Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize: sete países, muitas cidades, praias, vulcões, sítios arqueológicos e cidades coloniais. Muita, mas muita coisa para se ver e fazer durante um mochilão pela América Central.

Ainda assim, uma das perguntas que mais recebo por e-mail, é: “Murilo, você acha que fica muito corrido fazer um mochilão por todos os países da América Central em 28 dias?”.

Ah, e não satisfeito com esses destinos, a maioria dos forasteiros ainda incluem o México na lista.

Pois bem. Vamos acabar com essa dúvida de uma vez por todas. SIM, eu acho que fica muito corrido você viajar por todos esses países em um mês.

Mesmo que você não conheça todos eles, mesmo que você vá apenas para um ou dois lugares em cada país, mesmo que você percorra alguns trechos de avião.

Apesar de não ser impossível viajar por todos eles em um mês, aliás conheço muita gente que já o fez, esse não é o MEU estilo de viagem e o que recomendo.

Na minha opinião, além de fazer da sua viagem uma maratona, você terá que deixar de conhecer muitos lugares incríveis para escolher outros.

Portanto, para ajudá-los na hora de tomar essa decisão, resolvi montar cinco opções de roteiro de mochilão pela América Central.

Os itinerários são bastante eficientes logisticamente falando e você poderá conhecer muito bem o que cada país tem pra oferecer, sem correria. Independente de qual deles você escolher, três semanas são suficientes para realizá-lo.

Precisa de uma força para organizar sua viagem pela América Central?

Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!

» Clique aqui para baixar agora

# Roteiros de mochilão pela América Central

1- Panamá e Costa Rica
2- Nicarágua e El Salvador
3- El Salvador e Guatemala
4- Guatemala e Honduras
5- Belize e México

1- Panamá e Costa Rica

destinos para um mochilão na América Central
Vulcão Arenal [Costa Rica]
O roteiro mais tradicional e o mais procurado por brasileiros também é o mais caro da América Central.

O Panamá, mundialmente famoso pelo seu Canal, recebe cada vez mais turistas que estão em busca de boas praias e até mesmo fazer compras.

Por outro lado, a fama da Costa Rica fica por conta do ecoturismo sustentável, um dos mais bem sucedidos mundialmente.

Você pode começar sua viagem pela capital panamenha, a principal porta de entrada para a América Central.

Se acaso você quiser aproveitar apenas praias e fugir das cidades, não perca tempo e organize uma trip de três ou quatro dias para San Blás, um dos lugares mais incríveis da América Latina.

Volte para a Cidade do Panamá e siga viagem para o extremo norte do país, rumo a Bocas del Toro. Perto da fronteira com a Costa Rica, esse arquipélago caribenho é bem diferente de San Blas e também merece ser visitado.

A partir de Bocas del Toro é bem fácil cruzar a fronteira com a Costa Rica.

Em poucas horas você poderá curtir a tranquilidade de Puerto Viejo.

Por fim, outros destinos para conhecer na Costa Rica, são: La Fortuna, Monteverde e Parque Nacional Manuel Antônio.

dicas de mochilão pela América Central
Cidade do Panamá
lugares América Central
Rio Celeste [Costa Rica]

Leia também: Quanto custa um mochilão pela América Central

2- Nicarágua e El Salvador

mochilão pela América Central - el tunco
El Tunco [El Salvador]
Nicarágua e El Salvador são os meus dois países preferidos na América Central. E não poderia ser diferente, afinal, ambos destinos são os grandes amigos dos mochileiros econômicos que viajam por essa região.

Reserve pelo menos dez dias do seu roteiro pela Nicarágua.

Por lá, conheça a badalada San Juan del Sur, a tranquila Isla Ometepe, a histórica Granada e a divertida León.

Em El Salvador, não se deixe enganar pela fama e estereótipos sobre o país. Com um território menor do que o estado de Sergipe, viajar por aqui é bem fácil e barato.

No quesito praias, as duas que recomendo são El Cuco e El Tunco.

