Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Foz do Iguaçu: Clima e melhor época para viajar

Apesar de não ser um destino de praia – que é quando esse tipo de preocupação costuma ser mais comum entre os viajantes – também é preciso entender qual a melhor época para ir a Foz do Iguaçu. Afinal, a cidade das cataratas nos brinda com dezenas de atrações ao ar livre, e, dias de chuvas, podem não ser os mais apropriados para os seus passeios.

Por outro lado, é preciso lembrar que a principal atração do pedaço, as Cataratas do Iguaçu, dependem justamente dela – a chuva – para sobreviver. Ou seja, decidir quando ir a Foz do Iguaçu poderia ser um grande dilema.

Poderia. Porém, na realidade, não é bem assim. Isso porque, Foz do Iguaçu é um destino coringa que pode ser visitado em qualquer época do ano.

A única coisa que você deve saber de antemão é como se comporta o clima na cidade. Isso porque, dessa forma você alinhará suas expectativas sobre o visual das cataratas durante a sua viagem, e saberá o que colocar na mala para não passar por apuros durante as suas férias.

Leia também: Onde ficar em Foz do Iguaçu | Melhores bairros e hotéis

Melhor época para ir a Foz do Iguaçu

Se analisarmos cuidadosamente os dados sobre o clima em Foz do Iguaçu, chegamos à conclusão de que a melhor época para ir às Cataratas é abril e novembro. Isso porque, além de serem meses que não chove tanto, são períodos seguintes a meses de chuvas.

Ou seja, só por isso você já terá duas condições climáticas favoráveis para a sua viagem a Foz do Iguaçu: menos chance de chuva durante os passeios, e cataratas com bom volume de água.

Além disso, em abril o clima não é congelante como no inverno, e em novembro o calor ainda não está insuportável como em dezembro e janeiro.

Ainda assim, vale lembrar: não se preocupe se você só puder viajar em outros meses do ano. Afinal, não há tempo ruim para ir a Foz do Iguaçu.

clima em Foz do Iguaçu - dicas

Cataratas do Iguaçu

» Clique aqui para reservar os melhores passeios em Foz do Iguaçu

Clima em Foz do Iguaçu

O clima em Foz do Iguaçu tem estações bem definidas. O que, consequentemente, nos ajuda a decidir qual a melhor época para conhecer a cidade levando em consideração as nossas próprias alegrias climáticas.

Janeiro, fevereiro, março

Quente e úmido – assim é o verão em Foz do Iguaçu. E não precisa ser ameno na hora de imaginar essas sensações. Afinal, faz calor a beça e chove pra valer durante essa época do ano.

Ainda assim, a maravilhosa sensação de sauna a céu aberto causada pelas temperaturas acima dos 30°C e chuvas que beiram os 200 mm ao mês, tem suas vantagens.

A primeira, é que as Cataratas do Iguaçu estarão com seu volume máximo de água, o que deixa o espetáculo de quedas d’água ainda mais impressionante. E a segunda, é que o inevitável banho que tomamos durante o passeio será mais do que bem-vindo para nos refrescarmos.

Para que um possível aguaceiro que dure o dia inteiro não atrapalhe a sua lista do que fazer em Foz do Iguaçu, recomendo viajar com um dia extra de folga para este imprevisto.

época de chuvas em Foz do Iguaçu

Dia nublado é bastante comum durante o verão em Foz do Iguaçu!

Leia também: 7 dicas para visitar o lado Argentino das Cataratas

Abril

Com o outono definitivamente estabelecido, as temperaturas se amenizam e São Pedro começa a tirar seu merecido descanso. Ou seja, esse clima em Foz do Iguaçu é uma boa pedida para os passeios ao ar livre e para visitar as cataratas.

Ainda assim, é necessário tomar certos cuidados. Isso porque, a amplitude térmica pode ser grande, com temperaturas variando dos 15°C aos 28°C. Portanto, coloque na mala roupa de frio e de calor.

