Não dá pra negar: o mar, de fato, é a grande atração da cidade. No entanto, há muito mais o que fazer em Ubatuba do que simplesmente ficar à toa na areia.
É certo que passar alguns dias sem nenhum compromisso apenas ouvindo o som das ondas é um passatempo que pode – e deve – fazer parte da sua viagem.
Porém, saiba que é possível montar um roteiro pra lá de movimentado, se assim você quiser, claro.
Contudo, para que consiga aproveitar ao máximo os seus dias de lazer em Ubatuba, é importante que você saiba de antemão o que pode esperar de cada pedaço de areia por estas bandas. Afinal, com mais de 100 praias a sua disposição, um itinerário que serve para mim pode não ser tão atraente para você.
E, neste post, além de te contar quais são os principais passeios para fazer em Ubatuba, também explicarei mais detalhes sobre cada um deles, para você entender se deve ou não inclui-los na sua viagem.
A Praia do Bonete, acessada durante a Trilha das 7 Praias, é uma das mais lindas de Ubatuba
# Dicas do que fazer em Ubatuba
1- Praias do sul de Ubatuba
2- Praias do norte de Ubatuba
3- Área central de Ubatuba
4- Cachoeiras em Ubatuba
5- Ilha Anchieta
6- Ilha das Couves
7- Trilha das 7 Praias
» O que fazer em Ubatuba no inverno ou com chuva?
» O que fazer em Ubatuba à noite?
» Roteiro de 4 dias em Ubatuba
» Reservar passeios em Ubatuba
# Como fazer os passeios em Ubatuba?
A melhor maneira de fazer os passeios em Ubatuba é com um carro próprio. Isso porque, além do transporte público na cidade não ser dos melhores, é provável que haverá longas distâncias a serem vencidas no seu roteiro.
Dá para se locomover de ônibus entre as praias de Ubatuba? Até dá. Porém, você precisará de uma dose extra de paciência para fazer os deslocamentos.
Se essa for a sua única opção, deixo algumas dicas para utilizar o transporte público em Ubatuba:
» Hospede-se no centro da cidade, pois você estará ao lado do terminal de onde saem os ônibus para as praias do sul e do norte.
» Sempre consulte os horários atuais de ida e volta, preferencialmente um dia antes do seu passeio.
» Tenha em mente que, dependendo do seu destino final, o ônibus te deixará na rodovia, e você precisará completar o caminho até a praia andando.
» Aplicativos de corrida costumam funcionar razoavelmente bem na área central da cidade. Porém, voltar de uma praia mais afastada – especialmente as do norte – pode te dar uma dor de cabeça: tanto para encontrar um motorista disponível, como também para conseguir sinal de internet.
Além disso, algumas atividades exigirão que você contrate algum tipo de serviço. Como, por exemplo, os passeios de barco em Ubatuba. Neste caso, você pode fazer sua reserva quando chegar lá.
Na descrição de cada passeio você encontrará informações de agências e receptivos turísticos para contatar. Adianto, porém, que se você viajar durante a semana e na baixa temporada, as chances de um grupo se formar serão menores.
Por outro lado, durante os meses de verão, feriados ou finais de semana, os passeios acontecem regularmente.
A Praia do Alto é um refúgio escondido ao norte de Ubatuba
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Ubatuba
1- Praias do sul de Ubatuba
As praias ao sul de Ubatuba têm perfis mais urbanos e são as que oferecem melhor estrutura turística para os visitantes: tanto vizinhança adentro, como também à beira-mar.
Aliás, é por estas bandas que estão alguns dos melhores bairros para fica em Ubatuba. Afinal, há uma boa oferta de acomodações de todos os preços.
Ou seja: se você gosta de sentar em um quiosque que já tenha tudo o que você precisa para passar o dia, reserve uma parte do seu roteiro para conhecer as praias desta região.
Na divisa com o munícipio de Caraguatatuba, e a quase 30 quilômetros do centro de Ubatuba, a Praia de Maranduba se destaca pelo ambiente familiar, mar calmo e boa estrutura comercial.
Ao seu lado, a Praia da Lagoinha também conquista os viajantes com o seu mar calminho e boa oferta de acomodações. No entanto, tenha em mente que não há quiosques na areia, apenas trailers móveis nos períodos de maior movimento.
