Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Roteiro pela Patagônia: 15 dias na Argentina e Chile

Um roteiro pela Patagônia é bastante popular não somente entre os brasileiros, mas entre turistas do mundo inteiro. Afinal, paisagens incríveis em um dos lugares mais isolados do mundo, proporcionam uma experiência única que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta.

Os meses mais procurados pelos viajantes é durante o nosso verão, ou seja, de dezembro até inicio de abril.

Isso porque, nessa época as temperaturas não são tão congelantes como no inverno, todas as atrações estão disponíveis e você dificilmente terá problemas na estrada por causa de nevadas.

Por outro lado, durante o inverno muitos hostels, restaurantes e agências de turismos fecham as portas devido a baixa procura, limitando as opções dos turistas.

Além disso, na hora de organizar um roteiro pela Patagônia é preciso ter em mente que dificilmente conheceremos todos os lugares em uma única viagem.

Isso porque, há muitos destinos tanto na Argentina como no Chile. Portanto, é preciso priorizar àqueles que mais temos vontade de conhecer.

E, para te ajudar nesta tarefa de montar um itinerário, neste texto um indicarei qual é a rota mais clássica para uma viagem ao sul do mundo.

Leia também: 7 dicas essenciais para uma viagem pela Patagônia argentina

Roteiro de viagem pela Patagônia

No mapa abaixo você pode visualizar os destinos que fazem parte deste roteiro pela Patagônia.

E, a sequência que eu recomendo que você faça, é: Ushuaia – Torres del Paine – El Calafate – El Chaltén.

Em relação as passagens e transporte entre as cidades da Patagônia, eu apenas comprei uma bilhete aéreo de ida de São Paulo até Ushuaia (escala em Buenos Aires), e volta de Buenos Aires para São Paulo.

Todos os outros trechos eu fiz de ônibus, e comprava as passagens conforme chegava em cada destino. Se acaso você não tiver muito tempo para ficar viajando de ônibus, você pode comprar uma passagem aérea de múltiplos-destinos, afinal, muitas vezes o valor acaba compensando.

» Clique aqui para ver preços ou reservar os melhores passeios na Patagônia

Ushuaia

Pegue um voo de Buenos Aires até Ushuaia e comece a descobrir a Patagônia pela cidade mais austral do mundo. 

Quer dizer, pelo menos para os argentinos que defendem essa fama com todas as forças. Pergunte a um chileno se isso é verdade e você escutará um sonoro não como resposta.

A situação é a seguinte: a pequena cidade chilena de Puerto Willians está de fato localizada mais ao sul do que Ushuaia. Porém, a maioria dos argentinos alegam que Puerto Willians se trata apenas de um porto, e com uma população tão pequena que não pode ser considerada uma cidade.

Discussões à parte, reserve ao menos três ou quatro dias inteiros para conhecer a gelada e encantadora Ushuaia. Afinal, você não veio tão longe para passar apenas duas noites, certo?!

A cidade em si pode ser percorrida a pé. Reserve um dia para conhecê-la. Passeie pelas praças, parques, museus e organize/reserve os passeios dos próximos dias caso você ainda não tenha feito isso.

Há muitas, mas muitas agências de turismo que oferecem diversos passeios em Ushuaia. Pesquise bastante antes de fechar negócio.

Alguns dos passeios que fiz e recomendo são: Glaciar Martial, Parque Nacional Tierra del Fuego, Isla Martillo (Pinguinera) e passeio pelo Canal Beagle.

Você não precisa fazer todos esses, ou se achar pouco, há muitos outros que você pode incluir no seu roteiro pela Patagônia, tudo depende do seu tempo e orçamento disponível.

roteiro Patagônia

Ushuaia

Leia também: Onde ficar em Ushuaia | Melhores regiões, hostels e hotéis 

Torres del Paine

Hora de atravessar a fronteira e ir até um dos parques mais bonitos do Chile: o Parque Nacional Torres del Paine.

Para ir até o parque, é interessante  você ter como base a cidade de Puerto Natales. De Ushuaia há ônibus que fazem esse trajeto, porém, não diariamente.

Caso não coincida com o dia que você quer, uma opção é ir primeiro até Punta Arenas (Chile) e de lá para Puerto Natales. Independente de qual for sua opção, esteja ciente que gastará praticamente o dia todo neste trajeto.

