Melhore época para viajar a Ubatuba: Descubra quais os melhores meses para ir, além de como é o clima durante cada estação do ano e qual é o período com mais chuvas no litoral de São Paulo.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Apesar de ser um destino de praia – aliás, um dos mais famosos do litoral de São Paulo – não devemos nos apegar ao dilema sobre quando ir a Ubatuba.

Embora, de fato, existam alguns meses mais convenientes para aproveitar os dias de sol na areia, a verdade é que o clima em Ubatuba é úmido em boa parte do ano. Ou seja, sempre haverá um risco de chuva durante a sua viagem.

Ainda assim, trago boas notícias: já estive na cidade incontáveis vezes e, mesmo com a sua má fama, sempre consegui aproveitar os meus dias de descanso. Inclusive, em nenhuma viagem que fiz, peguei aguaceiros seguidos todos os dias e o dia inteiro,

Portanto, com uma pitada de sorte e um tiquinho de planejamento, é provável que você consiga aproveitar tudo o que há de melhor por estas bandas do litoral paulista.

Leia também: Onde ficar em Ubatuba | Melhores praias e pousadas

# Melhor época para ir a Ubatuba

De modo geral, a melhor época para ir a Ubatuba é entre os meses de abril e setembro. Isso porque, são nestes meses em que a chance de temporais é menor.

Ainda assim, tenha em mente que uma viagem a Ubatuba durante esse período também pode ter pequenos conflitos climáticos. Porém, na minha opinião, são situações menos problemáticas.

Além do clima mais favorável, outra vantagem de visitar as praias de Ubatuba durante o outono e o inverno é que – fora dos feriadões – os pedaços de areia da cidade estarão com meia dúzia de gatos pingados.

Consequentemente, isso significa mais privacidade, menos trânsito e preços mais camaradas.

Por fim, para saber mais detalhes sobre o clima em Ubatuba durante cada estação do ano, basta continuar lendo o texto atentamente até o final.

clima em Ubatuba
Praia do Bonete

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Ubatuba

# Clima em Ubatuba (Mês a Mês)

Apesar de Ubatuba ser um destino conhecido pelas chuvas constantes o ano inteiro, conforme já mencionado, viajando entre os meses de abril e setembro a chance de pegar dias chuvosos e nublados diminuem consideravelmente.

Ainda assim, contarei a seguir o que você pode esperar do clima durante cada mês do ano.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

De modo geral, os destinos praianos do Brasil inteiro ficam apinhados de visitantes durante o verão. E, de fato, esse fenômeno também acontece no litoral norte de São Paulo.

No entanto, apesar de ser a estação do ano com temperatura mais elevada, não necessariamente essa é a melhor época para ir a Ubatuba. Aliás, na minha opinião, este é o pior momento para as suas férias.

Só os fatos de tumulto generalizado, preços mais elevados e trânsito caótico, já seriam motivos suficientes para você não se dar a trabalho de esticar a canga na areia nestes meses.

No entanto, há ainda outro agravante que pode jogar um banho de água fria nos seus passeios: chuvas. Sim, o verão é o período com mais chuvas em Ubatuba. É comum, por exemplo, os aguaceiros acumularem mais de 200 mm em cada mês.

Eventualmente, você até consegue aproveitar a vida boa de frente para o mar. Porém, não dá para reclamar se o seu roteiro em Ubatuba não sair exatamente como você planejou.

Abril e maio

Considero o outono uma das melhores épocas para ir a Ubatuba. E, como não poderia deixar de ser, a razão é que essa estação mescla características do verão e do inverno.

Do verão, você terá as temperaturas altas que, apesar da sensação menos abafada, continuarão boas o suficiente para pegar praia.

Por outro lado, do inverno, ganhamos o clima mais firme e sem tantos temporais – embora, às vezes, ainda chova um pouco nestes meses.

Importante: apesar de os dias serem ensolarados, é comum as manhãs e as noites serem mais frescas, portanto, é bom incluir um agasalho na mala.

Para ficar ainda melhor, o turismo de massa já começa a direcionar seus esforços para os destinos de inverno, como por exemplo, Campos do Jordão e Monte Verde. Ou seja, você encontrará a cidade sem tumulto, praias vazias e preços mais simpáticos – ao menos fora dos feriados prolongados.

Junho, julho e agosto

Dependendo do seu perfil, o inverno pode ser uma boa estação para aproveitar tudo o que há de bom para fazer em Ubatuba.

Sobre as condições climáticas na cidade, esse é o período do ano em que menos chove em Ubatuba.

Por outro lado, é quando os termômetros registrarão as marcas mais baixas do ano. Apesar de dificilmente as mínimas indicarem menos de 16 °C, muitas vezes as máximas também não chegam a empolgar um banho de mar, ficando em torno de 22°C.

Na minha opinião, a viagem vale a pena se você consegue se organizar sem muita antecedência. Isso porque, dessa forma você minimiza a chance de viajar justamente na semana em que uma frente fria derrubou a temperatura.