Outras duas praias que tem um astral semelhante às suas vizinhas são as Domingas Dias e Lázaro – ambas sempre são muito elogiadas pelos viajantes.
Por fim, seguindo em direção ao centro de Ubatuba, outras três praias que estão entre as mais movimentadas e que possuem boa estrutura na areia são as Enseda, Toninhas e Praia Grande. Estas, porém, possuem o mar mais agitado.
A Praia da Lagoinha tem ambiente familiar é ótima para quem viaja com crianças a Ubatuba
2- Praias do norte de Ubatuba
Na contra mão das praias do sul – literalmente – as praias do norte de Ubatuba tendem a ser mais rústicas, com menos estrutura e mais preservadas.
Porém, é claro, nos meses mais disputados você não ficará sem bebida gelada e petiscos à beira-mar.
Situada a 16 quilômetros do centro de Ubatuba, a Praia de Itamambuca é uma das mais famosas da cidade. E, é também, umas das com melhor estrutura ao norte – tanto para passar o dia como também para se hospedar.
Muito próxima à Itamambuca está a familiar Praia do Félix. Apesar da pouca estrutura, seu cenário paradisíaco é um presente e tanto para os viajantes. Além disso, é a partir desta praia que dá para visitar a pequenina e fotogênica Praia do Português.
Na sequência, a Praia do Prumirim também merece entrar na sua lista de praias para visitar em Ubatuba. Embora tenha mar de tombo que exige cuidado por parte dos banhistas, oferece bons quiosques na areia, e a possibilidade de esticar o passeio até a Ilha do Prumirim.
Por fim, outros dois pedaços de areia para conhecer ao norte de Ubatuba são a Praia do Puruba e a Praia da Almada. Apesar de ambas terem estrutura de quiosques à beira-mar, chegar lá requer paciência e atenção para percorrer trechos de estrada de terra.
A Praia da Almada é uma das últimas ao norte de Ubatuba
3- Área central de Ubatuba
Pode-se dizer que o centro de Ubatuba é formado por dois bairros: o centro propriamente dito, e o seu vizinho Itaguá. E, embora nenhum deles tenha praia própria para banho, são regiões que costumam entrar em um roteiro pela cidade.
Além de serem vizinhanças repletas de hospedagem, tanto o centro como também Itaguá possuem uma grande variedade de bares e restaurantes. Portanto, para os viajantes que prezam por uma programação gastronômica, vale a pena reservar um tempo para provar os cardápios que se encontram nestes endereços.
Além disso, também há alguns pontos turísticos em Ubatuba que estão neste burburinho central.
O lugar mais famoso, e que é uma excelente dica do que fazer em Ubatuba com crianças, é a Fundação Projeto Tamar – que tem como grande missão promover a recuperação de tartarugas marinhas. Consequentemente, um papel importante desempenhado pela organização é a educação ambiental.
Outra do que fazer em Ubatuba além das praias é perambular pela sua ferinha de artesanato que acontece à noite, no centro da cidade.
Por fim, saiba que ao lado de Itaguá também há algumas praias que você pode incluir no seu itinerário: Praia do Tenório, Praia Vermelha do Centro e Praia do Cendro.
Enquanto Tenório e Cedro são boas pedidas para os banhistas, sendo que nesta última é preciso fazer uma pequena trilha para chegar à faixa de areia, a Vermelha é bastante procurada por surfistas devido às boas ondas.
Bairro de Itaguá, na área central de Ubatuba
4- Cachoeiras em Ubatuba
Depois de salgar o corpo na água do mar, outra coisa que você não pode deixar de fazer em Ubatuba é se refrescar nas águas de uma cachoeira.
E, para isso, o grande destaque da cidade por conta do fácil acesso e pelo visual privilegiado é a Cachoeira do Prumirim.
Para quem estiver dependendo do transporte público, basta pegar qualquer ônibus em direção as praias do norte e pedir ao motorista para avisá-lo quando chegar no ponto da cachoeira.