Importante: Compre sua passagem para Puerto Natales/Punta Arenas assim que chegar em Ushuaia ou com uma antecedência de pelo menos três dias.

Você pode conhecer Torres del Paine em um passeio de um único dia, saindo bem cedo de Puerto Natales e retornando quase à noite.

Nesse caso, será necessário ir com alguma agência de turismo, pois além de incluírem o transporte de ida e volta até o parque, você conhecerá o lugar basicamente de dentro de uma van. Parando apenas nos principais pontos de interesse para uma pequena caminhada e fotos.

A outra opção e que é muito mais interessante, na minha opinião, é o trekking. Nesse sistema você pode ir por conta própria, sem contratar nenhuma agência.

Os circuitos de trilhas mais tradicionais em Torres del Paine são o W, que dura quatro dias; e o Circuito O, também conhecido como circuito completo, que exige de sete a dez dias.

Se acaso você não tiver todos os equipamentos necessários para trilha e acampamento, em Puerto Natales há muitas lojas que alugam esses itens como saco de dormir, isolante térmico, barraca entre outros.

roteiro de viagem pela Patagônia - Chile

Parque Nacional Torres del Paine

Leia também: Circuito W em Torres del Paine | Um guia essencial para a sua viagem 

El Calafate

Depois de conhecer esse lugar incrível no Chile, volte para a Argentina rumo a El Calafate. A viagem desde Puerto Natales até El Calafate é bem tranquila e dura mais ou menos seis horas.

Reserve dois ou três dias inteiros para esse destino na Patagônia.

A grande atração que você não pode deixar de conhecer é o Parque Nacional los Glaciares, onde fica o grande e imponente Glaciar Perito Moreno. Essa incrível geleira é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

Outros passeios em El Calafate que você pode incluir na programação são o Glaciarium (bar e museu de gelo) e a Laguna Nimez.

rota Patagônia

Glaciar Perito Moreno, na Argentina

roteiro de mochilão pela Patagônia

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno

Leia também: Onde ficar em El Calafate | Melhores bairros e hotéis

El Chaltén

Por fim, a última cidade do roteiro pela Patagônia foi a que eu mais gostei: El Chaltén.

Este pequeno povoado que está localizado dentro do Parque Nacional los Glaciares possui em torno de 600 habitantes e está apenas a três horas de El Calafate.

A pequena cidade é considerada a capital mundial do trekking devido às inúmeras opções  disponíveis. E o melhor: a maioria é de graça e você não precisa pagar nada para percorrê-las.

A maioria das trilhas em El Chaltén você pode fazer em um dia. Ou seja, sair bem cedo da sua acomodação e retornar no fim do dia.

As mais procuradas são as que levam até o Cerro Fitz Roy e Cerro Torre.

Reserve pelo menos três dias inteiros para El Chaltén.

destinos para roteiro na patagônia

El Chaltén

trilhas na Patagônia

Cerro Fitz Roy, em El Chaltén

Leia também: Onde ficar em El Chaltén | Dicas de Hospedagem

# Resumo do roteiro pela Patagônia

Lembre-se de que esta é apenas uma sugestão de roteiro de viagem pela Patagônia.

Portanto, você não precisa segui-lo a risca, e pode adaptá-lo da maneira que achar mais conveniente levando em conta o seu tempo disponível e interesses.

» 1: Ida para Ushuaia
» 2: Ushuaia
» 3: Ushuaia
» 4: Ushuaia
» 5: Deslocamento para Puerto Natales (Torres del Paine)
» 6: Passeio bate-volta com agência até Torres del Paine
» 7: Deslocamento para El Calafate
» 8: El Calafate
» 9: El Calafate
» 10: Deslocamento para El Chaltén
» 11: El Chaltén
» 12: El Chaltén
» 13: El Chatén
» 14: Deslocamento para El Calafate
» 15: Voo de volta ao Brasil

Evite este erro na sua viagem pela Patagônia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Patagônia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Aline Dantas disse:

Oii
Primeiro, parabéns pelos posts no blog, são ótimos!
Segundo, gostaria da sua opinião, você acha que está muito em cima da hora para fechar uma viagem em janeiro/2018 para a Patagônia? Eu teria no total 17 dias disponiveis, 15 inteiros. E gostaria de conhecer os mesmos lugares que você passou, a passagem eu vi que está em torno de R$ 2.000,00 – SP USHUAIA – USHUAIA SP. Mas tenho medo de não ter tempo hábil de conhecer todos os lugares.

