viajar pela América CentralQuem vê a estreita faixa terrestre que vai do Panamá ao México pode pensar que viajar pela América Central seja bem simples. Afinal, a distância entre as cidades não são tão grandes e uma viagem noturna poderia te levar de um país a outro, por exemplo.

Mas na realidade as coisas não são como parecem. Não que viajar por terra pela América Central seja muito complicado, mas é preciso se planejar muito bem. Saber o seu tempo disponível e o seu orçamento de viagem é fundamental para determinar quais meios de transporte você utilizará.

Nesse post, irei te mostrar quais são as opções disponíveis para você  viajar pela América Central e quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

Precisa de uma força para organizar sua viagem?

Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!

»»» Clique aqui para baixar agora

# Avião

>>> Chegando e saindo

Voar pela América Central não é barato, mas você provavelmente precisará de um voo para pelos menos chegar até lá. Digo provavelmente, pois  há mais uma opção para ir da América do Sul à Central: por barco, saindo do litoral colombiano com destino ao Panamá.

E antes que você pense em fazer o trajeto Colômbia- Panamá de ônibus, já adianto que essa não é uma opção disponível. Apesar de estarem “ligados”, não há estradas entre esses dois países. Aliás, essa é a única falha na Rodovia Panamericana.

O motivo?

Há uma grande floresta nessa região.

Saindo do Brasil ou de qualquer outro país sul americano, a Cidade do Panamá costuma ser a porta de entrada dos viajantes.

Se você viajará por toda América Central mais o México, pode pensar em começar sua trip ao norte. Normalmente viajar para esses dois países é mais barato do que para os demais. Ah, e lembre-se de que para economizar com a passagem aérea você pode utilizar um open jaw.

>>> Voos internos

Os voos internos pela América Central são uma opção cara, mas que pode te ajudar caso você tenha pouco tempo disponível. Talvez, se você comprar uma passagem múltiplos destinos até consiga um bom custo beneficio. Mas no geral, terá que ter uma grana extra para isso.

Vale lembrar que os voos são basicamente entre as capitais, e que normalmente não são lugares com muitas atrações turísticas. Ou seja, para se deslocar do aeroporto até uma outra cidade, precisará de outro meio de transporte. 

Leia também: 5 roteiros de viagem pela América Central

# Shuttle

Muito popular nas viagens pela América Central, sthuttles nada mais são do que transporte privado oferecidos por agências de turismo e às vezes hostel (normalmente o hostel vende o serviço da agência).

Esse serviço é feito em uma van na maioria das vezes, costuma te pegar na porta do hotel onde está ficando e te deixa exatamente onde ficará na outra cidade- evitando assim que você tenha que se deslocar até aeroportos ou rodoviária.

As rotas são basicamente entre as principais cidades turísticas da América Central, podendo ser até mesmo entre países diferentes. Nesses casos você terá apenas que descer nas fronteiras para fazer os tramites de entrada e saída de um país e seguirá viagem no mesmo veículo.

Outra vantagem, dependendo do ponto de vista, é que algumas rotas possuem horários de madrugada. Normalmente isso acontece quando as distâncias são maiores, assim você não passa o dia inteiro dentro de uma van.

Parece ótimo certo? Mas tudo nessa vida tem um preço.

Por vias terrestres essa é a forma mais cara para se viajar pela América Central.

Outro ponto que merece sua atenção é que nem todos os trechos possuem saídas diárias. Assim, você terá que se planejar e estar ciente de que pode acontecer de você querer viajar em um dia, mas só haver saídas para daqui dois ou três dias.

Abaixo alguns trechos bem comuns e seus respectivos valores:

 

viajar pela América Central
Praia El Tunco, El Salvador

Leia também: 7 razões para fazer uma viagem pela América Central

# Ônibus convencionais

Sabe os ônibus convencionais que estamos acostumados a viajar pelo Brasil e outros países da América do Sul? Pois bem, não são tão populares na América Central. Eles até existem, mas normalmente fazem apenas percursos entre grandes cidades, ou alguns  poucos lugares turísticos.