A partir da rodovia – numa entradinha discreta ao lado da placa “Cachoeira do Prumirim”, bastam 15 minutos de caminhada para chegar à primeira queda d’água. Caminhe devagar e com atenção porque alguns trechos podem estar escorregadios.
Para fugir do horário de pico, evite o ir até lá no final da tarde, que é quando a maioria das pessoas também vão logo após o dia de praia.
Além disso, também há outras cachoeiras em Ubatuba que você pode visitar. No entanto, de modo geral, o acesso à estas outras é mais distante, sendo que em algumas você precisa de acompanhamento de guia para o passeio.
Em todo caso, se tiver interesse, se informe também sobre a Cachoeira da Renata, Cachoeira da Água Branca e Cachoeira da Escada. Esta última, esta localizada na divisa entre Ubatuba e Paraty.
Cachoeira do Prumirim é uma das que possui acesso mais fácil em Ubatuba
5- Ilha Anchieta
Um verdadeiro parque de diversões para os amantes de praias e trilhas, assim pode ser definida a Ilha Anchieta. Portanto, se esse é o seu perfil, reserve um dia da sua viagem a Ubatuba para conhecer o local.
Como se não bastasse sua natureza preservada, a ilha também instiga a curiosidade dos viajantes pelo fato de já ter abrigado um presidio até meados dos anos 50. As ruínas da antiga prisão permanecem por lá até hoje e acabam sendo uma atração à parte.
A maneira mais comum para visitá-la é através de um passeio de escuna que inclui uma parada de duas horas por lá. Porém, acaba sendo pouco tempo para aproveitar tudo o que há na Ilha Anchieta.
Para não sair com a sensação de que não conseguiu curtir como deveria, outra possibilidade é contratar algum barqueiro particular que leve você e seu grupo logo pela manhã, e passar o dia inteiro por lá.
Vá preparado para não chatear seu estômago e leve tudo o que for consumir durante o dia – não há nenhum quiosque ou lanchonete na ilha.
Ainda assim, se a solução mais prática para você é fazer o passeio de barco para a Ilha Anchieta, aqui estão algumas informações úteis:
» As escunas saem da Praia da Enseada, e uma das empresas que fazem este roteiro é a Mar Azul Turismo.
» Por falar em roteiro, o itinerário mais tradicional é o que passa na Praia Sete Fontes e finaliza na Ilha Anchieta. Normalmente, as saídas são de manhã, por volta das 11hs, e o regresso é no final da tarde.
» O passeio custa em torno de R$ 90,00 por pessoa. Além disso, há uma taxa de visitação que deve ser paga no Parque Estadual Ilha Anchieta, que custa aproximadamente R$ 16,00.
Praia das Palmas, na Ilha Anchieta
» Clique aqui para reservar os melhores passeios em Ubatuba
6- Ilha das Couves
Visitar a Ilha das Couves não é um passeio que eu 100% recomendo para você fazer em Ubatuba.
Apesar de ser um destino invejável, a lotação durante a alta temporada faz com que a experiência dos viajantes possa ser frustrante. Isso porque, devido ao fato das praias da ilha não serem tão grandes, é o tipo de local que perde parte do encanto quando está muito cheio.
Portanto, considere visitá-la somente se sua viagem for nos períodos menos concorridos.
Para chegar lá o primeiro passo é ir até a Vila de Picinguaba, e na vilazinha pegar um barco que te levará à ilha. O percurso de ida e volta costuma sair aproximadamente R$ 75,00 por pessoa.
Se for pra passar o dia leve seus próprios comes e bebes para enganar a fome. E, obviamente, traga todo o seu lixo de volta ao continente.
Caso você não queira ou não pode dirigir até a Vila de Picinguaba, que se encontra a 43 quilômetros do centro de Ubatuba, algumas agências oferecem passeios de lancha que saem de Itaguá e vão navegando até a Ilha das Couves.
Para ficar ainda melhor, alguns receptivos oferecem roteiros que incluem outros destinos de Ubatuba. Portanto, pode ser uma boa ideia para visitar mais de uma atração no mesmo dia. O maior senão é que estes passeios são mais caros, e vai depender da formação de um grupo para que aconteça.
Normalmente, o preço deste tipo de passeio gira em torno de R$ 180,00 por pessoa, e tem duração de seis horas.
