Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize: sete países, muitas cidades, praias, vulcões, sítios arqueológicos e cidades coloniais. Muita, mas muita coisa para se ver e fazer durante um mochilão pela América Central.

Ainda assim, uma das perguntas que mais recebo por e-mail, é: “Murilo, você acha que fica muito corrido fazer um mochilão por todos os países da América Central em 28 dias?”.

Ah, e não satisfeito com esses destinos, a maioria dos forasteiros ainda incluem o México na lista.

Pois bem. Vamos acabar com essa dúvida de uma vez por todas. SIM, eu acho que fica muito corrido você viajar por todos esses países em um mês.

Mesmo que você não conheça todos eles, mesmo que você vá apenas para um ou dois lugares em cada país, mesmo que você percorra alguns trechos de avião.

Apesar de não ser impossível viajar por todos eles em um mês, aliás conheço muita gente que já o fez, esse não é o MEU estilo de viagem e o que recomendo.

Na minha opinião, além de fazer da sua viagem uma maratona, você terá que deixar de conhecer muitos lugares incríveis para escolher outros.

Portanto, para ajudá-los na hora de tomar essa decisão, resolvi montar cinco opções de roteiro de mochilão pela América Central.

Os itinerários são bastante eficientes logisticamente falando e você poderá conhecer muito bem o que cada país tem pra oferecer, sem correria. Independente de qual deles você escolher, três semanas são suficientes para realizá-lo.

Precisa de uma força para organizar sua viagem pela América Central?

Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!

» Clique aqui para baixar agora

# Roteiros de mochilão pela América Central

1- Panamá e Costa Rica
2- Nicarágua e El Salvador
3- El Salvador e Guatemala
4- Guatemala e Honduras
5- Belize e México

1- Panamá e Costa Rica

destinos para um mochilão na América Central
Vulcão Arenal [Costa Rica]
O roteiro mais tradicional e o mais procurado por brasileiros também é o mais caro da América Central.

O Panamá, mundialmente famoso pelo seu Canal, recebe cada vez mais turistas que estão em busca de boas praias e até mesmo fazer compras.

Por outro lado, a fama da Costa Rica fica por conta do ecoturismo sustentável, um dos mais bem sucedidos mundialmente.

Você pode começar sua viagem pela capital panamenha, a principal porta de entrada para a América Central.

Se acaso você quiser aproveitar apenas praias e fugir das cidades, não perca tempo e organize uma trip de três ou quatro dias para San Blás, um dos lugares mais incríveis da América Latina.

Volte para a Cidade do Panamá e siga viagem para o extremo norte do país, rumo a Bocas del Toro. Perto da fronteira com a Costa Rica, esse arquipélago caribenho é bem diferente de San Blas e também merece ser visitado.

A partir de Bocas del Toro é bem fácil cruzar a fronteira com a Costa Rica.

Em poucas horas você poderá curtir a tranquilidade de Puerto Viejo.

Por fim, outros destinos para conhecer na Costa Rica, são: La Fortuna, Monteverde e Parque Nacional Manuel Antônio.

dicas de mochilão pela América Central
Cidade do Panamá
lugares América Central
Rio Celeste [Costa Rica]

Leia também: Quanto custa um mochilão pela América Central

2- Nicarágua e El Salvador

mochilão pela América Central - el tunco
El Tunco [El Salvador]
Nicarágua e El Salvador são os meus dois países preferidos na América Central. E não poderia ser diferente, afinal, ambos destinos são os grandes amigos dos mochileiros econômicos que viajam por essa região.

Reserve pelo menos dez dias do seu roteiro pela Nicarágua.

Por lá, conheça a badalada San Juan del Sur, a tranquila Isla Ometepe, a histórica Granada e a divertida León.

Em El Salvador, não se deixe enganar pela fama e estereótipos sobre o país. Com um território menor do que o estado de Sergipe, viajar por aqui é bem fácil e barato.

No quesito praias, as duas que recomendo são El Cuco e El Tunco.

Depois de relaxar alguns dias no litoral, vá para Santa Ana, a segunda maior cidade do país. Essa cidade é uma ótima base para visitar lugares como o Vulcão Santa Ana, o Lago Coatepeque e  ruínas maias.

viagem pela América Central
La Peñitas [Nicarágua]
como fazer um mochilão pela América Central
Lago Coatepeque [El Salvador]

Leia também: 7 motivos para viajar pela América Central

3- El Salvador e Guatemala

Guatemala
Guatemala

Nesse roteiro vamos manter as mesmas dicas para El Salvador e  trocar a Nicarágua pela região sul e central da Guatemala.

