Quando ir a Recife: Descubra como é o clima na capital de Pernambuco e qual a melhor época para você viajar pela região.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Eu entendo a preocupação em descobrir qual a melhor época para ir a Recife, afinal, enfrentar chuva durante uma viagem pelo Nordeste não é o melhor plano de férias. No entanto, é preciso entender que a capital pernambucana não é um destino exclusivamente de praia.

Ainda que o litoral do estado esteja presente na maioria dos roteiros, há quem se organize para visitar a cidade durante algum evento especial – como o Carnaval ou as Festas de São João. E, nestes casos, o fator climático não será decisivo para a escolha da data da viagem.

Além disso, deve-se considerar que Recife em si, mais do que um destino de praia, é um destino histórico-cultural. É claro que chuvas atrapalham passeios ao ar livre e incomodam deslocamentos. Porém, se sua viagem for exclusivamente pela capital pernambucana, saiba que há muitas atrações cobertas e que podem ser visitadas mesmo com chuva.

Portanto, tenha em mente que a escolha de quando ir a Recife deve levar em conta os planos do seu itinerário.

Em todo caso, neste texto eu contarei a você como é o clima em Recife, e, desta forma, você será capaz de se organizar mais adequadamente. 

Leia também: Onde ficar em Recife | Melhores bairros e hotéis

# Melhor época para ir a Recife

Considerando apenas as condições climáticas e supondo que você queira explorar as praias de Pernambuco, a melhor época para ir a Recife e seus arredores é de outubro a fevereiro. Isso porque, este é o período mais seco na região e as chuvas raramente dão as caras.

Ainda assim, saiba que em outros meses do ano dá para aproveitar os principais pontos turísticos de Recife. E, com sorte, até mesmo pegar uma praia.

Confira a seguir como é o clima em Recife durante cada mês do ano.

melhor época para viajar a Recife
Centro Histórico de Recife

» Clique aqui para encontrar hotéis com até 40% de desconto em Recife

# Clima em Recife (Mês a Mês)

Assim como em muitos destinos nordestinos, o clima em Recife não segue a dinâmica convencional de quatro estações. Como o calor está presente ao longo do ano inteiro, as condições climáticas são basicamente divididas em época seca ou época de chuva. Além, de claro, as épocas de transição entre um período e outro.

Janeiro, fevereiro e março

Janeiro e fevereiro é a alta temporada oficial de viagem a Recife. Férias escolares, tempo firme e carnaval, formam o combo – quase – perfeito para que os viajantes aproveitem o melhor da cidade.

Eu disse quase perfeito, porque apesar de tantos benefícios, há desvantagens de se viajar nesta época.

Como em qualquer lugar durante a alta temporada, multidões e preços mais altos farão parte do seu roteiro em Recife. Além disso, para quem tem o objetivo de turistar e não quer curtir a maior folia do Brasil, é recomendado evitar o carnaval. Isso porque, além da cidade estar em ritmo de festa, algumas atrações turísticas podem fechar as portas durante esses dias.

Já para os festeiros, a boa notícia é que mesmo que você não viaje durante os dias exatos do carnaval, é possível ter um gostinho da folia da região.

Pelas bandas de lá, a partir de sete de setembro do ano anterior se iniciam as prévias carnavalescas em Olinda (aos finais de semana!). Como não poderia deixar de ser, quanto mais próximo do carnaval, maior o número de blocos pelas ladeiras da cidade-histórica mais famosa de Pernambuco.

Março é o mês de transição entre a época seca e a época mais úmida em Recife. Portanto, para quem quiser pegar praia, não é o mês mais adequado. É claro que dias ensolarados podem ser um presente na sua programação. No entanto, se tiver que enfrentar dias seguidos de chuva, não dá para reclamar.

quando ir para Recife
Entre fevereiro e março é a melhor época para os foliões! Embora, acredite, as prévias de carnaval começam em setembro!

Abril, maio, junho, julho e agosto

Essa é a época de chuvas em Recife. E, acredite, chove pra valer. Principalmente de abril a julho.

Se você pretende organizar um roteiro pela capital, e que inclua também destinos do litoral, é melhor escolher viajar durante outro período. Ou, se só puder viajar nesta época, é melhor escolher outro lugar para as férias.

A exceção fica para os viajantes que querem conhecer as festividades de São João em Recife e seus arredores. Neste caso, será necessário se programar para viajar em junho.

Inclusive, a cento cinquenta quilômetros de Recife está a cidade de Caruaru – que disputa com Campina Grande, na Paraíba, o título de maior São João do mundo.

Por conta das festanças, muitos viajantes – e também pernambucanos – consideram essa época o melhor período para viajar a Recife.

Setembro

Assim como março, setembro é um mês de transição e pode acontecer de tudo. Neste caso, porém, a tendência é que haja mais sol que chuva – principalmente a partir da segunda quinzena do mês.

Inclusive, foi durante setembro que eu conheci Recife e Porto de Galinhas e foi exatamente esta a minha experiência.

Durante dez dias que passei na região, choveu três dias inteiros (não seguidos!), teve dias ensolarados e dias nublados.

Não me arrependo de ter isso nessa época, e consegui conhecer todos os lugares que queria. Ainda que, por azar do destino, o dia em que escolhi para visitar a Praia dos Carneiros, por exemplo, choveu o dia todo.

melhores meses para ir a Recife
Oficina Cerâmica Francisco Brennand, durante um dia nublado de setembro!

Outubro, novembro e dezembro

Para os forasteiros que querem apenas curtir praia, e não fazem questão de presenciar uma data especial, a melhor época para viajar a Recife é entre os meses de outubro e dezembro.

Isso porque, neste período o tempo está firme – dias de céu azul e sol estralando é uma realidade constante.

Além disso, outra vantagem é que por ainda não ser altíssima temporada, as praias costumam estar mais vazias e os preços – principalmente de hospedagem – mais convidativos.

Como não é de surpreender, estas duas vantagens vão por água a baixo durante os vários feriadões que costumam ter no segundo semestre. Ainda assim, ao menos o clima em Recife estará favorável para passeios ao ar livre.

# E Porto de Galinhas?

Localizada a menos de setenta quilômetros de Recife, a dinâmica do clima em Porto de Galinhas é semelhante à da capital do estado. Ou seja, os melhores meses para pegar praia são janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro.

Março e setembro são meses de transição e costuma ser uma loteria. Se for arriscar, prefira a primeira quinzena de março ou a segunda quinzena de setembro.

De abril a agosto a chuva se faz constante e dias de praia são raridades. Apesar do calor, será pouco provável que você estenda a canga na areia e coloque o bronzeado em dia.

» Tem outras dicas sobre quando ir a Recife, como é o clima por lá e qual é a melhor época para viajar? Conte sua experiência aí nos comentários! Tenho certeza que ajudará outros viajantes. 🙂

quando ir para Porto de Galinhas - dicas
Em setembro, o sol já começa a ser mais contante em Porto de Galinhas!

3 lugares para se hospedar em Recife

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Reef Hostel & Pousada é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Fity Hotel tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir em um cinco estrelas, vale conferir as suítes do Hotel Atlante Plaza.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Recife.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here