No caso, você encontrará as agências que oferecem este tour na região de Itaguá, na própria orla da praia pelos arredores do Shopping Porto Itaguá.
Ilha das Couves
7- Trilha das Sete Praias
Depois de muitas idas e vindas à cidade, a Trilha das Sete Praias finalmente entrou na minha lista do que fazer em Ubatuba durante a minha última viagem. E, como já era esperado, o percurso é realmente merecedor de um dia inteiro do seu roteiro.
Apesar da trilha não ser tão curta – são cerca de 10 quilômetros – a maior parte do caminho não exige muito esforço físico. Tanto é, que para você ter uma ideia, eu completei o trajeto em quatro horas, mesmo parando bastante para tirar fotos.
Quem for aproveitar o banho de mar em cada uma das praias obviamente gastará mais tempo no caminho.
De todas as paisagens que a trilha nos proporciona as minhas favoritas foram a Praia do Cedro, Praia Grande do Bonete e Praia do Bonete.
Além disso, as praias de inicio/fim da trilha, Praia da Lagoinha e Praia da Fortaleza, também têm seus encantos e rendem momentos despreocupados de frente para o mar.
De modo geral, o percurso da trilha é bem demarcado e não é obrigatório fazer o circuito com guia – a menos que você queira.
No mais, tenha em mente que as praias do circuito são selvagens e sem estrutura. Algumas delas até têm um ou outro quiosque improvisado que podem estar abertos durante a alta temporada. No entanto, recomendo não contar com isso e levar seus próprios comes e bebes para o passeio.
A Praia do Cedro é uma das primeiras a serem visitadas para quem começa a trilha pela Praia da Fortaleza
# O que fazer em Ubatuba com chuva ou no inverno?
Sejamos realistas: Ubatuba é um destino de praia que possui atrações ao ar livre. Portanto, frio e chuva são condições que certamente atrapalharão – ao menos em parte – o seu roteiro de viagem.
Outra inconveniente realidade é que o clima em Ubatuba é bastante úmido o ano inteiro. Ou seja, quem vai à cidade e não pega nem ao menos um dia de chuva pode se considerar uma pessoa extremamente sortuda.
O período mais chuvoso em Ubatuba é de outubro a março. Nesta época, se estiver dentro das suas possibilidades vale a pena viajar com mais tempo para tentar compensar um dia ou outro de aguaceiro.
E, basicamente, a melhor dica do que fazer em Ubatuba com chuva é aproveitar os atrativos gastronômicos de lá. Alguns locais para ótimas comilanças – não necessariamente refeições do tipo almoço e jantar – são: Madallena Café, Casa Alma Zen, Padaria Integrale, Tachão de Ubatuba (doces caseiros) e Manuê Ubatuba.
Além disso, alguns atrativos que já foram mencionados antes também cumprem boa função para dias chuvosos. Como, por exemplo, a Feirinha de Artesanato, o Projeto Tamar e o Shopping Porto Itaguá.
Por fim, a boa notícia é que o inverno é a época em que menos chove em Ubatuba, portanto, dependendo do clima do dia, talvez até dê praia. Aliás, não é nenhuma raridade dias ensolarados durante o a estação mais fria do ano.
Ainda assim, se estiver gelado demais para entrar na água, aposte nas diversas trilhas que há em Ubatuba, como, por exemplo, a Trilha das 7 Praias.
E claro: as comilanças indicadas para os dias chuvosos também valem como recomendação do que fazer em Ubatuba no inverno. Afinal, nada melhor do que um cafezinho para esquentar o dia.
# O que fazer em Ubatuba à noite?
A vida noturna em Ubatuba segue a mesma dinâmica de outros destinos do litoral de São Paulo: agitada durante o verão e mais pacata nas outras estações do ano. Ainda assim, mesmo nos períodos de menor movimento haverá opções de bares e restaurantes para aproveitar a noite.
O maior burburinho é no centro e no bairro de Itaguá, afinal, é lá onde se encontra a melhor estrutura comercial da cidade. Em qualquer uma destas duas vizinhanças basta caminhar pela orla que você passará por diversos tipos de estabelecimentos.