Murilo Pagani disse:

Oi Aline, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou do blog!
Dá pra fazer um roteiro por estes lugares sim. Apenas terá que fazer o tour de um dia em Torres del Paine, pra fazer algum circuito de trilha teria que ter mais tempo.
Se conseguir uma passagem de ida por Ushuaia e volta por El Calafate seria o ideal. Caso não consiga, não se esqueça que precisa de tempo para voltar até Ushuaia.
Recomendaria a seguinte distribuição de dias:
>>> Ushuaia: 3 dias inteiros
>>> Puerto Natales: 2 dias inteiros
>>> El Calafate: 2 dias inteiros
>>> El Chaltén: 3 dias inteiros

Isso totaliza 10 dias inteiros de viagem. Os outros dias você gastará com deslocamento, ainda que em alguns trechos você terá parte do dia livre. Mas é melhor deixar esse tempo livre pra fechar os passeios e essas coisas.

Espero ter ajudado!

Abraço

Eduarda Vilalba disse:

Oi, Murilo! Adorei seu roteiro e estou montando um praticamente igual. Queria saber quais trajetos tu fez de ônibus e se tu lembra os nomes das empresas pra me indicar? Você fez El Chalten a Buenos Aires de ônibus também? Tu acha que vale mais a pena comprar uma passagem de avião até Buenos Aires e ir de ônibus até Ushuaia ou comprar direto mesmo e só fazer essa viagem de ônibus na volta? To muitoo em duvida porque as passagens pra lá estão com uns preços meio carinhos, pensei em comprar ida e volta de SP a Ushuaia, porém ia complicar meu roteiro…
Obrigada, desde já!

Murilo Pagani disse:

Oi Eduardo!
Bom saber que gostou do roteiro!

Eu fiz o seguinte: aéreo São Paulo x Buenos Aires (ida e volta), e um trecho avulso de Buenos Aires a Ushuaia.
Todo o restante fiz de ônibus. De Chaltén voltei a Calafate e de lá fui até Bariloche. Só então voltei a Buenos Aires, de onde saia meu voo de volta.
De uma procurada em passagens aéreas múltiplos destinos, incluindo o trecho até Ushuaia e quem sabe mais algum outro.

Infelizmente não lembro o nome das empresas de ônibus (na época não tinha o blog e não me importei em anotar!).

Emboras as passagens aéreas estejam caras, dependendo do seu tempo disponível acabe compensando.

As viagens de ônibus da Patagônia até Buenos Aires são beeeem longas. E também não são muito baratas não!

Abraço

Luigi cezare pezzatto disse:

Boa noite Murilo, tudo bem?

Cara estou planejando realizar uma vigem para a Patagônia, porém surge muitas dúvidas.

Primeiro estamos pensando ( eu e minha namorada) em pegar um avião direto para Ushuaia posteriormente seguir o seguinte roteiro: Ushuaia-Torres Del Paine-El Calafate-El chalten-Ushuaia ( pois iremos comprar passagem de ida e volta).

minhas dúvidas são as seguintes: existe ônibus que vá de uma cidade para outra e posteriormente de El Chaten para Ushuaia direto?
Qual o melhor jeito de se locomover financeiramente falando?..rsrsrsr
Os pacotes de passeios, é melhor comprar por lá? Internet? Você conhece alguma agência para indiciar?
Em relação ao dinheiro, é melhor levar em reais, dólar ou peso argentino?

Murilo Pagani disse:

Faaala Luigi, tudo bem??

Há ônibus entre essas cidades sim. Apenas de El Chaltén que não há direto para Ushuaia.
Você deve voltar para El Calafate, e de lá pegar mais dois ônibus: se não me engano primeiro para Rio Gallego e depois mais um para Ushuaia (como disse, precisa verificar essa informação pois não tenho certeza… rs).
Apenas já vá preparado para algumas horas nas estradas, pois as viagens são longas!
Contratei todos os passeios lá e deu tudo certo. O bom é que dava pra pesquisar bastante antes e dar aquela negociada! Não me lembro o nome da agência pois na época não tinha o blog e não anotei!