Outra vantagem é que após férias escolares, carnaval e o feriado da Semana Santa, o volume de turistas na cidade diminui consideravelmente. O que significa que você encontrará atrações menos tumultuadas.

Maio, junho, julho e agosto

Diferente de uma viagem ao litoral, a época mais seca por estas bandas do Paraná talvez não seja a melhor época para ir a Foz do Iguaçu.

Entenda que a viagem é possível. Inclusive, conheço muitas pessoas que foram neste período do ano e não se arrependem. No entanto, é preciso estar ciente de alguns pormenores.

A partir de junho o frio pode ser intenso, com a temperatura ficando muitas vezes na faixa de 10°C. Por isso, é importante ir preparado para encarar um passeio ao ar livre menos agradável.

Além do que, com a seca, o volume de água nas cataratas pode diminuir bastante. Apesar delas continuarem a se exibir para os forasteiros, estarão enfraquecidas pela escassez da sua matéria prima.

No entanto, não encare o baixo nível d’água das cataratas como uma grande desvantagem. Salvo raras temporadas em que a estiagem é mais forte, de um modo geral, mesmo nos períodos com menos chuva elas impressionam os viajantes. Até porque, você enxergará com mais nitidez as suas curvas naturais.

Setembro, outubro, novembro e dezembro

Com a chegada da primavera o sol volta a brilhar com mais intensidade e as chuvas retornam para dar as boas vindas aos turistas. Inclusive, é nesta época que está o mês mais chuvoso do ano: outubro, quando o índice pluviométrico se aproxima de 220 mm.

Enquanto em setembro e outubro as temperaturas dificilmente passam dos 30°C, em novembro e dezembro este será um evento constante. Portanto, capriche na hidratação durante os seus dias de aventura.

Com exceção de outubro, que é quando pode chover mais do que o limite aceitável para uma viagem de férias, considero os outros meses deste período bastante apropriados para ir a Foz do Iguaçu.

Aliás, estive na cidade durante a primeira quinzena de novembro e não tive nenhum inconveniente climático. Apesar da chuva presente em alguns dias, isso aconteceu de forma cadenciada ou no final de tarde, o que acabava sendo um alívio – ou não – para tentar diminuir o calorão que também estava por lá.

melhor época para viajar a Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu durante um agradável dia de primavera!

5 lugares para se hospedar em Foz do Iguaçu

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto e o Concept Design Hostel & Suites são duas das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Tarobá Hotel e o Del Rey Quality Hotel  têm ótimo custo-benefício.

($$$) Querendo investir num resort, o San Martin Resort & Spa é um dos que oferecem preços mais realistas.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Foz do Iguaçu.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Eliete disse:

Olá Murilo, me chamo Eliete e gostaria de obter informações de Foz em agosto…

Murilo Pagani disse:

Oi, Eliete, tudo bem?

Que tipo de informações?

CARIME disse:

Ola boa noite blz? Curti muito duas dicas. Estou querendo ir com meu esposo e filho de 4 meses para Foz . Queria saber mais sobre como ir a Argentina e voltar .

Murilo Pagani disse:

Oi, Carime, tudo bem e você?

Fico feliz em saber que gostou das dicas!

Segue abaixo o link de um texto que escrevi somente com dicas para visitar o lado argentino das cataratas.

https://www.voltologo.net/cataratas-na-argentina/

Abraço

Ferreira disse:

Boa tarde Murilo, preste do ir pra Fox do Iguaçu no meio de Março (níver de casamento)
Gostaria de algumas dicas suas ! Pretendo ficar uns 4 ou 5 dias
Obrigado

Murilo Pagani disse:

Oi, Ferreira, tudo bem?

Segue abaixo os links de dois textos com diversas dicas sobre Foz do Iguaçu. Acredito que irão te ajudar a organizar o seu roteiro.

> https://www.voltologo.net/viagem-a-foz-do-iguacu/

> https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-foz-do-iguacu/

Abraço