Quando ir a Porto de Galinhas: Descubra como é o clima e qual a melhor época para viajar pelo litoral de Pernambuco! [Fuja das chuvas]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!
Não tem jeito: para aproveitar ao máximo a sua viagem, é necessário se informar adequadamente sobre quando ir a Porto de Galinhas. Afinal, como bom destino de praia que é, viajar ao litoral de Pernambuco durante a temporada de chuvas não será nada bacana.

E acredite: embora muita gente ache que neste destino o sol reina em qualquer época do ano, durante alguns meses chove pra valer por estas bandas.

Ainda assim, saiba que em certos períodos é possível conciliar um bom clima em Porto de Galinhas, sem necessariamente ter que enfrentar as multidões e preços inflacionados da alta temporada.

E, para que você entenda exatamente qual a melhor época para organizar as suas férias, neste texto eu indicarei o que você pode esperar de cada mês do ano.

Apesar de São Pedro muitas vezes ser imprevisível, tenho certeza que levando essas dicas em consideração, suas chances de colocar o bronzeado em dia serão muito maiores.

Leia também: Onde ficar em Porto de Galinhas | Dicas, praias e hotéis

# Melhor época para ir a Porto de Galinhas

Sem delongas: a melhor época para ir a Porto de Galinhas é de setembro a março.

Isso porque, são nestes meses em que chove menos e que o sol brilha praticamente todos os dias.

Para evitar superlotação na areia, preços mais altos com hospedagem e filas nos restaurantes, evite viajar a Porto de Galinhas durante feriados. Além dos forasteiros de outros estados, a cidade recebe muitos recifenses, afinal, a capital pernambucana fica a apenas uma hora e meia de carro.

Ainda assim, se só puder viajar nos feriadões, basta se planejar com antecedência e reservar um orçamento mais generoso, que você certamente fará ótimo proveito dos seus dias de frente para o mar.

clima em Porto de Galinhas
Praia de Porto de Galinhas

Leia também: Como chegar em Porto de Galinhas?

# Clima em Porto de Galinhas (Mês a Mês)

Mesmo você já sabendo qual é a melhor época para ir a Porto de Galinhas, indicarei a seguir como é o clima em cada mês do ano. Afinal, cada período tem suas próprias particularidades.

Janeiro, fevereiro e março

Janeiro e fevereiro são os meses de altíssima temporada em Porto de Galinhas.

Além da ótima condição climática, o fato de já ser um período tradicional para férias entre os brasileiros, e o famoso carnaval de Recife-Olinda, atrai ainda mais viajantes para a praia mais famosa do litoral pernambucano.

Como não poderia deixar de ser, se for viajar nesta época, reserve sua hospedagem com antecedência, e coloque um tiquinho extra de paciência na mala para encarar possíveis congestionamentos, filas em restaurantes e praias lotadas.

Março é o mês de transição entre as estações seca e chuvosa. Apesar do sol e do calorão fazerem parte do roteiro, eventuais chuvas podem começar a dar as caras. Para minimizar a chance de perder um dia de praia, prefira viajar entre as duas primeiras semanas do mês.

Além disso, espere encontrar praias menos tumultuadas e hospedagens com tarifas mais simpáticas do que nos dois meses anteriores. 

Abril, maio, junho, julho e agosto

De abril a agosto é o período em que mais chove em Porto de Galinhas. Embora a temperatura permaneça relativamente alta – na casa dos 26° – estender a canga na areia não é tão comum.

Sim, tem viajantes que arriscam e, eventualmente, pegam uma semana de tempo bom. No entanto, durante essa época, dias de céu azul são exceção. Além disso, tenha em mente que mesmo nos dias de sol, a água do mar não estará tão cristalina quanto no verão.

De todos esses meses, os que, historicamente, concentram maior quantidade de chuva, são junho e julho – aproximadamente 400 mm cada um.

Para mim, se só puder viajar nestes períodos, o ideal é escolher algum outro destino para aproveitar as férias.

Setembro

Assim como março, setembro também é um mês de transição. Neste caso, porém, são as chuvas que vão embora e o sol volta a bater cartão pelas melhores praias de Porto Galinhas.

Tenha em mente, porém, que no começo do mês o clima ainda pode estar instável. Eu mesmo estive na cidade durante esta época e comprovei na prática. Durante os cinco dias que passei por lá, o tempo intercalou entre dias ensolarados, nublados e chuvosos.

Embora muitos moradores tenham me falado que naquela época já não era para estar chovendo tanto, é impossível fazer qualquer previsão para as temporadas futuras.

Portanto, para diminuir o risco de encontrar instável o clima em Porto de Galinhas, se possível, programe a sua viagem a partir da segunda quinzena do mês.

chuvas em Porto de Galinhas
Praia dos Carneiros num dia nublado de setembro!

Outubro, novembro e dezembro

A partir de outubro o sol volta a brilhar com força total em Porto de Galinhas.

Além do céu azul, a água do mar volta a ficar mais cristalina – sem àquela tonalidade turva causada, principalmente, pelas chuvas.

Para mim, outubro e novembro são os melhores meses para ir a Porto de Galinhas. Isso porque, além das condições climáticas favoráveis, ainda há poucos viajantes na cidade e os preços não dispararam.

Inclusive, é uma ótima época para encontrar pousadas baratas em Porto de Galinhas.

Como não poderia deixar de ser, em dezembro o clima quente e seco permanece e é um convite irrecusável para os descansos de fim de ano. Lembre-se, porém, que a partir da segunda quinzena do mês o movimento na cidade aumenta consideravelmente.

Os viajantes que pretendem passar o Ano Novo por estas bandas, devem reservar sua hospedagem com bastante antecedência,

# As piscinas naturais e as marés em Porto de Galinhas

As piscinas naturais é um dos principais passeios para fazer em Porto de Galinhas.

No entanto, saiba que além das condições climáticas de sol e chuva, o passeio até as piscinas só vale a pena quando a maré está baixa. Se a maré estiver alta, chances enormes de você se frustrar com a diversão em alto mar e com a cristalinidade da água.

Como a dinâmica da maré está relacionada com as fases da lua, é possível prever com meses de antecedência como a maré estará durante a sua viagem. Para isso, basta acessar este site para acompanhar como a maré irá se comportar em Porto de Galinhas ao longo do ano.

Quanto mais próximo de zero, melhor será a condição para aproveitar às piscinas naturais. Na minha opinião, o passeio vale a pena com a maré até 0.5.

Para entender melhor sobre esse tema, recomendo que leia os textos “Como usa as Tábuas da Maré” e “7 dicas para aproveitar piscinas naturais”, do blog Viaje na Viagem.

E claro, caso você tenha outras dicas sobre quando é melhor ir a Porto de Galinhas, deixe um comentário abaixo contando a sua experiência. Tenho certeza que ajudará outros viajantes! 🙂

3 lugares para se hospedar em Porto de Galinhas

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Porto de Galinhas Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Charme da Vila Suítes tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Querendo investir em um resort, o Samoa Beach Resort tem ótima avaliação e preços realistas.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Porto de Galinhas.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here