Quem vê a estreita faixa terrestre que vai do Panamá ao México pode pensar que viajar pela América Central seja bem simples. Afinal, a distância entre as cidades não são tão grandes e uma viagem noturna poderia te levar de um país a outro.
No entanto, na realidade as coisas não são tão simples quanto parecem. Não que viajar por terra pela América Central seja muito complicado, mas é preciso se planejar muito bem.
Inclusive, saber o seu tempo disponível e o seu orçamento de viagem é fundamental para determinar quais meios de transporte você utilizará.
Nesse post, irei te mostrar quais são as opções disponíveis para você viajar pela América Central e quais as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte para você se locomover.
Precisa de uma força para organizar sua viagem?
Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!
# Avião
Chegando e saindo
Voar pela América Central não é barato, mas você provavelmente precisará de um voo para pelos menos chegar até lá. Digo provavelmente, pois há mais uma opção para ir da América do Sul à Central: por barco, saindo do litoral colombiano com destino ao Panamá.
E antes que você pense em fazer o trajeto Colômbia – Panamá de ônibus, já adianto que essa não é uma opção disponível. Apesar de estarem “ligados”, não há estradas entre esses dois países. Aliás, essa é a única falha na Rodovia Panamericana.
O motivo?
Há uma grande floresta nessa região.
Saindo do Brasil ou de qualquer outro país sul americano, a Cidade do Panamá costuma ser a porta de entrada dos viajantes.
Se você viajará por toda América Central mais o México, pode pensar em começar sua trip ao norte. Normalmente viajar para esses dois países é mais barato do que para os demais.
Ah, e lembre-se de que para economizar com a passagem aérea você pode utilizar um open jaw.
Voos internos
Os voos internos pela América Central são uma opção cara, mas que pode te ajudar caso você tenha pouco tempo disponível. Talvez, se você comprar uma passagem múltiplos destinos até consiga um bom custo beneficio. Mas no geral, terá que ter uma grana extra para isso.
Vale lembrar que os voos são basicamente entre as capitais, e que normalmente não são lugares com muitas atrações turísticas. Ou seja, para se deslocar do aeroporto até uma outra cidade, precisará de outro meio de transporte.
Leia também: 5 roteiros de viagem pela América Central
# Shuttle
Muito popular nas viagens pela América Central, shuttles nada mais são do que transporte privado oferecidos por agências de turismo e às vezes hostel (normalmente o hostel vende o serviço da agência).
Ou seja, são os famosos transfers que também podemos utilizar no Brasil ou em praticamente qualquer destino mundo afora.
Esse serviço, na maioria das vezes, é feito em uma van, costuma te pegar na porta do hotel onde está ficando e te deixará exatamente onde se hospedará na outra cidade, evitando assim que você tenha que se deslocar até aeroportos ou rodoviária.
As rotas dos transfers são basicamente entre as principais cidades turísticas da América Central, podendo ser até mesmo entre países diferentes. Nesses casos, você terá apenas que descer nas fronteiras para fazer os tramites de entrada e saída de um país e seguirá viagem no mesmo veículo.
Outra vantagem, dependendo do ponto de vista, é que algumas rotas possuem horários de madrugada. Normalmente isso acontece quando as distâncias são maiores, assim você não passa o dia inteiro dentro de uma van.
Parece ótimo, certo? Mas tudo nessa vida tem um preço.
Por vias terrestres essa é a forma mais cara para se viajar pela América Central.
Outro ponto que merece sua atenção é que nem todos os trechos possuem saídas diárias. Assim, você terá que se planejar e estar ciente de que pode acontecer de você querer viajar em um dia, mas só haver saídas para daqui dois ou três dias.
Leia também: 7 razões para fazer uma viagem pela América Central
# Ônibus convencionais
Sabe os ônibus convencionais que estamos acostumados a viajar pelo Brasil e outros países da América do Sul? Pois bem: não são tão populares na América Central. Eles até existem, mas normalmente fazem apenas percursos entre grandes cidades, ou alguns poucos lugares turísticos.
A empresa mais tradicional é a Ticabus. Ela percorre todos os países centro-americanos indo basicamente de uma capital a outra. Seus ônibus são bem confortáveis e algumas viagens podem ser feitas durante à noite.
A passagem pode ser comprada com antecedência pela internet, o que ajuda muita na hora do seu planejamento.
Por fim, em relação ao preço, vai depender do trecho que você fará. Alguns podem ser mais caros que o shuttle, outros mais baratos.
# Chicken bus
Se você quer conhecer o verdadeiro transporte público da América Central aqui é o seu lugar. Eu já expliquei em outro post como é viajar em um chicken bus, mas vamos relembrar.
Esse é o jeito mais barato para se viajar pela América Central. Por outro lado, será o menos confortável, tanto pelas condições dos ônibus, como também pelas longas horas de viagem e inúmeras “conexões”.
Muitas vezes, para percorrer poucos quilômetros você terá que utilizar dois ou três ônibus.
Quando for de um país a outro, você nunca continuará no mesmo chicken bus depois de cruzar a fronteira. É preciso pegar outro e se for o caso, ficar esperando até que ele saia.
Outro detalhe é que não há viagens noturnas de chicken bus. E eu recomendo que você comece a sua saga o mais cedo possível quando for viajar com eles.
Outra dica é ter anotado todas as cidades que você terá que passar para chegar até seu destino final, isso ajuda muito na hora de pedir informação.
Leia também: Guia prático (e completo) de viagem pela América Central
# Barco
Se você quer conhecer algumas ilhas da América Central com certeza utilizará esse meio de transporte. Afinal, para visitar lugares como San Blás, Bocas del Toro ou até mesmo os vilarejos do Lago Atitlán, esse é o caminho para se chegar até lá.
Nesses casos é importante ficar atento ao horário de funcionamento dos serviços. Já vi muita gente que não conseguiu pegar a última saída e teve que procurar algum lugar pra passar a noite.
Outra rota bastante procurada e interessante é entre Caye Caulker (Belize) e Chetumal (México). Uma solução bem rápida para viajar entre esses dois países.
Parabéns pelo Blog Murilo!
Cara, só lendo o post e as dúvidas qu vc tirou aqui da galera, já dá pra ter uma boa noção, fazer toda a viagem do Panamá até o México de carro alugado já descartei, aí me veio uma dúvida, onde consigo ver os preços dos serviços de shuttle? Gostaria de simular pra iniciar o orçamento, estamos pensando em passar 22 dias, quantos países dá pra aproveitar entrando pelo Panamá? Gostamos de tudo, com destaque para belezas naturais, praias, cachoeiras, vulcões e etc. Forte abraço!
Rafael Gerson
Oi, Rafael, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou das dicas.
Seguem abaixo os sites de duas empresas que prestam serviço de shuttle entre diversos destinos da América Central e têm os preços no site. Nunca usei o serviço deles, mas já dá para você ter referência de valores:
https://gekkotrailsexplorer.com/
https://www.roneeyshuttle.com/
Abraço