Depois de relaxar alguns dias no litoral, vá para Santa Ana, a segunda maior cidade do país. Essa cidade é uma ótima base para visitar lugares como o Vulcão Santa Ana, o Lago Coatepeque e ruínas maias.

viagem pela América Central
La Peñitas [Nicarágua]
como fazer um mochilão pela América Central
Lago Coatepeque [El Salvador]

Leia também: 7 motivos para viajar pela América Central

3- El Salvador e Guatemala

Guatemala
Guatemala

Nesse roteiro vamos manter as mesmas dicas para El Salvador e trocar a Nicarágua pela região sul e central da Guatemala.

A Guatemala é um país bem grande e com diversos lugares bacanas para visitar. Aliás, você poderia dedicar toda sua viagem para conhecê-la de norte a sul, ou então, focar em alguma região específica e colocar outro país – exatamente o que estamos fazendo aqui.

Reserve alguns dias para conhecer a cidade que foi a capital guatemalteca durante muitos anos: Antigua – a cidade colonial que é uma das mais agradáveis de todo o país.

Depois, siga viagem para a região do Lago Atitlán e conheça alguns vilarejos que estão ao seu redor, como San Marcos e San Pedro la Laguna.

Por fim, é hora de conhecer um dos lugares com o acesso mais difícil que já visitei: Semuc Champey. Apesar de não estar muito próximo à região sul do país, esse lugar é indispensável aos que viajam para a Guatemala.

viajar pela América Central - antigua
Antigua [Guatemala]

4- Guatemala e Honduras

Honduras
Parque Copán Ruínas [Honduras]
A Honduras costuma ser uma incógnita para os viajantes: ir ou não ir, eis a questão.

Conversei com muita gente que viajou por lá durante várias semanas e nunca tiveram nenhum problema com segurança. Outros, e os próprios hondurenhos que conheci, alertavam que era bom evitar certas regiões do país.

Na minha opinião, você deve incluir o país no seu roteiro caso tenha interesse em praticar mergulho. Afinal, Útila e Roatán são os lugares com melhor custo benefício para mergulhar em toda a América Central.

Além disso, na região oeste, perto de uma das fronteiras com a Guatemala, a cidade de Copán Ruínas é bem tranquila e vale a visita para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura Maia.

Pelo lado guatemalteco, aproveite para desbravar o norte do país.

A caribenha Livingston é uma boa opção de praia.

Além disso, a região do Rio Dulce também atrai muitos viajantes.

Outros destinos para completar esse roteiro de mochilão pela América Central são Semuc Champey e Tikal, ambos na Guatemala.

viagem pela América Central copan ruinas
Copán Ruínas [Honduras]

5- Belize e México

Belize
Caye Caulker [Belize]
Sol, ruínas maias, cenotes e o mar azul do caribe: é isso que te espera ao optar por esse roteiro.

Apesar de estar localizada na América do Norte, a Rivera Maya, no México, é um destino bastante popular entre os brasileiros e que combina perfeitamente com Belize, esse último sim na América Central.

Para começar, a ilha Caye Caulker possui um bom custo-benefício em Belize. Com acomodações não muito caras e com diversas opções para alimentação, essa costuma ser a ilha mais procurada por mochileiros.

Outros lugares no território belizenho que também merecem sua atenção são Hopkins e Placencia.

Na sequência, atravessar a fronteira entre Belize e México pode ser feita por terra ou mar.

Independente de qual seja sua opção, sugiro Bacalar como primeira parada do lado mexicano.

Após alguns dias neste paraíso – quase – secreto, é hora de partir para a Riviera Maya e conhecer lugares com Cancun, Playa del Carmem ou Tulum.

Com diferentes opções de estrutura para receber os turistas, essas são as principais cidade usadas como base para explorar essa parte do México.

Playa del Carmen
Playa del Carmen [México]

Evite este erro na sua viagem pela América Central

Não contratar um bom seguro para sua viagem à América Central é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso a sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

22 COMENTÁRIOS

    • Oi, Danilo, tudo bem?

      Que bacana!

      A América Central é um destino fascinante, e a Guatemala é um dos países mais surpreendentes.

      Espero que aproveite a viagem!

      Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here