Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Roteiro pela Patagônia: 15 dias na Argentina e Chile

Um roteiro pela Patagônia é bastante popular não somente entre os brasileiros, mas entre turistas do mundo inteiro. Afinal, paisagens incríveis em um dos lugares mais isolados do mundo, proporcionam uma experiência única que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta.

Os meses mais procurados pelos viajantes é durante o nosso verão, ou seja, de dezembro até inicio de abril.

Isso porque, nessa época as temperaturas não são tão congelantes como no inverno, todas as atrações estão disponíveis e você dificilmente terá problemas na estrada por causa de nevadas.

Por outro lado, durante o inverno muitos hostels, restaurantes e agências de turismos fecham as portas devido a baixa procura, limitando as opções dos turistas.

Além disso, na hora de organizar um roteiro pela Patagônia é preciso ter em mente que dificilmente conheceremos todos os lugares em uma única viagem.

Isso porque, há muitos destinos tanto na Argentina como no Chile. Portanto, é preciso priorizar àqueles que mais temos vontade de conhecer.

E, para te ajudar nesta tarefa de montar um itinerário, neste texto um indicarei qual é a rota mais clássica para uma viagem ao sul do mundo.

Leia também: 7 dicas essenciais para uma viagem pela Patagônia argentina

Roteiro de viagem pela Patagônia

No mapa abaixo você pode visualizar os destinos que fazem parte deste roteiro pela Patagônia.

E, a sequência que eu recomendo que você faça, é: Ushuaia – Torres del Paine – El Calafate – El Chaltén.

Em relação as passagens e transporte entre as cidades da Patagônia, eu apenas comprei uma bilhete aéreo de ida de São Paulo até Ushuaia (escala em Buenos Aires), e volta de Buenos Aires para São Paulo.

Todos os outros trechos eu fiz de ônibus, e comprava as passagens conforme chegava em cada destino. Se acaso você não tiver muito tempo para ficar viajando de ônibus, você pode comprar uma passagem aérea de múltiplos-destinos, afinal, muitas vezes o valor acaba compensando.

» Clique aqui para ver preços ou reservar os melhores passeios na Patagônia

Ushuaia

Pegue um voo de Buenos Aires até Ushuaia e comece a descobrir a Patagônia pela cidade mais austral do mundo. 

Quer dizer, pelo menos para os argentinos que defendem essa fama com todas as forças. Pergunte a um chileno se isso é verdade e você escutará um sonoro não como resposta.

A situação é a seguinte: a pequena cidade chilena de Puerto Willians está de fato localizada mais ao sul do que Ushuaia. Porém, a maioria dos argentinos alegam que Puerto Willians se trata apenas de um porto, e com uma população tão pequena que não pode ser considerada uma cidade.

Discussões à parte, reserve ao menos três ou quatro dias inteiros para conhecer a gelada e encantadora Ushuaia. Afinal, você não veio tão longe para passar apenas duas noites, certo?!

A cidade em si pode ser percorrida a pé. Reserve um dia para conhecê-la. Passeie pelas praças, parques, museus e organize/reserve os passeios dos próximos dias caso você ainda não tenha feito isso.

Há muitas, mas muitas agências de turismo que oferecem diversos passeios em Ushuaia. Pesquise bastante antes de fechar negócio.

Alguns dos passeios que fiz e recomendo são: Glaciar Martial, Parque Nacional Tierra del Fuego, Isla Martillo (Pinguinera) e passeio pelo Canal Beagle.

Você não precisa fazer todos esses, ou se achar pouco, há muitos outros que você pode incluir no seu roteiro pela Patagônia, tudo depende do seu tempo e orçamento disponível.

roteiro Patagônia

Ushuaia

Leia também: Onde ficar em Ushuaia | Melhores regiões, hostels e hotéis 

Torres del Paine

Hora de atravessar a fronteira e ir até um dos parques mais bonitos do Chile: o Parque Nacional Torres del Paine.

Para ir até o parque, é interessante  você ter como base a cidade de Puerto Natales. De Ushuaia há ônibus que fazem esse trajeto, porém, não diariamente.

Caso não coincida com o dia que você quer, uma opção é ir primeiro até Punta Arenas (Chile) e de lá para Puerto Natales. Independente de qual for sua opção, esteja ciente que gastará praticamente o dia todo neste trajeto.

