A trilha é praticamente toda na mata fechada, ou seja, uma boa proteção natural para os dias mais ensolarados. Porém, com a desvantagem de não oferecer mirantes ao longo do caminho. Apenas na reta final você terá alguns pontos com vista para o mar.
O acesso à trilha é perto dos comércios da Praia do Pântano do Sul, antes de chegar à praia.
Quem estiver de carro encontrará alguns estacionamentos disponíveis. Também há um mercadinho onde você pode garantir uma garrafa de água e lanchinhos para o caminho.
Trilha para Lagoinha do Leste via Pântano do Sul
Leia também: Florianópolis: Roteiro para viagem de 7 dias [Ou menos]
» Via Praia do Matadeiro
Se acaso você optar por fazer a trilha que sai da Praia de Matadeiro, seu caminho será mais longo.
Por esta rota os viajantes costumam levar entre 2h30 e 3hs para completar a trilha até a Lagoinha do Leste. No entanto, depois de passar o começo íngreme, a trilha é relativamente menos cansativa do que via Pântano do Sul.
Além disso, outra diferença fundamental é que este caminho é mais aberto. Ou seja, durante a maior parte da trilha você será presenteado com vistas de tirar o fôlego.
Vale lembrar que para chegar à Praia de Matadeiro você deve fazer uma curta caminhada desde a Praia da Armação. É na Armação que você vai deixar seu carro estacionado (ou saltar do ônibus), e garantir os comes e bebes do passeio.
Leia também: 20 dicas do que fazer em Florianópolis
3- Morro da Caroa
Nenhuma das duas trilhas para a Lagoinha do Leste indicadas anteriormente te proporcionará a vista do Morro da Coroa. Portanto, para deixar o passeio mais completo, além da trilha para chegar à praia você precisará fazer mais este caminho.
Mas é claro, essa segunda parte é completamente opcional. Há quem vá à Praia da Lagoinha do Leste e curta somente o seu marzão revigorante. O que eu posso te dizer é que, apesar de difícil, fazer mais esta trilha vale muito a pena.
O Morro da Coroa está localizado o canto direito da praia – lado oposto de quem chega por Matadeiro. É subindo este morro você vai ter a vista impressionante da praia ao lado da lagoa, além de garantir aquela foto de cartão postal na pedra.
A trilha – se é que pode chamar tal caminho de trilha – é uma pirambeira numa subida de respeito. Para vencer os 600 metros de caminhada, os viajantes mais preparados costumam gastar 45 minutos.
Por outro lado, os que precisam de mais descanso ao longo do caminho gastam pelo menos uma hora para percorrê-lo.
Apesar do comecinho da trilha ter uma marcação óbvia, quando as pedras e a subida aparecem o que eu fiz e recomendo é seguir o fluxo. Fique atento se não está pisando em nenhuma rocha solta, e tenha as mãos livres para poder usá-las se necessário.
No mais, vale estar ciente de que a trilha, apesar de não ser muito longa, é bastante cansativa. Daquelas que exigem que nossos joelhos estejam em ordem, e que deixa a batata da perna doendo por alguns dias.
Trilha no Morro da Coroa
Vista do Morro da Coroa
Leia também: 3 trilhas em Florianópolis [Que eu fiz e recomendo]
+ Dicas práticas sobre a Praia Lagoinha do Leste
» Assim como em qualquer trilha, se acaso você puder fazer acompanhado de outras pessoas o passeio pode ser mais divertido, e menos problemático caso você se acidente ao longo do percurso.
» Programa-se para começar a trilha para a Lagoinha do Leste o mais cedo possível. Além de pegar as temperaturas amenas da manhã, você terá mais tempo para fazer o percurso e aproveitar a praia com tranquilidade.
» A praia não possui nenhuma estrutura turística. Portanto, leve seus comes e bebes e não se esqueça de trazer o lixo de volta.
» Recomendo que você reserve um dia inteiro para esse passeio. Se você começar a trilha bem cedo é possível combiná-lo com outros lugares. Porém, na minha opinião, a correria não compensa.
» Vá de tênis e roupas confortáveis.
» Quem já se cansou só de imaginar fazendo estas trilhas, a boa noticia é que durante a alta temporada de verão há barqueiros que levam os turistas pelo mar.
Os barcos em direção a Lagoinha do Leste costumam sair da Praia Pântano do Sul e da Praia da Armação. (Desta última em menor número).
» Para os trilheiros de plantão, uma possibilidade é fazer o caminho de ida por uma rota e voltar pela outra. Por exemplo, ir pela Praia de Matadeiro e voltar via Pântano do Sul. No entanto, se você tiver deixado o carro estacionado em algum lugar, precisará voltar até lá com o transporte público para buscá-lo.
» Voltar pela trilha Pântano do Sul é bastante conveniente pois você poderá terminar o passeio no pitoresco Bar do Arante, que fica de frente para o mar na Praia Pântano do Sul.
Além dos pratos deliciosos, o lugar também é famoso pelos bilhetinhos de clientes grudados nas paredes, que forma uma decoração incomparável.