A Guatemala é um país bem grande e com diversos lugares bacanas para visitar.  Aliás, você poderia dedicar toda sua viagem para conhecê-la de norte a sul, ou então, focar em alguma região específica e colocar outro país – exatamente o que estamos fazendo aqui.

Reserve alguns dias para conhecer a cidade que foi a capital guatemalteca durante muitos anos: Antigua – a cidade colonial que é uma das mais agradáveis de todo o país.

Depois, siga viagem para a região do Lago Atitlán e conheça alguns vilarejos que estão ao seu redor, como San Marcos e San Pedro la Laguna.

Por fim, é hora de conhecer um dos lugares com o acesso mais difícil que já visitei: Semuc Champey. Apesar de não estar muito próximo à região sul do país, esse lugar é indispensável aos que viajam para a Guatemala.

viajar pela América Central - antigua
Antigua [Guatemala]

4- Guatemala e Honduras

Honduras
Parque Copán Ruínas [Honduras]
A Honduras costuma ser uma incógnita para os viajantes: ir ou não ir, eis a questão.

Conversei com muita gente que viajou por lá durante várias semanas e nunca tiveram nenhum problema com segurança. Outros, e os próprios hondurenhos que conheci, alertavam que era bom evitar certas regiões do país.

Na minha opinião, você deve incluir o país no seu roteiro caso tenha interesse em praticar mergulho. Afinal, Útila e Roatán são os lugares com melhor custo benefício para mergulhar em toda a América Central.

Além disso, na região oeste, perto de uma das fronteiras com a Guatemala, a cidade de Copán Ruínas é bem tranquila e vale a visita para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura Maia.

Pelo lado guatemalteco, aproveite para desbravar o norte do país.

A caribenha Livingston é uma boa opção de praia.

Além disso, a região do Rio Dulce também atrai muitos viajantes.

Outros destinos para completar esse roteiro de mochilão pela América Central são Semuc Champey e Tikal, ambos na Guatemala.

viagem pela América Central copan ruinas
Copán Ruínas [Honduras]

5- Belize e México

Belize
Caye Caulker [Belize]
Sol, ruínas maias, cenotes e o mar azul do caribe: é isso que te espera ao optar por esse roteiro. 

Apesar de estar localizada na América do Norte, a Rivera Maya, no México, é um destino bastante popular entre os brasileiros e que combina perfeitamente com Belize, esse último sim na América Central.

Para começar, a ilha Caye Caulker possui um bom custo-benefício em Belize. Com acomodações não muito caras e com diversas opções para alimentação, essa costuma ser a ilha mais procurada por mochileiros. 

Outros lugares no território belizenho que também merecem sua atenção são Hopkins e Placencia.

Na sequência, atravessar a fronteira entre Belize e México pode ser feita por terra ou mar.

Independente de qual seja sua opção, sugiro Bacalar como primeira parada do lado mexicano.

Após alguns dias neste paraíso – quase – secreto, é hora de partir para a Riviera Maya e conhecer lugares com Cancun, Playa del Carmem ou Tulum.

Com diferentes opções de estrutura para receber os turistas, essas são as principais cidade usadas como base para explorar essa parte do México.

Playa del Carmen
Playa del Carmen [México]

Evite este erro na sua viagem pela América Central

Não contratar um bom seguro para sua viagem à América Central é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso a sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

22 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro, parabéns pelo site Mutilo. Todos seus textos que li são muito bem escritos Segundo, estou planejando uma viagem em fevereiro de 2020 para América Central com a minha namorada e um casal de amigos. Como vou ter pouco tempo de férias, 15 a 20 dias, estava pensando em tentar conhecer “apenas” Guatemala e Honduras. Você acha possível nesse período extrair o melhor desses dois países?? E gostaria de saber sua opinião de onde seria o melhor lugar para desembarcar e se acha uma boa ideia um múltiplo destinos chegando por um país e saindo pelo outro e qual? Pelo que li dos seus textos tem lugares que não posso deixar de conhecer como Roatan, Semuc Chapey, Tikal, Copan, Atitlan. Enfim, parabéns pelo blog, muito bom mesmo

    • Faaala Gustavo, tudo bem?