Na Patagônia a melhor cotação é de dólar para peso. Por isso recomendo levar dólar. A menos que você passe antes por Buenos Aires e consiga fazer o câmbio por lá. Neste caso, pode levar real mesmo.

NÃO compre peso argentino no Brasil (a não ser em cidades fronteiras). A cotação nas casas de câmbio é muuuito ruim!

O pessoal do blog Viajei Bonito voltou da Patagônia na semana passada e estão postando váááárias dicas legais que certamente podem te ajudar. Dá uma olhada. (link abaixo)

>>> http://viajeibonito.com.br/

Abraço!

Vivian Stasiak disse:

Bom tarde.
Estou querendo ir para a patagônia com meu namorado, em janeiro de 2019.
Gostamos desse roteiro que você informou.
Gostaria de saber se teria como me enviar por e-mail, os custos dos passeios e hotéis. Chegou a ficar em algum Hostel?
Acha que duas semanas seria um tempo bom para fazer todos esses passeios?
Segue meu email.
vivianstasiak@outlook.com

Fico no aguardo.
Agradeço desde já.

Murilo Pagani disse:

Oi Vivian!
Que bom que gostou do roteiro!
Infelizmente não tenho estas informações. Como na época eu ainda não tinha o blog, não me preocupei em anotar estas coisas.
Sim, é possível fazer esta viagem em 15 dias e conhecer bastante coisa.

Para pesquisar e reservar hostels e hotéis eu sempre utilizo o Booking. É uma ótima ferramenta para isso (link abaixo).
https://www.booking.com/index.html?aid=884635

Abraço!

ERICA ZAIDAN SOUZA disse:

Ola Moises, parabens pelo seu blog. Muito esclarecedor e bem detalhado.
Eu queria saber de vc o seguinte: e realmente necessario ter um receptivo na Patagonia Chilena e Argentina ou posso somente fechar os transfers de uma cidade a outra e comprar os passeios por minha conta? Estou meio perdida. Vou agora em novembro.
Te agradeco desde a pela ajuda,
Erica

Murilo Pagani disse:

Oi Erica!

Eu fechei tudo por minha conta quando cheguei lá e achei beeeem tranquilo!
Além disso, novembro ainda não é altíssima temporada, então os passeios acabam não sendo tããão concorridos!

Abraço

Raquel disse:

Olá Murilo,
Somos portugueses e vamos viajar para argentina em outubro. Queremos visitar o glaciar perito moreno, porque devido aos preços elevados escolhemos apenas essa parte da Patagônia para ver! Alguma sugestão em como rentabilizar, iremos depois das cataratas lá bem na outra ponta do país!
Obrigada,
Raquel

Murilo Pagani disse:

Oi Raquel!

Acredito que não há muitos meios de economizar nesta parte da viagem! =[
Depois das Cataratas vocês pretendem ir direto para Calafate? Caso sim, acredito que a melhor maneira é ir de avião.
A viagem de ônibus além de longa, não costuma render uma boa economia. Já em El Calafate, se você pretendem realizar o trekking pelo Perito Moreno, terão que contratar o serviço de alguma agência.

Ahhh… Se tiver tempo disponível vá a El Chalten. Está a quatro horas de Calafate e há paisagens e trilhas incríveis por lá! E as trilhas podem ser feitas por conta própria, sem ter que gastar um único centavo com passeio!

Abraço

Felipe disse:

Olá! Tudo bem? Estou querendo ir para a região da Patagônia depois do Natal e ficar do dia 26 ao dia 5/1. Gostaria de saber se é fácil chegar nas cidades e reservar passeios ou é arriscado não conseguir. Normalmente se reserva só para o dia seguinte? E o que você acha do nível de dificuldade das trilhas em Torres del Paine e em El Chalten? Nunca fizemos trekkin, então gostaria de saber se dois amadores conseguem em um passeio mais curto ter acesso às paisagens tradicionais do parque. Caso os passeios precisem de agendamento com muita antecedência, quais empresas devemos entrar em contato? Muito obrigado!!

Murilo Pagani disse:

Oi Felipe!