Além disso, vale destacar que o mês de julho costuma ser mais movimentado do que os outros dois devido às férias escolares. Portanto, se muvuca não é a sua praia, se organize para ir em junho ou agosto. Ou, melhor ainda, em setembro.

Setembro

Assim como abril e maio, considero setembro um mês perfeito para ir a Ubatuba.

Aliás, as condições climáticas do início da primavera serão muito semelhantes às do outono: temperatura amena – porém, boa para curtir uma praia – e chuva menos intensa do que no verão,

Além disso, por ser baixa temporada, as pousadas baratas em Ubatuba estarão com tarifas ainda mais atraentes.

Outubro e novembro

Enfim, nos últimos meses do ano, Ubatuba volta a ficar com cara de Ubatuba e lidar com nuvens choronas passa a ser uma realidade durante o seu roteiro.

Por um lado, as temperaturas voltam a ficar mais agradáveis para um mergulho no mar – normalmente, sempre acima dos 21°C, podendo chegar a 27°C.

Por outro, os aguaceiros voltam a marcar presença, principalmente, nos finais de tarde – sendo comum chover em torno de 150 mm ao mês.

Além disso, nos feriados destes meses o lema é novamente sol, verão e praia, portanto, se acaso for viajar nestas datas, saia de casa com bastante paciência para pegar a estrada.

Em todo caso, na minha opinião, ir a Ubatuba nestes meses é bastante proveitoso.

época de chuvas em Ubatuba
Praia da Sununga

# “E aí, será que vai chover em Ubatuba?”

Por mais que eu adoraria prever o tempo com 100% de precisão, ainda não adquiri este dom e tenho dedicado toda a minha vocação em adivinhação para acertar os números da Mega-Sena da Virada.

Sendo assim, vou me adiantar em responder algumas dúvidas que pipocam na caixa de comentários em textos desta categoria.

» Primeiro, um esclarecimento: as dicas sobre melhor época para viajar a Ubatuba são baseadas nas minhas experiências quando estive na cidade, mas também – e principalmente – em dados históricos climáticos de sites meteorológicos.

É importante que você entenda isso porque não necessariamente o clima que eu encontrei em um destino será o mesmo que você encontrará quando estiver lá, mesmo viajando na mesma época do ano.

» Ainda assim, viajar na época mais conveniente para um lugar, aumentará a sua chance de aproveitar mais os passeios. Portanto, não subestime esse tipo de informação.

» Quando digo que um período é a época mais chuvosa em determinada cidade, isso não quer dizer que choverá por 24 horas todos os dias.

Significa que, no acumulado deste período, foi registrado um volume pluviométrico maior do que nas demais estações.

» Ainda assim, tenha em mente que nas épocas mais chuvosas poderá sim chover o dia inteiro por dias seguidos.

Por outro lado, também pode ser que faça sol de manhã, fique nublado à tarde e chova só à noite. Ou, vice-versa.

Ou então, pode ser que a data da sua viagem seja nos únicos quatro dias do mês em que não caiu uma gota d’água do céu, e você irá pensar: “Tá vendo só, o Murilo disse que essa era a época mais chuvosa do ano e aqui estou eu, aproveitando esse solzão na praia!”.

Viagem marcada, e agora?

“Murilo, comprei um pacote de viagem para (coloque aqui o seu destino) e não vi que essa é a época mais chuvosa. Será que vai chover quando eu estiver lá? Vou conseguir aproveitar os passeios? Devo mudar a data da viagem?”.

Se eu ganhasse um real a cada vez que recebo esta pergunta eu já nem precisaria ficar tentando adivinhar os números da Mega-Sena da Virada.

E a resposta mais honesta que eu posso dar a essa dúvida é um sincero “Não sei”.

Conforme já mencionei, se você vai viajar em uma estação chuvosa naquele destino, é provável que chova.

Mas não necessariamente.

Se vai chover quando você estiver lá? Não sei.

Para as minhas viagens, eu prefiro não arriscar, pois sei que vou ficar muito frustrado se ir à praia e só pegar chuva – especialmente se for para algum local que eu ainda não conheço.

E apenas um alerta: as lindas fotos publicitárias que tanto te inspiram a conhecer àquele lugar, dificilmente são tiradas na época de chuva. ´

Em todo caso, se você é diferente de mim e prefere viajar mesmo assim, ao menos esteja preparado para ter o seu primeiro “Expectativa x Realidade” ao vivo e a cores.

Sobre mudar a data da viagem, é ainda mais difícil responder. Isso porque, na minha opinião, devemos levar em conta diversos aspectos:

» Terei custos extras por isso?

» Se sim, posso arcar com estas despesas adicionais sem me prejudicar financeiramente?

» Realmente posso viajar em outra época do ano?

» Estou muito angustiado para viajar o quanto antes, e aceito pegar dia ou outro de tempo ruim?

» O quanto eu posso me decepcionar se encontrar as praias muito diferentes das fotos que eu vi antes de viajar?

No mais, aproveite as férias, faça chuva ou faça sol!

3 lugares para se hospedar em Ubatuba

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Ecotrip Hostel costuma ser minha primeira opção.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Mar Azul tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Parque Atlântico.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ubatuba

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here