Apesar de não ser um destino de praia – que é quando esse tipo de preocupação costuma ser mais comum entre os viajantes – também é preciso entender qual a melhor época para ir a Foz do Iguaçu. Afinal, a cidade das cataratas nos brinda com dezenas de atrações ao ar livre, e, dias de chuvas, podem não ser os mais apropriados para os seus passeios.
Por outro lado, é preciso lembrar que a principal atração do pedaço, as Cataratas do Iguaçu, dependem justamente dela – a chuva – para sobreviver. Ou seja, decidir quando ir a Foz do Iguaçu poderia ser um grande dilema.
Poderia. Porém, na realidade, não é bem assim. Isso porque, Foz do Iguaçu é um destino coringa que pode ser visitado em qualquer época do ano.
A única coisa que você deve saber de antemão é como se comporta o clima na cidade. Isso porque, dessa forma você alinhará suas expectativas sobre o visual das cataratas durante a sua viagem, e saberá o que colocar na mala para não passar por apuros durante as suas férias.
Leia também: Onde ficar em Foz do Iguaçu | Melhores bairros e hotéis
Melhor época para ir a Foz do Iguaçu
Se analisarmos cuidadosamente os dados sobre o clima em Foz do Iguaçu, chegamos à conclusão de que a melhor época para ir às Cataratas é abril e novembro. Isso porque, além de serem meses que não chove tanto, são períodos seguintes a meses de chuvas.
Ou seja, só por isso você já terá duas condições climáticas favoráveis para a sua viagem a Foz do Iguaçu: menos chance de chuva durante os passeios, e cataratas com bom volume de água.
Além disso, em abril o clima não é congelante como no inverno, e em novembro o calor ainda não está insuportável como em dezembro e janeiro.
Ainda assim, vale lembrar: não se preocupe se você só puder viajar em outros meses do ano. Afinal, não há tempo ruim para ir a Foz do Iguaçu.
Cataratas do Iguaçu
» Clique aqui para reservar os melhores passeios em Foz do Iguaçu
Clima em Foz do Iguaçu
O clima em Foz do Iguaçu tem estações bem definidas. O que, consequentemente, nos ajuda a decidir qual a melhor época para conhecer a cidade levando em consideração as nossas próprias alegrias climáticas.
Janeiro, fevereiro, março
Quente e úmido – assim é o verão em Foz do Iguaçu. E não precisa ser ameno na hora de imaginar essas sensações. Afinal, faz calor a beça e chove pra valer durante essa época do ano.
Ainda assim, a maravilhosa sensação de sauna a céu aberto causada pelas temperaturas acima dos 30°C e chuvas que beiram os 200 mm ao mês, tem suas vantagens.
A primeira, é que as Cataratas do Iguaçu estarão com seu volume máximo de água, o que deixa o espetáculo de quedas d’água ainda mais impressionante. E a segunda, é que o inevitável banho que tomamos durante o passeio será mais do que bem-vindo para nos refrescarmos.
Para que um possível aguaceiro que dure o dia inteiro não atrapalhe a sua lista do que fazer em Foz do Iguaçu, recomendo viajar com um dia extra de folga para este imprevisto.
Dia nublado é bastante comum durante o verão em Foz do Iguaçu!
Leia também: 7 dicas para visitar o lado Argentino das Cataratas
Abril
Com o outono definitivamente estabelecido, as temperaturas se amenizam e São Pedro começa a tirar seu merecido descanso. Ou seja, esse clima em Foz do Iguaçu é uma boa pedida para os passeios ao ar livre e para visitar as cataratas.
Ainda assim, é necessário tomar certos cuidados. Isso porque, a amplitude térmica pode ser grande, com temperaturas variando dos 15°C aos 28°C. Portanto, coloque na mala roupa de frio e de calor.
Outra vantagem é que após férias escolares, carnaval e o feriado da Semana Santa, o volume de turistas na cidade diminui consideravelmente. O que significa que você encontrará atrações menos tumultuadas.
Maio, junho, julho e agosto
Diferente de uma viagem ao litoral, a época mais seca por estas bandas do Paraná talvez não seja a melhor época para ir a Foz do Iguaçu.
Entenda que a viagem é possível. Inclusive, conheço muitas pessoas que foram neste período do ano e não se arrependem. No entanto, é preciso estar ciente de alguns pormenores.
A partir de junho o frio pode ser intenso, com a temperatura ficando muitas vezes na faixa de 10°C. Por isso, é importante ir preparado para encarar um passeio ao ar livre menos agradável.
Além do que, com a seca, o volume de água nas cataratas pode diminuir bastante. Apesar delas continuarem a se exibir para os forasteiros, estarão enfraquecidas pela escassez da sua matéria prima.
No entanto, não encare o baixo nível d’água das cataratas como uma grande desvantagem. Salvo raras temporadas em que a estiagem é mais forte, de um modo geral, mesmo nos períodos com menos chuva elas impressionam os viajantes. Até porque, você enxergará com mais nitidez as suas curvas naturais.
Setembro, outubro, novembro e dezembro
Com a chegada da primavera o sol volta a brilhar com mais intensidade e as chuvas retornam para dar as boas vindas aos turistas. Inclusive, é nesta época que está o mês mais chuvoso do ano: outubro, quando o índice pluviométrico se aproxima de 220 mm.
Enquanto em setembro e outubro as temperaturas dificilmente passam dos 30°C, em novembro e dezembro este será um evento constante. Portanto, capriche na hidratação durante os seus dias de aventura.
Com exceção de outubro, que é quando pode chover mais do que o limite aceitável para uma viagem de férias, considero os outros meses deste período bastante apropriados para ir a Foz do Iguaçu.
Aliás, estive na cidade durante a primeira quinzena de novembro e não tive nenhum inconveniente climático. Apesar da chuva presente em alguns dias, isso aconteceu de forma cadenciada ou no final de tarde, o que acabava sendo um alívio – ou não – para tentar diminuir o calorão que também estava por lá.
Cataratas do Iguaçu durante um agradável dia de primavera!
5 lugares para se hospedar em Foz do Iguaçu ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto e o Concept Design Hostel & Suites são duas das opções mais bem cotadas da cidade. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Tarobá Hotel e o Del Rey Quality Hotel têm ótimo custo-benefício. ($$$) Querendo investir num resort, o San Martin Resort & Spa é um dos que oferecem preços mais realistas. » Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Foz do Iguaçu. |
Olá Murilo, me chamo Eliete e gostaria de obter informações de Foz em agosto…
Oi, Eliete, tudo bem?
Que tipo de informações?
Ola boa noite blz? Curti muito duas dicas. Estou querendo ir com meu esposo e filho de 4 meses para Foz . Queria saber mais sobre como ir a Argentina e voltar .
Oi, Carime, tudo bem e você?
Fico feliz em saber que gostou das dicas!
Segue abaixo o link de um texto que escrevi somente com dicas para visitar o lado argentino das cataratas.
https://www.voltologo.net/cataratas-na-argentina/
Abraço
Boa tarde Murilo, preste do ir pra Fox do Iguaçu no meio de Março (níver de casamento)
Gostaria de algumas dicas suas ! Pretendo ficar uns 4 ou 5 dias
Obrigado
Oi, Ferreira, tudo bem?
Segue abaixo os links de dois textos com diversas dicas sobre Foz do Iguaçu. Acredito que irão te ajudar a organizar o seu roteiro.
> https://www.voltologo.net/viagem-a-foz-do-iguacu/
> https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-foz-do-iguacu/
Abraço
Olá eu queria ir a Foz em junho mas desanimei quando vi seus comentários rs