A empresa mais tradicional é a Ticabus. Ela percorre todos os países centro americanos indo basicamente de uma capital a outra. Seus ônibus são bem confortáveis e algumas viagens podem ser feitas durante a noite.

A passagem pode ser comprada com antecedência pela internet, o que ajuda muita na hora do seu planejamento.  Em relação ao preço, vai depender do trecho que você fará. Alguns podem ser mais caros que o shuttle, outros mais baratos.

guia de viagem américa central

# Chicken bus

Se você quer conhecer o verdadeiro transporte público da América Central aqui é o seu lugar. Eu já expliquei em outro post como é viajar em um chicken bus, mas vamos relembrar.

Esse é o jeito mais barato para se viajar pela América Central, por outro lado, será o menos confortável- tanto pelas condições dos ônibus, como também pelas longas horas de viagem e inúmeras “conexões”. Muitas vezes para percorrer poucos quilômetros você terá que utilizar dois ou três ônibus.

Quando for de um país a outro, você nunca continuará no mesmo chicken bus depois de cruzar a fronteira. É preciso pegar outro e se for o caso, ficar esperando até que ele saia.

Outro detalhe é que não há viagens noturnas de chicken bus. E eu recomendo que você comece a sua saga o mais cedo possível quando for viajar com eles.

Outra dica é ter anotado todas as cidades que você terá que passar para chegar até seu destino final, isso ajuda muito na hora de pedir informação.

viajar pela América Central

Leia também: Guia prático (e completo) de viagem pela América Central

# Barco

Se você quer conhecer algumas ilhas da América Central com certeza utilizará esse meio de transporte. Para visitar lugares como San Blás, Bocas del Toro ou até mesmo os vilarejos do Lago Atitlán, esse é o caminho para se chegar até lá.

Nesses casos é importante ficar atento ao horário de funcionamento dos serviços. Já vi muita gente que não conseguiu pegar a última saída e teve que procurar algum lugar pra passar a noite.

Outra rota bastante procurada e interessante é entre Caye Caulker (Belize) e Chetumal (México). Uma solução bem rápida para viajar entre esses dois países.

20 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Murilo!

    Descobri seu blog pesquisando para a viagem que farei, México e América Central, amei as informações, mas aí surgiram algumas duvidas, você poderia me ajudar?
    Estou achando a logística do transporte meio complexa, não sei como ficaria mais fácil, começar do México ou de Honduras, tenho 30 dias e farei o trajeto interno de ônibus ou shuttle, o que melhor conciliar preço e rapidez. A princípio pensava em conhecer estes lugares e nesta sequência:

    *México
    – Cancún
    – Isla Mujeres
    – Cenote Ik Kil
    – Chichén Itzá
    – Tulum
    – Bacalar
    – Chetumal (barco pra San Pedro)

    *Belize
    – San Pedro/Ambergris Caye (ilha)
    – Caye Caulker (ilha)
    – San Ignacio
    – Ruínas Maias El Caracol
    – Actun Tunichil Mukmal (ATM Cave)

    *Guatemala
    – Flores
    – Tikal
    – Semuc Champey (2 noites em Lanquín ou Cobán)
    – Antígua
    – Lago Atitlán

    *El Salvador
    – San Salvador
    * El Tunco e El Sunzal (praias)
    * Ruta de las Flores
    * Lago Coatepeque
    * Santa Ana e Suchitoto (cidades coloniais)
    * Tazumal (ruínas maias)

    *Honduras
    – Tegucigalpa (capital)
    – Trujillo
    – Roatán
    – Utila
    – Ruínas de Copán

    Mas agora que vi como é difícil a locomoção não sei se é possível, o que você acha?
    Poderia me dar uma ajuda?
    Obrigada

    • Oi Aline, tudo bem?

      Que bacana! São lugares incríveis!

