
Não dá pra negar: o mar, de fato, é a grande atração da cidade. No entanto, há muito mais o que fazer em Ubatuba do que simplesmente ficar à toa na areia.
É certo que passar alguns dias sem nenhum compromisso apenas ouvindo o som das ondas é um passatempo que pode – e deve – fazer parte da sua viagem. Porém, saiba que é possível montar um roteiro pra lá de movimentado, se assim você quiser, claro.
Contudo, para que consiga aproveitar ao máximo os seus dias de lazer em Ubatuba, é importante que você saiba de antemão o que pode esperar de cada pedaço de areia por estas bandas. Afinal, com mais de cem praias a sua disposição, um itinerário que serve pra mim pode não ser tão atraente para você.
E, neste post, além de te contar quais são os principais programas para fazer em Ubatuba, também explicarei mais detalhes sobre cada um deles, para você entender se deve ou não inclui-los na sua viagem.
Leia também:Melhores praias, bairros e lugares para ficar em Ubatuba
1- Praias do sul
A primeira coisa que você deve fazer em Ubatuba, ou melhor, antes mesmo de chegar à cidade, é entender as diferenças entre as praias do norte e do sul.
Em ambas as direções você encontrará ótimos lugares para colocar o bronzeado em dia. Porém, se você curte praias com estrutura pé na areia, ou ao menos uma boa oferta de barraquinhas e vendedores ambulantes, as praias do sul certamente atenderão melhor as suas expectativas de um dia de praia.
Reinando praticamente em absoluto e com uma lotação que costuma me dar agonia, a Praia Grande tem o metro quadrado de areia mais concorrido de Ubatuba. Nem mesmo sua boa estrutura na orla e os quiosques a beira a mar me chamam a atenção durante a alta temporada. Quer aproveitar estes serviços? Ou vá em períodos mais vazios, ou leve uma dose reforçada de paciência junto com as suas parafernálias de praia.
Próximo a Praia Grande, alguns lugares que me parecem uma escolha mais acertada são a Praia da Enseada, Praia das Toninhas e Praia do Tenório.
No extremo sul da cidade, trechos que estão sempre cheios, porém, rendem um dia bacana são a Praia de Maranduba e a Praia da Lagoinha. Essa última, inclusive, oferece ainda um riacho no seu canto esquerdo para nos livrarmos do sal da água do mar.
Para quem estiver em busca de locais mais selvagens pelo lado sul, a dica é ir para a Praia Dura, onde você pode conhecer também a Praia Brava, Praia Vermelha do Sul e a Praia da Fortaleza.

Leia também:7 chalés em Ubatuba que realmente valem a pena
2- Praias do norte
Na contra mão das praias do sul – literalmente – as praias do norte de Ubatuba tendem a ser mais rústicas, com menos estrutura e mais preservadas. Mas é claro, nos meses mais disputados você não ficará sem bebida gelada e petiscos a beira-mar.
Por estas bandas, algumas das praias que valem a visita, são:
– Praia do Félix: não muito grande, com algumas árvores para sombra – mas chegue cedo! – mar não muito agitado e ambiente familiar.
– Praia de Itamambuca: estilo praiona, com mar agitado e point dos viajantes surfistas de plantão. Famílias também aproveitam o local, principalmente no seu canto direito por onde também passa o Rio Itamambuca.
– Praia do Prumirim: boa pinta, com um cenário pra lá de fotogênico, bons quiosques pé na areia, porém, com mar de tombo e pouco indicado para crianças e banhistas menos experientes.
– Praia da Almada: escolha certeira para quem busca relaxar, mar calmo e boas opções de serviços a beira-mar. A estrada até lá, no entanto, requer atenção redobrada dos motoristas da rodada.

Leia também:8 hostels em Ubatuba que realmente valem a pena!
3- Cachoeiras
Depois de salgar o corpo na água do mar, outra coisa que você não pode deixar de fazer em Ubatuba é se refrescar nas águas de uma cachoeira. E, para isso, o grande destaque da cidade por conta do fácil acesso e pelo visual privilegiado é a Cachoeira do Prumirim.
Para quem estiver dependendo do transporte público, basta pegar qualquer ônibus em direção as praias do norte e pedir ao motorista para avisa-lo quando chegar no ponto da cachoeira. Já os viajantes motorizados podem deixar o carro nos estacionamentos ao lado da rodovia.