Quando eu fui foi bem tranquilo chegar e reservar lá. Normalmente para o dia seguinte ou para dois dias, já que alguns passeios não saiam todos os dias.
Como você vai em época de ano novo, recomendo que entre em contato com algumas agências para verificar horários de funcionamento e em que dias eles irão fazer os passeios. Infelizmente na época desta viagem ainda não tinha o blog e não anotei com que agência fiz os passeio. Não sei te indicar nenhuma.

Sobre as trilhas, em Torres del Paine o Circuito W (que é o menor), dura 4 ou 5 dias, e a trilha é puxadinha… hehe
Mas dá pra conhecer os principais pontos do parque com algum tour saindo de Puerto Natales. Neste caso, vocês percorrem o carro dentro de uma van e vão parando nos principais pontos.

Em El Chaltén há vááárias trilhas. Algumas fáceis e outras mais cansativas… Você faz tudo por conta e não precisa contratar nenhum tour!

Abraço

solange disse:

olá Murilo,quero fazer essa viagem em novembro/17, minha saída é em Porto Alegre.tenho duvidas sobre se vou primeiro pra El calafate ou pro Ushuaia. E quantos dias fico hospedada em cada lugar?vale ficar hospedada em Puerto Natales e Punta Arenas?Como voce me recomentaria fazer essa sequencia?
Parabéns pelo blog,é muito bommmmmmmm.

Murilo Pagani disse:

Oi Solange!

Na verdade não tem muuuita diferença… Você pode começar em Calafate e ir descendo até Ushuaia, ou então, descer direto pra Ushuaia e ir subindo!
hahaha
Depende dos seus planos e o que quer conhecer… Eu não ficaria menos de 3 dias em nenhum deles!
Eu fiz Ushuaia- Puerto Natales (Torres del Paine) – El Calafate – El Chaltén

Para conhecer Torres del Paine o ideal é ter Puerto Natales como base!

Abraço,

André Souza dos Anjos disse:

Murilo muito legal o seu blog! Caracas é um sonho conhecer a patagônia. Cara um dúvida em relação a dinheiro, você recomenda levar real e trocar na patagônia, levar peso argentino ou levar dólar?

Na última vez que fui a Buenos Aires (único lugar que conheço da Argentina) levei Real e troquei por Pesos Argentinos nas Av. Florida no cambio paralelo.

Outra dúvida, esse seu roteiro será que dá pra fazer em 12 dias? O que vc recomenda para um roteiro desse tipo mais curto?

Murilo Pagani disse:

Faaala André,

Que bom que gostou do blog!

Eu levei um pouco de Real e um pouco de dólar… Acho que não compensa levar peso argentino direto do Brasil!
Em 12 dias fica um pouco corrido… Se você tirar uma cidade aproveitaria mais nesse tempo!

Abraço

André Souza dos Anjos disse:

Valeu brother! Ouvi dizer que vale mais a pena levar dolar pois é difícil aceitarem Real nas lojas e não há muitas casas de cambio.

Sobre fazer em 12 dias, acho que vou tirar o Ushuaia. Só ficar pelo El Calafate e suas redondezas. Não pretendo viajar só uma vez para a Patagonia, acho que terei outras oportunidades. Além disso, ouvi dizer que o transporte é caro e imagino que Ushuaia-Puerto Natales deve ser uma grana. Quanto vc pagou?

Abraços!

Juan Ribeiro disse:

Olá Murilo, tudo certo?
Cara, com relação as trilhas do Torres del Pane são bem sinalizadas? da pra ir sozinho di boa?
Outra coisa, vc teria como passar uma base de quanto ficou mais o menos esse seu roteiro?
Gostaria de ir agora em março, mas tenho q ver oq é possível fazer com a grana que tenho.

Valew, abraço!

Murilo Pagani disse:

Faaala Juan!

Não é preciso guia para fazer a trilha em Torres, mas é preciso ir bem preparado com relação a alimentos, equipamentos, essas coisas!!!
Recomendo que você leia o post da Camila, do blog O Melhor Mês do Ano… tá bem completo! (link abaixo)

http://www.omelhormesdoano.com/circuito-w-torres-del-paine/

Sobre os custos, na minha viagem eu gastei R$ 6.000,00; mas essa foi só uma parte do meu roteiro… Também conheci Buenos Aires e BAriloche…
Mas lembrando que isso foi há 4 anos atrás, os preços provavelmente mudaram bastante desde então!

Abraço,
Murilo