      A sequência do seu roteiro está muito bem pensada. O grande inconveniente que vejo é que são muitos lugares pra 30 dias. É claro que isso depende de como você gosta de viajar e de quanto tempo pretende passar em cada cidade. No entanto, para mim, o ideal seria fazer esta trip até a Guatemala (talve incluindo apenas Ruínas de Copán, em Honduras!).

      Como você percebeu se gasta bastante tempo com o deslocamento por lá. Um dia para ir de uma cidade a outra é praticamente um dia perdido. Logo, quantas mais cidades você visitar mais tempo com deslocamento também terá!

      Para saber se cabe todos esses destinos na sua trip, o ideal é você fazer uma conta rápida de quantos dias pretende passar em cada lugar!

      Espero ter ajudado!

      Abração

  2. Bom dia, estou querendo fazer uma viagem pela Guatemala, Belize e El Salvador e gostaria de saber se não compensa realizar o aluguel de carro pra me locomover??

    • Faaala Marcos, tudo bem?

      Até onde eu sei, o maior inconveniente é que você não pode ir com carro alugado de um país a outro (as locadoras não costumam autorizar!).
      Caso encontre alguma que permita isso, talvez seja uma possibilidade.

      Ainda assim, há outros pontos a considerar:

      – Algumas estradas não são boas, portanto, é importante pesquisar previamente sobre as condições da sua rota antes de se aventurar por ela.
      – Dirigir a noite também não e recomendado por questões de segurança.

      Abração!

  3. bom dia Murilo……..gostaria de umas dicas se possível……pretendo ir para américa central em junho vou encontrar meu filho(que está fazendo intercambio no mexico)……pensamos em nos encontrar na costa rica já que ali ele tbm não conhece….mais estive olhando destinos e não achei muito interessante a costa rica,eu diga-se de passagem amo praias e gostaria muito de conhecer as do caribe tipo as paradisíacas e claro a cultura e as ruínas,furacões….emfim oq eu conseguir mais praia brilha meus olhos….e olhando para costa rica em posts não achei que tem praias bonitas,claro nunca estive lá então falo sem ter certeza apenas conclui procurando destinos…..amei belize vendo tbm em posts, vou ficar 15 dias e gostaria de poder fazer mais que um país…..pamaná já conheço então não seria primeira opção(sendo que não fui a são blas)que tbm tenho interesse de conhecer mais não é como disse minha primeira opção……estava pensando que talvez seria legal ir do brasil para guatemala e dali ir a belize depois voltar e conhecer honduras,el salvado tipo os países vizinhos…preciso de conselho de alguém como vc que conhece td por lá.se vou para costa rica e atravesso para o lado do panamá para conhecer ali na divisa dos dois países ou se vou para o outro lado………não tenho muita grana pretendo dar uma de mochileira de primeira viagem…….se puder responder agradeço..abç

    • Oi Joselaine, tudo bem?

      Que bacanaaa!

      Olha, pelo que você me contou, acho que iria curtir bastaaaante Guatemala e Belize. Vai dá pra curtir praias caribenhas e aproveitar as Ruínas e talvez até vulcões da Guatemala.

      Belize não é o destino mais em conta (Costa Rica muito menos), mas Guatemala consegue balancear o orçamento já que é mais barata.

      No entanto, recomendo que com 15 dias você se dedique apenas a estes dois países. Para incluir Honduras e El Salvador seria necessário mais tempo.

      Você pode começar na Guatemala, ir para Antigua, Lago Atitlán e Flores (Ruínas de Tikal), e de Flores seguir para Caye Caulker, em Belize, onde poderá aproveitar as praias do Caribe!

      Espero ter ajudado!

      Abração

  4. Olá Murilo.

    Estava lendo postagens de que é impossível alugar um carro em Honduras e devolvê-lo no Panamá. Um carro facilitaria muito a vida para deslocar-se de um país a outro.
    Qual a sua sugestão para se locomover sem ser por avião? Gostaria de conhecer Honduras, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica e Panamá em aprox. 18 dias.
    Pode me ajudar?
    Abraço.