A partir da rodovia – numa entradinha discreta ao lado da placa “Cachoeira do Prumirim”, bastam quinze minutos de caminhada para chegar à primeira queda d’água. Caminhe devagar e com atenção porque alguns trechos podem estar escorregadios.
Para fugir do horário de pico, evite o ir até lá no final da tarde, que é quando a maioria das pessoas também vão logo após o dia de praia.

4- Ilha Anchieta
Um verdadeiro parque de diversões para os amantes de praias e trilhas, assim pode ser definida a Ilha Anchieta. Portanto, se esse é o seu perfil, reserve um dia da sua viagem a Ubatuba para conhecer o local.
Como se não bastasse, além da natureza preservada, a ilha também instiga a curiosidade dos viajantes pelo fato de já ter abrigado um presidio até meados dos anos 50. As ruínas da antiga prisão permanecem por lá até hoje e acabam sendo uma atração à parte.
A maneira mais comum para visita-la – e menos proveitosa – é através de um passeio de escuna que inclui uma parada de duas horas por lá. Porém, acredite, é pouquíssimo tempo para aproveitar tudo o que há na Ilha Anchieta.
Para não sair com a sensação de que não conseguiu curtir como deveria, a dica é contratar algum barqueiro que leve você e seu grupo logo pela manhã, e passar o dia inteiro por lá.
Vá preparado para não chatear seu estômago e leve tudo o que for consumir durante o dia – não há nenhum quiosque ou lanchonete na ilha.

5- Ilha das Couves
Visitar a Ilha das Couves não é um passeio que eu 100% recomendo para você fazer em Ubatuba. Isso porque, apesar do lugar ser um destino invejável, o turismo sem controle durante a alta temporada faz com que a experiência dos viajantes sejam muitas vezes frustrante, e o impacto causado a este refúgio natural é incalculável.
Portanto, considere visitá-la somente se sua viagem for durante os períodos menos concorridos.
Para chegar lá o primeiro passo é ir até a Vila de Picinguaba, e na vilazinha pegar um barco que te levará à ilha. O percurso de ida e volta costuma sair aproximadamente R$ 70,00 por pessoa.
Se for pra passar o dia leve seus próprios comes e bebes para enganar a fome. E, obviamente, traga todo o seu lixo de volta ao continente.

6- Trilha das Sete Praias
Depois de muitas idas e vindas à cidade, a Trilha das Sete Praias finalmente entrou na minha lista do que fazer em Ubatuba durante a minha última viagem. E, como já era esperado, o percurso é realmente merecedor de um dia inteiro do seu roteiro.
Apesar da trilha não ser tão curta – são cerca de dez quilômetros – a maior parte do caminho não exige muito esforço físico. Tanto é, que para você ter uma ideia, eu completei o trajeto em quatro horas, mesmo parando bastante para tirar fotos. Quem for aproveitar o banho de mar em cada uma das praias obviamente gastará mais tempo no caminho.
De todas as paisagens que a trilha nos proporciona as minhas favoritas foram a Praia do Cedro, Praia Grande do Bonete e Praia do Bonete. As praias de inicio/fim da trilha, Praia da Lagoinha e Praia da Fortaleza, também têm seus encantos e rendem momentos despreocupados de frente para o mar.

Leia também: Pousadas em Ubatuba | As melhores e as mais baratas
7- Restaurantes em Itaguá
Comer bem pode ser uma realidade durante os seus dias em Ubatuba. E, a melhor região para provar as delícias da cidade é o bairro central de Itaguá. Apesar de pequeno, por lá não faltam bons bares, restaurantes e até mesmo lanchonetes mais arrumadinhas.
O Rei do Peixe, Rei do Camarão, Tio Sam Restaurante e Pizzaria e o Sabor do Mar são alguns dos mais concorridos e estão sempre cheios. Não espere em nenhum deles, porém, ambientes requintados e com firulas. Pelo contrário, fazem a linha salão grande e animado.