No centro a avenida à beira-mar se chama Avenida Iperoig. E, em Itaguá, a via mais movimentada está, na realidade, uma quadra paralela à beira-mar: Rua Guarani. Em todo caso, a Guarani nada mais é do que a continuação da Iperoig, mas na área de Itaguá.
Por fim, alguns bares famosos em Ubatuba para incluir na sua programação noturna, são: Sullivan Bar e Cervejaria, Brewcicleta Cervejas e Blues on The Rocks.
# O que fazer em Ubatuba em 4 dias?
Há mil e uma possibilidades do que fazer em Ubatuba em 4 dias. E, o melhor roteiro para você, depende das suas intenções e da época da sua viagem.
Alguns viajantes, por exemplo, querem baixar acampamento na mesma praia o dia inteiro, sem ficar perambulando de canto em canto. E, se a viagem for durante a alta temporada, esse é um bom plano para não gastar tempo em congestionamentos.
Em todo caso, deixarei a seguir uma sugestão de roteiro em Ubatuba para quem preza por visitar uma boa quantidade de atrações diferentes. Porém, sinta-se à vontade para fazer as alterações que achar conveniente, afinal, nem todo tipo de passeio para fazer em Ubatuba vai agradar todo perfil de turista.
» Primeiro dia: Chegada, check-in na acomodação e restante do dia na praia mais próxima da sua hospedagem e final de tarde/noite em Itaguá.
» Segundo dia: Roteiro pelas praias do norte de Ubatuba, visitando 3 praias no mesmo dia. Minha Sugestão: Praia do Prumirim + Cachoeira do Prumirim, Praia do Félix e Itamambuca.
» Terceiro dia: Passeio de barco. No caso, escolha o roteiro para a Ilha Anchieta ou para a Ilha das Couves.
» Quarto dia: Vai depender do seu horário de volta para casa. Por isso, deixarei três sugestões de programação para o último dia:
– Trilha das 7 praias.
– Projeto Tamar e Praia do Tenório.
– Roteiro pelas praias do sul de Ubatuba. Minha sugestão: Praia da Lagoinha, Praia Domingas Dias e Praia do Lázaro.
3 lugares para se hospedar em Ubatuba ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Wanderlust Guest House possui excelente reputação. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Mar Azul tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Parque Atlântico. » Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ubatuba. |
Fala, Murilo! Tudo bom? Parabéns pelo blog, com certeza foi um grande achado pra mim e certamente vou continuar a acompanhar suas publicações. Minha família e eu estamos indo para Ubatuba pela quarta vez agora em dezembro e estamos procurando lugares novos para visitar em Ubatuba, Trindade e Paraty. Já fomos para a Ilha Anchieta e Sete Fontes de barco, também já visitamos boa parte das praias de fácil acesso e fizemos passeios de barco e jipe partindo do centro histórico de Paraty. Você teria alguma recomendação diversificada pra gente?? Obrigada desde já 😉
Oi, Fernanda, tudo bom e você?
Em Paraty, você pode fazer o passeio de barco pelo Saco do Mamanguá e também dedicar um dia para ir à Praia de São Gonçalo + Ilha do Pelado.
Em Ubatuba, como não há tantos passeios, acredito que o ideal seja visitar as praias que você ainda não conhece. Não sei se é o seu perfil de atividade, mas a Trilha das 7 Praias é bem legal.
Abraço
Boa Tarde Murilo…
Primeiramente te parabenizar pelo blog, nos ajuda demais,
Gostaria de algumas dicas… Estamos indo pela primeira vez a Ubatuba, agora em Novembro… Um grupo de 06 amigos com crianças.
Quais as melhores praias pra irmos, algum passeio mais indicado?
Desde já agradeço!
Oi, Dener, tudo bem?
Que bacana!
De modo geral, as praias do sul têm melhor estrutura para os visitantes. Maranduba e Lagoinha, por exemplo, são praias de ambiente familiar e mar calmo (Lagoinha tem mais trailers e não quiosques).
Domingas Dias também é legal. E, ao norte, a Praia do Félix também é bem bacana (sem barracas).
Sobre passeios, o mais tradicional é o passeio de escuna à Ilha Anchieta.
Espero que aproveitem a viagem.
Abraço