    • Faala Rodrigo, beleza?!
      Acabei de responder seu outro comentário… hehehe

      Bom, eu viajei somente por terra. No caso, quase sempre de chicken bus, e algumas vezes de shuttle. Como você tem pouco tempo, o ideal seria os shuttles, pela praticidade e facilidade de ter veículos diretos entre as principais cidades turísticas. O “problema” é que ele é bem mais caro se comparado aos chicken buses. Alguns trechos podem custar até US$ 50,00.

      No mais, recomendo que você de uma enxugada neste roteiro. Me parece muitos países pra pouco tempo. É claro que cada um tem um ritmo diferente de viagem, mas sugiro que você coloque no papel todos os lugares que quer conhecer, e verificar se vai conseguir ficar ao menos dois ou três dias em cada um deles.

      Abração!

  5. Fala Murilo, beleza?
    Parabéns pelo trabalho e pela viagem!
    Só escrevi pois vi que responde a todas as perguntas, bacana!
    Estamos partindo eu e minha familia num motohome 4×4 até Alaska e passaremos pela América Central.
    Tem algumas dicas de segurança e lugares a visitar e se hospedar o Motorhome, suas dias serão essenciais para nosso planejamento.
    grande abraço
    Fabio

    • E aí Fabio, tudo bem e contigo?

      Que trip bacana, hein?! Shoow!

      Sobre a questão da segurança, dei algumas dicas nestes post:

      >>> https://www.voltologo.net/guia-de-viagem-pela-america-central/

      Sobre lugar para se hospedar com o Motorhome não tenho experiência nenhuma neste sentido. =[
      Recomendo que vc dê uma olhada no material do Viajo Logo Existo e Travel and Share (só jogar no Google/Youtube).
      Eles viajam de carro e já passaram pela América Central!

      Abraço

  6. Oi, Murilo! Tudo bem?
    Estou indo para a Colômbia no início de setembro e de lá pretendo subir até o México. Tirando a Colômbia terei mais 45 dias. Sei que é pouco e por isso estou avaliando exatamente para onde ir.. missão difícil essa de decidir! Rs
    Vc acha que algum dos lugares que vc foi não é recomendado para mulheres sozinhas? Já fiz o sudeste asiático sozinha e foi tranquilo, com exceção do Vietnã, onde passei alguns apertos. Por isso, sempre pergunto pra quem já foi, para me preparar melhor.
    Parabéns pelo blog! Está me ajudando e muito! 🙂
    Valeu!

    • Oi Paula!

      Certamente será uma viagem fantástica!!!

      Em todos os lugares que visitei sempre encontrei mulheres viajando sozinhas. E com as que conversei, elas sempre falavam que não estavam tendo nenhum problema… Mas vale aqueles cuidados bááásicos que já estamos carecas de saber!! hehehe

      Abraço!

  7. Oi Murilo, estou lendo seus posts sobre America Central e estou adorando!
    Ano passado fiz o sudeste asiatico e parece ser uma viagem na mesma pegada.
    Só queria saber, em termos de preço, vc acha que fica quanto mais ou menos considerando transporte? (Menos a passagem ate la – estou em sp)
    E vc sabe se da pra fazer de carro? Se as aduanas sao mto chatas?
    Valeu 🙂

  8. Murilo, cheguei no seu blog agora e simplesmente estou maravilhada com todo o conteúdo, é tão lindo algo focado assim na nossa América latina <3
    Com certeza teu blog vai me servir de muita ajuda quando eu for planejar mais viagens por essa região.

    Adorei saber todos os meios de transporte entre a América Central, eu sempre fico curiosa, porque apesar de tão pertinho, eu achei que não era assim tão fácil viajar entre eles e não tão barato assim como na América do Sul. Obrigada por compartilhar todas essas informações.
    Beijos!

    • Oi Taís!

      Que bom que gostou do blog! Fico megaaa feliz em saber!
      🙂 🙂 🙂

      Espero que ele te ajude a planejar muitas e muitas viagens… hehehe

      Abraço

  9. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here