Já um lugar que eu sempre volto, apesar do atendimento deixar a desejar, é o Ki-Beirute Esfiharia e Restaurante. Além de uma filial no Shopping Porto Itaguá, ideal para quem quer comer algo rápido, eles também tem outros dois estabelecimentos mais adequados para quem quer passar mais tempo fazendo sua refeição.
Além das tradicionais esfihas abertas de diversos recheios, porção farta e preço camarada, você encontra outros sabores árabes e até mesmo pratos executivos do dia a dia. Uma escolha certeira que costuma agradar a todos.

# Dica bônus do que fazer em Ubatuba: Tomar um casadinho
Uma combinação simples e que deixa os meus dias melhores: açaí com sorvete de leite ninho. Esse é o tal casadinho oferecido por praticamente qualquer sorveteria do centro de Ubatuba.
Apesar de todos serem muito parecidos, sempre acabo indo no Sorvetes da Dri, onde o copo de 300ml com direito a três acompanhamentos sai por R$ 10,00.

Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas do que fazer em Ubatuba? Me conta aí nos comentários! 🙂
3 lugares para se hospedar em Ubatuba ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Ecotrip Hostel costuma ser minha primeira opção. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Mar Azul tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Parque Atlântico. » Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ubatuba |
Oi Murilo! Tudo bem?
Amei suas dicas!, já fomos conhecer Ubatuba e adoramos agora estamos programando de ir nas nossas férias de junho ( seria bem no início do mês), gostaria de saber se é um mês bom pra ir, se dá pra aproveitar a praia e conhecer ilhas?
Obrigada
Oi Juliana, tudo bem e você?
Ubatuba é legal demais, né?!
Apesar de toda a imprevisibilidade do clima em Ubatuba, começo de junho costuma ser um bom período, sim. Ainda costuma fazer bastante sol, e, se comparado ao verão, chove menos!
Abraço
Olá Murilo!
Suas dicas são ótimas! Bem explicado. Dá vontade de conhecer tudo!
Parabéns!
Estou programando uma viagem esse mês com a família.
Quais as melhores praias para ir com crianças?
Gratidão
Oi Adriana, tudo bem?
Quem bom, fico feliz em saber que gostou das dicas do que fazer em Ubatuba! 🙂
Sobre as praias, vou deixar abaixo algumas opções:
Litoral Sul: Praia de Maranduba, Lagoinha e Domingas Dias (essa última, sem estrutura!).
Litoral Norte: Praia do Félix (pouca estrutura) e Praia de Ubatumirim.
Mas é claro, essas são apenas algumas opções. Há muitas outras na cidade!
Vou deixar abaixo o link de outro texto que pode te ajudar, ok?!
>>>https://www.voltologo.net/praias-em-ubatuba-dicas/
Abraço!
Olá. Gostaríamos de visitar a aldeia boa vista Ubatuba. Como faço? Agendar teria contato alguma dica?
Oi Adriana, tudo bem?
Infelizmente não tenho dicas sobre a Aldeia Boa Vista e nenhum contato de lá! =(
Abraço!
Boa tarde Murilo
Estou indo para Ubatuba amanhã, vou ficar na praia de Toninhas. Gostaria de saber qual cachoeira mais próxima para eu ir com meus filhos.
Obrigada e parabéns!!
Monica
Oi Monica, tudo bem?
A Cachoeira do Ipiranguinha é uma das mais próximas do centro, e fica a 12 km da Praia das Toninhas.
Outra que gosto bastante é a Cachoeira do Prumirim, mas fica a 27 km da Praia das Toninhas.
Espero que aproveitem os passeios em Ubatuba!
Abraço
Oi Murilo! Td bem? Dicas bem bacanas hein? Uma pergunta: como é a condição das vias dentro da cidade? Me refiro às ruas/estradas, para ir de carro para as praias: são ruas/estradas seguras? Ou muito esburacadas? Dá pra estacionar próximo às praias? Coisas desse tipo… Obrigada! E Parabéns pelo blog!
Oi Cynthia, tudo bem?
Que bom que gostou das dicas de Ubatuba!
Depende muito da praia em si.
Algumas são bem ok. Mas outras são bem mais complicadas.
O ideal é pesquisar exatamente sobre as praias que você pretende visitar. De um modo geral, dá para parar próximo à praia, ou em algum estacionamento.
