São Paulo Free Walking Tour: Descubra como funciona esse passeio gratuito pelos bairros mais turísticos de SP. [Centro, Avenida Paulista e Vila Madalena]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Depois de ter feito o meu primeiro Free Walking Tour em Medellín e ter curtido muito esse tipo de passeio, sempre que vou à uma  cidade que oferece essa atividade reservo uma manhã ou tarde para participar.

Se acaso você nunca ouviu falar no termo Free Walking Tour, vamos a uma breve explicação.

Esse tipo de tour é bastante comum nas cidades turísticas de todo o mundo. Aliás, no Brasil você pode encontrá-lo em diversos lugares.

Apesar de ser considerado um passeio gratuito, na realidade, no final da atividade os participantes podem colaborar com alguma quantia ($$$) de acordo com o que achar justo.

O tour tem como objetivo nos levar aos pontos mais interessantes da cidade (ou do bairro), contar um pouco da história dos lugares e mostrar a sua verdadeira realidade.

Após ter participado de diversos tours no exterior, recentemente fiz o meu primeiro Free Walking Tour no Brasil, na cidade de São Paulo.

Sem dúvida alguma um programa que recomendo à todos: turistas, paulistas, paulistanos e qualquer outra pessoa que esteja interessado em fazer um passeio diferente e bastante informativo na maior cidade brasileira.

Por fim, para tornar a sua experiência mais completa na Terra da Garoa, a boa notícia é que o São Paulo Free Walking Tour oferece três passeios diferentes: Old Downtow, Avenida Paulista e Vila Madalena.

tour São Paulo
Vista do Viaduto do Chá, no centro de São Paulo

# Old Downtown: Um passeio pelo centro histórico de São Paulo

O passeio pelo centro de São Paulo é uma ótima oportunidade para você descobrir a história de como a cidade começou a ser construída e se transformou de uma pequena vila, para a metrópole mais importante do país.

O tour começa por um dos cartões postais mais famosos de São Paulo, o Edifício Copan, projetado na década de 50 por Oscar Niemeyer. Dentre as curiosidades citadas pela guia, destaque para o fato do prédio possuir um código postal especifico para ele devido ao grande número de moradores.

Em seguida, o passeio continua para outros lugares importantes, como: Biblioteca Municipal, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Faculdade de Direito e outros dois edifícios emblemáticos da cidade, o Banespa e o Martinelli.

» Quando: Aos Sábados

» Horário: 11hs. Duração de aproximadamente 3h30min.

» Ponto de Encontro: Praça da República (Estação de metrô República, Linha Vermelha)

tour de graça em São Paulo
Catedral da Sé

Leia também: 10 parques que você precisa conhecer em São Paulo

# Avenida Paulista: Um tour pela área mais moderna da cidade

Moderna, cosmopolita, com inúmeros edifícios, bares, restaurantes e centros culturais. Nesse tour você irá explorar uma das regiões mais famosas de São Paulo e entenderá como e porquê a Avenida Paulista se transformou em uma das avenidas mais importantes da cidade.

O tour começa com uma breve explicação sobre um dos bairros nobres de São Paulo, o Jardins. Em seguida, ruma para um dos cruzamentos mais caóticos de toda a cidade e que por muito tempo foi chamado de “Nó da Paulista”.

A situação do complexo viário “Rebouças-Consolação-Paulista-Angélica-Dr. Arnaldo” ficou um pouco melhor depois da construção do Túnel da Paulista, que liga a Avenida Paulista com a Dr. Arnaldo e Rebouças. Além disso, o túnel também é muito conhecido pelos diversos grafites pintado nas paredes.

Outros lugares visitados durante o Free Walking tour pela Avenida Paulista, são: Edifício da TV Gazeta, Parque Trianon, MASP, Parque Mário Covas, Edifício Conjunto Nacional, Hospital Matarazzo, Casa das Rosas entre outros.

