Quando ir ao Atacama: Descubra como é o clima e qual a melhor época para viajar ao Deserto do Atacama, no Chile. [Dicas sobre as estações e quando é a alta temporada!]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!
Entender qual a melhor época para ir ao Atacama é fundamental para conseguir aproveitar ao máximo sua viagem. Isso porque, apesar do deserto chileno ser visitável em praticamente qualquer mês do ano, cada estação tem suas particularidades.

Além disso, vale destacar que o clima no Deserto do Atacama pode ser traiçoeiro. Afinal, além das temperaturas e chuvas, há outro fator que devemos levar em conta: a altitude.

Por fim, saiba que fugir da alta temporada também é adequado – principalmente para quem está com o orçamento limitado. Como em qualquer cidade turística, os preços em San Pedro de Atacama sobem quando há mais forasteiros na cidade, e diminuem quando a baixa temporada dá as caras.

E se tratando de um destino no Chile, que, de um modo geral, não é um país barato, viajar nas épocas menos concorridas pode significar uma bela economia.

Leia também: Onde ficar em San Pedro de Atacama?

# Melhor época para ir ao Atacama

Para mim, as melhores épocas para viajar ao Deserto do Atacama são o outono e a primavera. Mais especificamente nos meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro.

Além das condições climáticas favoráveis para fazer os melhores passeios no Atacama, durante esses meses você não encontrará tantos turistas quanto nos períodos de férias escolares. O que, consequentemente, significa preços mais simpáticos – principalmente para os tours e acomodação.

Ainda assim, saiba que também dá para ir ao Atacama em outros meses. Antes de comprar a passagem, no entanto, continue lendo este texto até o final para entender o que você pode esperar durante cada estação.

clima no Atacama
Mirante de Piedras Rojas

# Clima no Deserto do Atacama [Mês a Mês]

Ao contrário do que muitos viajantes possam imaginar, o clima no Atacama não é apenas quente e seco.

Pelo contrário. Além do frio ser uma realidade em diversas épocas do ano, chuvas podem dar o ar da graça em períodos específicos.

Dezembro, janeiro e fevereiro (Verão)

Essa é a alta temporada no Deserto do Atacama. Ou seja, a primeira coisa que você deve esperar caso viaje nesta época é preços mais elevados.

Além disso, embora seja verão, no Atacama esse período é conhecido como Inverno Altiplânico. Traduzindo: são os meses em que pode chover no deserto.

De um modo geral, são aguaceiros no final do dia, e se tratando de volume nem é tanto assim.

Porém, São Pedro é imprevisível. Prova disso é que em fevereiro de 2019 choveu pra valer durante duas semanas seguidas na região. Como San Pedro de Atacama não é estruturada para receber tanta água, um pequeno caos se instaurou ao norte do Chile.

Além de alagamentos e lama no centrinho da cidade, o volume de chuva foi tão acima da média que os passeios foram cancelados durante esse período.

Vale destacar que essas condições dramáticas não são regras durante o Inverno Altiplânico. No entanto, se eu tivesse que escolher um único mês para não ir ao Atacama, seria fevereiro.

Sobre as temperaturas, essa é a época mais quente do ano, com os termômetros registrando médias de 29°C durante o dia, mas sensação muito maior por conta da altitude. Porém, não se engane: apesar disso, leve um agasalho na mala porque durante a noite as temperaturas caem, podendo chegar a 10°C.

Março, abril e maio (Outono)

Com a chegada do outono o clima seco volta a reinar no Deserto do Atacama.

Para quem puder programar uma viagem ao Atacama neste período as notícias são boas. A primeira é que os meses de turismo intenso ficaram para trás. Ou seja, você encontrará a cidade mais vazia e os preços estarão mais atraentes.

Além disso, as condições climáticas durante o outono não decepciona. Dias ensolarados, porém, sem o calorão do verão, será uma realidade. Para você ter uma ideia, a temperatura durante o dia fica entre 17°C e 25°C.

Por outro lado, tenha em mente que as roupas de frio serão mais usadas – principalmente a partir de maio.

Apesar dos dias quentes, as noites são mais geladas e a temperatura chega facilmente a 7°C durante a madrugada. E também, mesmo durante o dia com o sol a pino, a presença de ventos pode derrubar a sensação térmica.

Para quem pretende fazer o passeio dos Geysers El Tatio, que além de chegar a 4.300 metros de altitude se inicia de madrugada, vá preparado para encarar temperatura abaixo de 0°C. Aliás, mesmo durante o verão esse passeio te obrigará a tirar a roupa de frio da mala.

melhores meses para ir ao Atacama
Durante o outono ainda dá para encarar a água gelada das lagoas do Atacama

Leia também: 10 coisas que você não pode deixar de fazer no Deserto do Atacama

Junho, julho e agosto (Inverno)

Friorentos certamente irão sofrer durante o inverno no Atacama. Aparentemente, no entanto, os viajantes não costumam se assustar com as temperaturas baixas, afinal, esse período também é bastante movimentado por estas bandas do Chile.

Apesar das temperaturas durante o dia não ser das mais congelantes, variando entre 11°C e 19°C, basta o sol se despedir que os termômetros rapidamente despencam pelo menos 10°C.

Além disso, mesmo com as temperaturas aceitáveis durante o dia, tenha em mente que entrar na água nas famosas lagoas do Atacama, como as Lagunas Escondidas e a Laguna Cejar, será uma atividade apenas para os mais corajosos.

Se acaso você não se incomodar com o frio, pode confirmar a viagem para este período. Apenas garanta agasalhos o suficiente, e tenha cuidado redobrado na hora de escolher sua hospedagem. Afinal, economizar na diária e não ter a certeza de um banho quente no final do dia, não é uma boa ideia.

Setembro, outubro e novembro (Primavera)

Assim como outono, os meses de primavera também são uma ótima época para ir ao Atacama. Inclusive, as condições climáticas são bem semelhantes: temperaturas agradáveis e amplitude térmica menos impactante do que durante o verão e inverno.

Diferente do inverno, nadar nas lagoas será uma atividade divertida e que não exigirá tanto empenho para vencer o frio.

Em todo caso, saiba que sua mala deve ter peças tanto de verão como de inverno. Isso porque, as noites e madrugadas são frescas, com temperatura em torno de 12°C.

Como a temporada do meio do ano já terá chegado ao fim, é comum encontrar a cidade mais pacata e com preços mais camaradas.

3 lugares para se hospedar em San Pedro do Atacama

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostal El Anexo tem jeitinho de pousada e me atendeu perfeitamente.

($$) Quem faz questão de privacidade mas não quer gastar uma fortuna, o Chalé Tehuelaike tem um ótimo custo-benefício e reputação invejável.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Quechua Hotel.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em San Pedro do Atacama.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here