A Praia da Almada, por exemplo, é uma tremenda pirambeira para chegar. (Estrada de terra, estreita, muitas curvas, subidas e buracos.)
Na Praia da Fazenda, embora seja estrada de terra, o caminho é mais sossegado.
As praias do sul, possuem acesso mais fácil e sem grandes complicações!
Abraço
Adorei as dicas sobre Ubatuba!! Estou ansiosa para conhecer, vou com meu marido na nossa primeira viagem juntos. Estou com dúvida grande sobre alugar carro, vale a pena alugar um carro para ir a Ubatuba?
Oi Ludymila, tudo bem?
Que legal!
Na minha opinião, vale a pena alugar um carro, sim. Principalmente se vocês pretendem conhecer uma praia diferente todos os dias.
O transporte público em Ubatuba é lento, e para chegar em algumas praias, seria preciso caminhar bastante desde o ponto de ônibus até a areia.
Portanto, o jeito mais prático de conhecer as praias de Ubatuba é com um veículo próprio.
A exceção é se vocês forem ficar em alguma acomodação perto da praia, e pretendem ficar apenas nesta praia todos os dias.
Abraço!
Parabéns pelo post. Ótimas indicações.
Se puder, indique restaurantes e passeios que possamos fazer com pets, não encontrei essa informação em lugar nenhum. Eu e minha cãopanheira agradecemos muito.
Oi Ly, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou das dicas do que fazer em Ubatuba! =)
Infelizmente, no momento, não tenho nenhuma dica para você curtir com sua cãopanheira! =(
Nas próximas viagens vou me atentar a isso e procurar opções para quem viaja com os bichinhos também!
Abraço
Adorei suas dicas. Quero ir agora nos primeiros dias de janeiro. Obrigada!
Oi Isa, tudo bem?
Espero que aproveite os passeios em Ubatuba!
Abraço
Oi tudo bem? Estarei na praia de maranduba na próxima semana. Vc tem alguma indicação de motorista q faça passeios pelas praias de Ubatuba? Obrigada
Oi Telma, tudo bem?
Infelizmente não tenho o contato de nenhum motorista! =(
Abraço
Olá,tudo bem? Meu nome é Bruno,estou planejando uma viagem para Ubatuba de barraca,gostaria de saber quais as melhores opções para camping,quais as melhores praias e passeios trilhas etc… Muito Obrigado!
Oi Bruno, tudo bem?
Que bacana!
A Praia de Itamambuca tem uma boa oferta de campings. Como nunca acampei em Ubatuba, não sei te indicar nenhum por experiência própria!
Vou deixar abaixo o link de um texto onde indico 10 praias de Ubatuba que eu gosto bastante, ok?!
>>>https://www.voltologo.net/praias-em-ubatuba-dicas/
Abraço
O camping padangsurf é uma delícia. Fica na Praia de itamanbuca as margens do Rio itamanbuca.. Delícia demaisss
Oi Thaís, tudo bem?
Que legal, muito obrigado pela dica!
Anotada para a próxima vez que for a Ubatuba…
Abraço
Olá, meu nome é Maria, cheguei em Ubatuba hoje com minha família, estamos acomodados no centro, você cpnheve algumas cachoeira perto daqui???
Obrigada, abraços
Oi Maria, tudo bem?
Perto perto, não.
Tem a Cachoeira do Ipiranguinha a 8 km do centro, e a Cachoeira do Prumirim a 22 km do centro.
Abraço!
Bom dia, Bruno. Durante muitos anos, infância e adolescência, fiquei acampado no Camping do Itaguá. Recomendo. O Camping de Itamambuca tem uma boa estrutura também. Acredito que em qualquer das duas você terá uma boa acomodação. Bom divertimento.
Oi Sávio, tudo bem?
Muito obrigado por compartilhar as suas dicas!
Abraço
Oi Murilo. Tudo na paz e você?
Disponha!!!
Abraço!!!
Olá tenho viagem marcada para Ubatuba, gostaria de saber se tem algum lugar legal pra ir a noite tipo sábado a noite alguma balada ou algo parecido.
Oi Janaine, tudo bem?
Baladas e festas de grande porte, normalmente, acontecem apenas durante a alta temporada.
De qualquer forma, imagino que ainda não estejam acontecendo por causa da pandemia!