Bar do Arante
3 lugares para se hospedar em Florianópolis($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Vintage Hostel Florianópolis é uma das opções mais bem cotadas da cidade. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada da Lagoa tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Novotel Florianópolis. » Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Florianópolis. |
Desci ate a praia e voltei pelo pantano a pedra da coroa maravilhosa ,meu filho me levou .obrigado fui um momento unico .
Oi, Dimas, tudo bem?
Que bacana! Fico feliz em saber que aproveitaram o passeio a Lagoinha do Leste.
Abraço
Vamos partir da praia do Matadeiro, deixamos o carro por la, eu teria vontade de voltar pelo do Pantano, sabe me dizer se por la teria um uber para no levar até o carro?
Oi, Andiara, tudo bem?
Vai depender muito do momento. Como essa região é menos central, não dá para afirmar 100% de certeza. O mais provável é que demore um pouco para você encontrar um motorista por essa região.
Abraço
Se for agora durante o verão tu acha sim. 🙂
Oi Murilo! Tive o prazer de visitar a Lagoinha do Leste no início deste ano, e realmente, cada gota de suor vale a pena! Não possuo o melhor condicionamento físico, mas consegui ir pela trilha saindo do Matadeiro (1:50h) e voltar pela trilha do Pântano do Sul (50min). E é claro que eu curti aquele visual maravilhoso do topo do Morro da Coroa 👑 😍 (40min para subir e 30min para descer). A lagoa também é maravilhosa! Um banho na lagoa relaxa mais que no mar (não tem ondas, movimento, repuxo…).
Percebi que não possui fotos da trilha pela praia do Matadeiro. Caso queira algumas, me chame, por favor.
Abraço e obrigado pelo ótimo conteúdo!
Oi, Brendon, tudo bem?
Que bacana!
Fazer este passeio para a Lagoinha do Leste vale mito a pena, né?!
Muito obrigado por compartilhar as sua experiência!
Sobre as fotos, muito obrigado pela gentileza. Assim que for atualizar novamente o texto te mando um alô.
Abraço
Acampar na lagoinha é tranquilo?
Oi, Rejane, tudo bem?
Infelizmente não sei te dizer…
Não há nenhum tipo de estrutura por lá.
Abraço!
Olá. É sim, inclusive fui em novembro, tinha muita gente acampando, só recomendo ir em mais pessoas, acampar sozinha pode ser perigoso mesmo. Se tiver mais alguma duvida @marii.castanho
Acampei lá nesse último final de semana e foi super tranquilo! Tinha bastante gente de outros grupos acampando tbm.
Ah! Colocamos as barracas próximas à lagoinha, não ao mar.
Se quiser alguma dica ou tiver dúvida: @silveira.k2
Muito obrigado pelas dicas, Kele!
Abraço
Olá,
Acabei de ir na trilha da lagoinha do leste essa última sexta (2/4/2021) e estava ótimo, fomos sem guia (de fato nunca fui com guia e já fui 3 vezes) pelo Matadeiro e realmente é bem puxado, porém discordo de que maior parte do caminho é “a céu aberto”, acho que é meio a meio. Outra coisa é que pelo fato de serem 2h30 de trilha não acho mais leve que via Pântano do Sul, fora que, quando a trilha fica a céu aberto há uns 2 ou 3 momentos que são bem perigosos, caminhos estreitos e que uma pisada em falso pode custar a vida. Não recomendo para idosos, minha mãe (65 anos) certamente não conseguiria completá-la.
Infelizmente não fomos ao morro da coroa, mas na próxima serei obrigado a ir kkk
Obrigado pelas dicas!
Oi Alexandre, tudo bem?
Que legal…
Muitíssimo obrigado por compartilhar a sua experiência e dicas!
Tenho certeza que ajudará muita gente…
Vale a pena se organizar para a próxima vez subir o Morro da Coroa, viu!? Não sei se já foi, mas a vista de lá é muito bonita.
Abraço
Pode levar cachorros na trilha?
Oi Aline, tudo bem?
Infelizmente não sei te responder essa informação… =(
Particularmente eu não vejo motivo para não poder, mas não sei como funciona essa questão por lá!
Abraço
Pode sim, os proprietários de estrutura lá na lagoinha tem cães, acampar lá e pela manhã tive q dividir meu café com dois dog locais rsrs
Obrigada pelas dicas!!! Estou planejando ir com a minha familia, a dúvida é se e preciso pagar guia ou da para ir por conta???? Sera que esta señalizado o suficiente para se ubicar sem guia?
Oi Sandra, tudo bem?
Que bacana!
Olha, eu fui para a Praia da Lagoinha do Leste sem guia.
Fiz a trilha saindo de Pântano do Sul, e achei bem tranquilo. O caminho é bem demarcado, por isso, acho que não terão problema!
Abraço
Murilo! Obrigada pelo retorno!! E pelas dicas. Felizes festas! Abraço!!!
De nada, Sandra!
Ótimas festas para você também.
Olá,
Estava lendo mais informações sobre a trilha, como forma de me preparar
Vou com meu irmão passear por lá.
Li algo sobre no passado ser perigoso devido aos assaltantes.
sabe me dizer se ainda continua assim?
Oi Gabrielle, tudo bem?
Infelizmente não ei te dizer como está essa questão referente à segurança.
Mas ao menos durante a minha experiência, achei bem tranquilo!
Abraço