      Que legal, fico feliz em saber que gostou do blog. =)

      De 15 a 20 dias dá pra fazer uma baaaita trip por estes dois países!

      Acredito que o melhor lugar para desembarcar seja a Cidade da Guatemala. Sobre comprar uma passagem múltiplos destinos, vai depender do preço também, pois voos na América Central costumam ser caros. Porém, se couber no seu orçamento, sem dúvida fará você economizar tempo – nem que seja apenas em alguns trechos.

      Acho que antes de decidir isso talvez seja legal você esboçar um roteiro, com a sequência das cidades que pretende visitar. Os Shuttles (transporte privado) podem ser uma saída também. Até porque em alguns destinos você só chega por terra.

      Abração!

  2. Oie Murilo:) Tudo bem?! Adorei seu blog e as dicas! São muito válidas para os mochileiros independentes. A minha dúvida é em relação a América Central e os possíveis países mais sinistros, vou viajar sozinha (como sempre :p) mas bateu um angústia pq li em alguns sites que a América Central não é muito segura. O que você acha ?! Alguma orientação ou dica! No mais agradeço dividir seus conhecimentos com a gente! Um abraço

    • Oi Angela, tudo bem?

      Que bacana!!! xD

      Fico contente em saber que você gostou das dicas!
      De fato, a fama da América Central não é das melhores. Mas olha, em seis meses não tive nenhum problema por lá.
      E nem conheci outros viajantes que tenham tido. Muitas, inclusive, eram mulheres viajando sozinha.

      As cidades turísticas me pareceram bem tranquilas. No mais, vale aqueles cuidados básicos que você teria em qualquer lugar da América Latina:
      – Não sair por ruas desertas sozinho durante a noite (e evitar pegar táxi na rua)
      – Atenção aos pertences em lugares muita gente
      – Não ostentar celular, câmera e objetos de valor…

      Abração!

  3. Olá Murilo, muito bom o blog, parabéns. Passei horas lendo diversos relatos a respeito desse destino que pretendo seguir no próximo ano, a América Central. Você mencionou o absurdo de se tentar conhecer todo o continente em um mês, o que já passou pela minha cabeça e concordo. Estou estudando um roteiro para 45 dias, o máximo mesmo que conseguiria organizar sem prejudicar trabalho. Você é favorável? Explique-me seus porquês. Um abraço.

    • Faaala Luca, tudo bem!?

      Fico feliz em saber que gostou do blog!

      Cara, a questão de que querer fazer todo o continente em 30 dias, é que muita coisa ficará de fora. Por isso eu prefiro priorizar um ou outro país. Mas é questão de gosto também…. hehehe

      Em 45 dias dá pra conhecer muuuita coisa e fazer uma bela viagem… Dá pra ir do Panamá ao México, e aí você prioriza aqueles lugares que tem mais vontade de conhecer…
      xD

      Abraço!

  4. Oi, Murilo! Tudo bem?
    Tenho lido as dicas do seu blog pois estou montando minha viagem pela America Central.
    Ficarei 45 dias viajando e pretendo passar por Guatemala, Belize, Honduras, Nicaragua e Costa Rica (de la irei para a Colômbia para iniciar meu intercambio) nessa ordem.
    Minha principal dúvida é qual a melhor opção para chegar em Belize saindo da Guatemala e como seguir para Honduras depois. Quais cidades você indica em Belize? Não poderei gastar muito pois ainda terei mt chão depois de lá, mas não quero deixar de conhecer!
    Ajuda essa pessoa perdida! hahahaa
    Beijo!

    • Oi Bianca,

      Eu fui de ônibus, de Flores (Guatemala) até Belize City (Belize). Em Belize City fui direto para o porto de onde saem os barcos para Caye Caulker (único lugar que conheci em Belize)…

      Para seguir pra Honduras você vais ter que voltar e passar novamente pela Guatemala… Em Honduras conheci apenas Copán Ruínas, que é perto de uma das fronteiras com a Guatemala.

      Não sei se vale a pena ($$$) você subir, passar poucos dias em Belize e depois descer de novo… Lembrando que tem uma taxa de uns US$ 20,00 para você sair de Belize…

      Abraço

  5. Olá, Murilo, muito úteis suas dicas!
    Um casal de amigos foi morar na capital da Costa Rica e estou pensando em visitá-los em maio. Como a passagem de avião direto para San José custa uma pequena fortuna, pensei em combinar essa viagem com o Panamá, como você mesmo diz em um dos roteiros. A minha dúvida é em relação à logística: o mais fácil e econômico seria comprar uma passagem de ida e volta de SP (onde moro) para a Cidade do Panamá, fazendo os deslocamentos internos à parte, e tendo que voltar da Costa Rica ao Panamá no fim da viagem? Você teria alguma outra opção?
    Abs,
    Arícia

    • Oi Arícia!!!