No centro e no bairro de Itaguá há muitos bares e restaurantes!
Abraço
Ótimas dicas!
Que bom que gostou das dicas do que fazer em Ubatuba, Lala! =)
Pensei em uma viagem em família aí veio Ubatuba na cabeça, e vim parar aqui kkk se você puder me tirar algumas dúvidas, é me dar mais algumas dicas, vou ficar muito feliz ! Já quero começar a coloca tudo no papel. Lhe aguardo, obrigada, beijoos !
Oi, tudo bem?
Que legal. Ubatuba é um bom destino para passear com a família! =)
Neste link você encontra todas as dicas que já escrevi sobre Ubatuba!
>>>https://www.voltologo.net/category/brasil/sao-paulo/ubatuba/
Mas é claro, se tiver alguma dúvida específica é só deixar o comentário em algum post que irei responder! 🙂
Abraço!
Gratidão !! Adorei
Que bom que gostou, Meyre!
Abraço
Otimas dicas!!!!!
Praias que não foram citadas, mas merecem, e quando vc for visitar Ubatuba novamente vá, são: Praia Lázaro (Praia badalada), Santa Rita (Escadarias para a foto perfeita), Dominges Dias (para mergulhar) e a Sununga (Com paredões e onde tem uma gruta a beira mar que chora!!!) -São incríveis!”
Ah, tem também a trilha das paiias desertas…. 11 praias…. Essa eu não conheço..mas um dia vou!
Que show! A Sununga eu conheço, bem legal mesmo.
Eu fiz a Trilha das 7 praias, será que é a mesma?!
Abraço!
Olá, gostei das dicas,eu queria saber qual seria o melhor lugar de se hospedar em Ubatuba que fica próximo as essas praias que precisa ir de barco?
Faala Anibal, tudo bem?
Que bom que gostou! =)
Abaixo o link onde explico com detalhes sobre qual a melhor região para se hospedar em Ubatuba, dependendo do estilo da viagem!
>>>https://www.voltologo.net/onde-ficar-em-ubatuba/
Abraço!
Adorei as dicas! Eu e meu marido estamos tentando montar um roteiro para quatro dias e está sendo uma loucura.. rsrsrsrs Muito lugar pra conhecer.
Oi Daniela, tudo bem?
Que bom que você gostou das dicas sobre o que fazer em Ubatuba! Realmente, tem muita praia linda por lá! rs
Espero que aproveite a viagem!
Abração
Adorei as dicas de o que fazer em Ubatuba. São tantas praias que é difícil escolher! Para mim a melhor dica foi, como você disse, ficar escutando o barulho do mar sem fazer nada! Amei o post!
Que bom que gostou, Lulu!
Realmente, ficar à toa na praia é bom demais! hahahaha
Abraço
Jamais imaginei que em Ubatuba tivesse tanta coisa interessante, adoro praia. Fiquei com muita vontade de conhecer.
Tem muita coisa legal mesmo, Cynara!
Abração
Nossa, fui algumas vezes à Ubatuba, mas tem tanta praia por lá que acho que fui muito pouco rs. Quero muito fazer a Trilha das Sete Praias, mas ainda não me sinto apta à esses 10km não, mesmo você já dizendo que não é tão pesada assim. Amei o post e já salvei aqui para conhecer o que ainda não conheço.
Eu já fui vááárias vezes e não dou conta de conhecer todas as praias que quero!
Sem falar que sempre acabado fazendo alguns repetecos dos quais não abro mão! hahaha
Que bom que gostou das dicas, Juliana!
Abração
Eu sou da vibe da parte inicial do texto, ficar de boa só vendo o tempo passar, rs… Mas com tanta coisa legal pra fazer em Ubatuba, não vai ter jeito, quero conhecer tudinho! Amei as dicas! Bjao!
Que bom que gostou, Cris!
Abração!
Nunca fui para o litoral paulista, mas sempre ouvi falar muito bem das praias de Ubatuba e este é um destino que gostaria muito de conhecer.
Com suas dicas ficou mais fácil organizar esta viagem, obrigada por compartilhar, excelente post!
Ubatuba é meu cantinho favorito no litoral de São Paulo, Gisele!
Vale super a pena conhecer (embora eu seja suspeito!) hahaha
Abração