Importante: Compre sua passagem para Puerto Natales/Punta Arenas assim que chegar em Ushuaia ou com uma antecedência de pelo menos três dias.

Você pode conhecer Torres del Paine em um passeio de um único dia, saindo bem cedo de Puerto Natales e retornando quase à noite.

Nesse caso, será necessário ir com alguma agência de turismo, pois além de incluírem o transporte de ida e volta até o parque, você conhecerá o lugar basicamente de dentro de uma van. Parando apenas nos principais pontos de interesse para uma pequena caminhada e fotos.

A outra opção e que é muito mais interessante, na minha opinião, é o trekking. Nesse sistema você pode ir por conta própria, sem contratar nenhuma agência.

Os circuitos de trilhas mais tradicionais em Torres del Paine são o W, que dura quatro dias; e o Circuito O, também conhecido como circuito completo, que exige de sete a dez dias.

Se acaso você não tiver todos os equipamentos necessários para trilha e acampamento, em Puerto Natales há muitas lojas que alugam esses itens como saco de dormir, isolante térmico, barraca entre outros.

roteiro de viagem pela Patagônia - Chile

Parque Nacional Torres del Paine

Leia também: Circuito W em Torres del Paine | Um guia essencial para a sua viagem 

El Calafate

Depois de conhecer esse lugar incrível no Chile, volte para a Argentina rumo a El Calafate. A viagem desde Puerto Natales até El Calafate é bem tranquila e dura mais ou menos seis horas.

Reserve dois ou três dias inteiros para esse destino na Patagônia.

A grande atração que você não pode deixar de conhecer é o Parque Nacional los Glaciares, onde fica o grande e imponente Glaciar Perito Moreno. Essa incrível geleira é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

Outros passeios em El Calafate que você pode incluir na programação são o Glaciarium (bar e museu de gelo) e a Laguna Nimez.

rota Patagônia

Glaciar Perito Moreno, na Argentina

roteiro de mochilão pela Patagônia

Mini trekking no Glaciar Perito Moreno

Leia também: Onde ficar em El Calafate | Melhores bairros e hotéis

El Chaltén

Por fim, a última cidade do roteiro pela Patagônia foi a que eu mais gostei: El Chaltén.

Este pequeno povoado que está localizado dentro do Parque Nacional los Glaciares possui em torno de 600 habitantes e está apenas a três horas de El Calafate.

A pequena cidade é considerada a capital mundial do trekking devido às inúmeras opções  disponíveis. E o melhor: a maioria é de graça e você não precisa pagar nada para percorrê-las.

A maioria das trilhas em El Chaltén você pode fazer em um dia. Ou seja, sair bem cedo da sua acomodação e retornar no fim do dia.

As mais procuradas são as que levam até o Cerro Fitz Roy e Cerro Torre.

Reserve pelo menos três dias inteiros para El Chaltén.

destinos para roteiro na patagônia

El Chaltén

trilhas na Patagônia

Cerro Fitz Roy, em El Chaltén

Leia também: Onde ficar em El Chaltén | Dicas de Hospedagem

# Resumo do roteiro pela Patagônia

Lembre-se de que esta é apenas uma sugestão de roteiro de viagem pela Patagônia.

Portanto, você não precisa segui-lo a risca, e pode adaptá-lo da maneira que achar mais conveniente levando em conta o seu tempo disponível e interesses.

» 1: Ida para Ushuaia
» 2: Ushuaia
» 3: Ushuaia
» 4: Ushuaia
» 5: Deslocamento para Puerto Natales (Torres del Paine)
» 6: Passeio bate-volta com agência até Torres del Paine
» 7: Deslocamento para El Calafate
» 8: El Calafate
» 9: El Calafate
» 10: Deslocamento para El Chaltén
» 11: El Chaltén
» 12: El Chaltén
» 13: El Chatén
» 14: Deslocamento para El Calafate
» 15: Voo de volta ao Brasil

Evite este erro na sua viagem pela Patagônia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Patagônia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Claudia disse:

Olá! tudo bem? estou indo para El calafate em janeiro, porém como o orçamento é contado, estou em duvida entre fazer o passeio full day em torres del paine ou em el chaten. Vc teria alguma dica para me decidir??
Obrigadaa

Murilo Pagani disse:

Oi Cláudia, tudo bem e você!?