      Estou meio por fora de preço de passagem aérea, mas realmente pra Costa Rica é beem carinha!
      Isso que você mencionou é uma possibilidade… Teria que comparar certinho os preços das passagens pra ter certeza qual fica mais barato.

      Outra possibilidade é comprar uma passagem múltiplos destinos, por exemplo, SP- Cidade do Panamá; Cidade do Panamá – San José; e San José – SP..Algo nesse sentido… Algumas vezes comprar a passagem desse jeito da pra economizar uma grana….
      Abaixo link do post que eu ensino a comprar passagem dessa maneira (caso você não saiba)…

      https://www.voltologo.net/comprar-passagem-aerea-barata/

      Se preferir comprar ida-volta por um mesmo lugar, lembre-se de verificar quanto vai ficar os deslocamentos internos… A Ticabus é uma empresa de ônibus que faz várias cidades da América Central… No site deles você pode consultar os preços.

      Espero ter ajudado!

      Abraço

  6. Olá MuriloPagani,

    Sigo o teu blog e é muito bom e inspirador 🙂

    Certo que ainda vamos em Novembro 2016, mas já ando a planear as minhas férias de Julho 2017, desta vez pretendo conhecer América Central (Panamá e Costa Rica). Sou Português, então vou partir de Lisboa, uma preocupação é a viagem de ida e volta (fica mais barato ser do mesmo local).

    Vou tirar 18 dias para o circuito, o que aconselha? Eu efetivamente gostava de começar na cidade do panama, san blas, bocas del toro e seguir para a Costa Rica. Achas viável regressar para a Cidade do Panama para a viagem de regresso a Lisboa? Qual o tempo despendido entre essas viagens?

    Obrigado pela tua ajuda.

    Abraço,
    Diogo

    • Oi Diogo, tudo bem???

      Muuuito bom saber que você gosta do blog! Fico super feliz!

      Esse tempo da pra conhecer bastante coisa nesses dois países!
      Recomendo 3 para San Blás, 2 para Bocas e 2 para Panama City é uma boa divisão!

      Na Costa Rica não deixe de conhecer La Fortuna!

      Sobre regressar ou não ao Panamá, realmente imagino que a passagem aérea seja mais barato indo e voltando pelo mesmo destino. Mas lembre-se de que você terá os gastos para voltar ao Panamá. Entre as duas capitais são quase 15 horas de ônibus eu acho. Consulte os preços da empresa Ticabus para você ter uma ideia de quanto vai gastar, e compare com o valor da passagem aérea múltiplos destinos para ver qual compensa mais!

      Espero ter ajudado!

      Abraço

  7. Aloo Murilo! Estou a pensar ir com um grupo de amigas fazer alguns países da América central! Temos 40 dias, e estamos indecisas entre América central e América do Sul, por isso estamos a tentar perceber quanto fica em questões monetárias a América central. Podes-me dar uma dica? Não queremos fazer só dois países, queremos pelo menos 4!

    • Olá Mafalda!

      Com esse tempo vocês podem fazer a junção de 2 roteiros que sugeri.
      Como Costa Rica e Panamá são os países mais caros da América Central, acho uma boa que comecem pela Nicarágua.

      Um roteiro que acho bem bacana seria: Nicarágua- El Salvador- Guatemala e México. No caso vocês podem comprar uma passagem múltiplo- destinos com a ida para a Nicarágua e voltando pelo México (ou ao contrário).