» Quando: Aos Domingos

» Horário: 15hs. Duração de aproximadamente 3hs.

» Ponto de Encontro: Esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta (Estação de metrô Consolação, Linha Verde)

tours em SP
Avenida Paulista

Leia também: Roteiro de 3 dias em São Paulo

# Vila Madalena: Explore o bairro mais descolado de São Paulo

Boa oferta de hostels, supermercados, restaurantes, confeitarias, galerias de arte, fácil acesso com o transporte público, e claro, dona de uma das noites mais agitadas da cidade. Você encontrará tudo isso e muito mais na Vila Madalena.

Sobre o free walking tour por essa vizinhança, o guia começa contando um pouco da história do bairro, como ele foi fundado e quais fatores o levaram a se tornar o que é hoje.

Ao contrário do que muitos imaginam, até o final da década de 40 a Vila Madalena era um bairro simples e que não era visto com bons olhos.

Após duas décadas de desenvolvimento ele começou a ser considerado um lugar de classe média, mas, ainda assim, muito pacato e tranquilo.

A grande virada que transformou o cenário dessa região e a tornou o que é hoje começou na década de 70.

Isso porque, após a Ditadura Militar fechar o complexo de alojamentos da Cidade Universitária da USP, os estudantes tiveram que procurar outro lugar para morar.

Adivinha qual era o bairro próximo à universidade e que possuía aluguéis baratos?

Exatamente, a Vila Madalena.

Desde então essa área começou sua maior transformação para atender às necessidades desses estudantes e se tornou o que é hoje: um lugar alto astral, com muitos jovens, bares e uma atmosfera agradável.

Outra característica desse bairro que ainda não mencionei é sua arte urbana, sendo que os dois pontos com maior concentração de murais coloridos são o Beco do Aprendiz e o Beco do Batman. 

» Quando: Aos Domingos

» Horário: 10h30. Duração de aproximadamente 3hs.

» Ponto de Encontro: Lado de fora da estação de metrô Fradique Coutinho, Linha Amarela.

walking tour em São Paulo
Mural na Fnac

+ Informações sobre o São Paulo Free Walking Tour

» O Free Walking Tour São Paulo passou por algumas mudanças devido à pandemia do coronavírus. As informações neste texto foram atualizadas no dia 08/09/2020.

No entanto, antes de fazer seu passeio recomendo que consulte as informações atuais no site oficial do Free Walking Tour SP.

Algumas novidades sobre o passeio, são:

» A data prevista para o retorno dos passeios é 19/09/2020.

» Haverá limite de participantes em cada tour (12 pessoas). Portanto, é necessário fazer  agendamento através do site oficial.

» É obrigatório o uso de máscara durante o passeio.

» Tours em português e inglês.

» Como participar: fazer seu agendamento e comparecer no ponto de encontro 15 minutos antes da saída.

» Por fim, saiba que o passeio funciona no esquema de contribuição voluntária. Normalmente, os viajantes ajudam com um valor entre R$ 20,00 e R$ 40,00.

3 lugares para se hospedar em São Paulo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulista tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

6 COMENTÁRIOS

    • Oi Ivaneide, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou da dica!
      Infelizmente estes tour são somente em inglês! =[

      No entanto, o pessoal do instagram @omelhordesampa tem feito alguns passeios bem legais pela cidade.
      Ainda não fiz nenhum com eles, mas na próxima vez que for a Sampa vou me organizar pra fazer algum!
      Talvez seja uma possibilidade para você também! xD

      Abração

  1. Que legal, Murilo, eu ainda não participei de nenhum Free Walking Tour, tentei em Curitiba, mas por conta do final do ano não tinha nenhuma data em que iriam fazer o passeio, acho a iniciativa super legal, pois são esses passeios guiados que nos fornecem o máximo de informações sobre os lugares.
    Adorei a dica, vou tentar encaixar pelo menos um roteiro na próxima ida a SP!

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here