      Abz
      Murilo

  8. Olá Murilo ….lendo aqui suas dicas..parabéns, muito bacana!! |Pretendo fazer uma viagem para o Mexico e quero incluir Guatemala, na realidade gostaria de fazer Mexico e America Central toda. Infelizmente terei no máximo 20 dias em out/16 …estou cheia de dúvidas, receios e medo mesmo!! Não sou mais tão jovem e nunca mochilei na vida, já viajei fora do Brasil sozinha, mas foi diferente: hotel, passeios, traslado, tudo previamente combinado!! Mas desta vez quero “arriscar” e mochilar…vamos ver no que dá!!! Quero descer a partir de Guadalajara, por isso acho q os dias que terei são poucos para ver tanta coisa. Alguma sugestão?? Agradeço e continuarei lendo aqui, enquanto aguardo sua resposta!! Abraços Isabel

    • Oi Isabel, tudo bem?
      Que bom que está gostando! xD

      México e Guatemala combinam muito bem em um roteiro, mas sinceramente acho 20 dias pouco para os dois.
      Digo isso porque o México é gigante e tem muita coisa boa pra conhecer por lá.
      Eu faria a viagem apenas para o México e deixara a Guatemala para uma próxima oportunidade.

      Não conheço Guadalajara mas escutei muito bem sobre a cidade.Começar de lá e descer é uma boa!
      Algumas cidades que eu acho interessante e que talvez você também queira pesquisar mais sobre elas (não conheço todas mas estão na minha lista…hehehe): León- Guanajuato- Cidade do México- Puebla- Oaxaca- Palenque- San Cristobal de las Casas e o estado de Quintana Roo, onde está a Riviera Maia (Holbox, Cancun, Playa del Carmen, Tulun e Bacalar)

      Se puder pesquisa rapidamente sobre cada uma delas e veja quais fazem o seu perfil de viagem.

      Sobre a Riviera Maia e Cidade do México temos dicas aqui no blog mesmo.

      Abz

  9. Olá!
    primeiro muito obrigada pelas dicas.. Estou mais segura agora. Vou a costa rica para um congresso, a proveito e fico dois meses…e vou sozinha, o que almenta um pouco mais minha tensão.

    minha pergunta é a seguinte, você acha viavel e mais barato ficar acampado que em holstels?
    pergunto pq adoro acampar, alem de ser relativamente mais barato. Me preocupo com isso agora por conta da alta do dolar ! também, como estou sozinha, não tenho com quem estar eventualemente dividindo o peso do equipamento, isso é uma outra coisa a se considerar…

    minha terceira opção seria levar uma rede incrivel e levinha que tenho. Como na america central o forte tbm são as praias, imaginei que pudesse conseguir com facilidade lugares que oferecessem lugares para pendurar as redes…você sabe dizer?

    obrigada!

    =)

    • Oi Bárbara!
      Com certeza acampar será um pouco mais barato do que hostels. Inclusive, há muitos hostels que disponibilizam
      um área para camping. Ou seja, você pode usar toda a infraestrutura do hostel e ainda paga bem menos por isso.

      Em relação a rede tenho um pouco de receio por causa dos seus pertences (no caso, onde você os guardaria). Se ficar em um lugar com
      armário/cadeado é uma boa. Não vi nenhum hostel disponibilizando lugares para pendurar redes durante a minha viagem. Mas a verdade é que também nem procurei me informar… Acredito que seja possível em muitos lugares, mas seria bom se informar diretamente com os hostels antes de ir!

      Espero ter ajudado,
      Murilo

  10. Oi Murilo, tudo bem!? Primeiro parabéns pelo blog, maravilhoso!!! Estou pretendendo visitar Amerixa Central na minha próxima viagem.. Já havia pesquisado sobre San Blas e me encantei com a ideia/proposta do lugar! Bom, primeiramente pensei em Colombia e Panamá, mas agora estou pensando no México! Não sei se é interessante (logisticamente falando) fazer os 3 países… Ou se troco Colombia pelo México! Ahhh, sabe me dizer qual o melhor período para visitar esses lugares!? Desde já obrigada… E sinta-se à vontade para opinar sobre minha ideia de destino! Bjos

    • Olá Luciana,
      Que bom que está gostando!
      Todos esses três países são incríveis! Colômbia e México foram os meus favoritos durante a viagem que fiz.
      Colômbia e Panamá são uma boa ideia para uma única viagem. Você poderia fazer o Norte da Colômbia e uma parte do Panamá. Incluir o México na mesma trip é inviável logisticamente, principalmente se você não tiver muito tempo.
      Você pode dedicar uma viagem de férias exclusivamente para o México, sem medo. O país é fantástico, porém requer tempo para conhece-lo. Só para vc ter uma ideia, passei 25 dias por lá e não conheci nem 1/3 das cidades que gostaria.

      É complicado falar de melhor período para México e Colômbia. Vai depender muitoo de quais cidades em cada país você quer visitar!

      Um abraço,
      Murilo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here