Difícil escolha hein!? heheheh

Bom, o legal de Él Chaltén é ir com calma e fazer algumas trilhas, até porque não é possível percorrer as trilhas em uma van.

Já em Torres del Paine há a possibilidade de percorrer os principais pontos do parque em um automóvel. No caso, a van que as agências normalmente oferecem nesse passeio full day.

De qualquer forma, ambos valem super a a pena conhecer… Para El Chaltén eu recomendaria pelo menos duas noites por lá. Vale lembrar que as trilhas de El Chaltén são gratuitas, então você não terá gasto com passeios… Apenas os gastos comuns da viagem: transporte, hospedagem e alimentação.

Abraço,
Murilo

Rafael disse:

Fala Murilo!
Cara, estou indo em Abril/2017, e queria saber exatamente qual rota você fez desde a saída do Brasil até a volta. Ví que voltou de Buenos Aires para SP, mas não entendi..você voltou para Ushuaia e pegou um vôo anterior para Buenos ou saiu de outro lugar? Ainda estou lendo sobre a região e as cidades, e pretendia começar por Ushuaia também. Outra coisa, em relação ao parque das Torres del Paine, levando barraca você pode acampar onde quiser ou é preciso estar com guia e acampar em campings credenciados? Queria muito fazer o trekking de 4 dias, já que vou para fazer um trabalho de fotografia de natureza. Abrç!

Murilo Pagani disse:

Faaala Rafael, tudo bem???

Seguinte, eu fiz 3 trechos de avião e o restante de ônibus.
No caso, comprei duas passagens aéreas separadas: ida e volta (São Paulo Buenos Aires – Buenos Aires São Paulo); e ida Buenos Aires -Ushuaia.
Ficou assim:

São Paulo – Buenos Aires, Avião, (Passagem aérea 1)
Buenos Aires – Ushuaia, Avião, (Passagem aérea 2)
Ushuaia – Puerto Natales, ônibus
Puerto Natales – El Calafate, ônibus
El Calafate – Bariloche, ônibus
Bariloche – Buenos Aires, ônibus
Buenos Aires- São Paulo, avião (passagem aérea 1)

Acho que ficou confuso porque no post eu não coloquei Bariloche né!? hahahaha

Bom, independente disso, sugiro que você de uma pesquisada em passagens aéreas múltiplos destinos… Na época que fui não conhecia isso, e talvez você consiga bons preços assim.

Sobre Torres del Paine, você não precisa ir com guia e tal…Mas há lugares certos onde você pode acampar…
Recomendo que leia esse post da Camila, do blog O Melhor Mês do Ano…(link abaixo)

http://www.omelhormesdoano.com/circuito-w-torres-del-paine/

Cara a Patagônia inteira é fantástica… Eu quero voltar pra lá exatamente pra tirar muitas fotos, pq quando fui não era tão ligado nisso…
Realmente vale a pena fazer o circuito W em Torres…

Espero ter ajudado!

Abraço

Clóvis Correia disse:

Murilo tudo bom?
Estou planejando uma viagem para Ushuaia, El calafate, Puerto Natales e voltando a El Calafate para retorno a São paulo em março de 2017, se puder me tire algumas duvidas:
Posso comprar os passeios para as principais atrações das cidades quando estiver lá ou é melhor reservar daqui do Brasil?
Existem linhas regulares de El calafate para Puerto Natales e vice-versa, tenho tentado conseguir essa informação mas está difícil…Valeria a pena alugar carro para esse trajeto?
Parabéns pelo seu post, esta me ajudando bastante!

Obrigado

Murilo Pagani disse:

Oi Clóvis, tudo bem e você???

Sobre os passeios, eu comprei tudo quando estava lá… Em Ushuaia, por exemplo, assim que cheguei na cidade fui atrás disso.
Há muitas agências por lá, aí dei uma pesquisada e fechei tudo de uma vez, lá mesmo!
A questão é que nem todos os passeios saem todos os dias… então tem que ir adaptando, entendeu!? Mas mesmo assim consegui fazer todos os que eu queria.

Há ônibus de Puerto Natales a El Calafate. Não me lembro os horários, mas peguei um que saiu cedinho de Puerto Natales e cheguei em El Calafate na hora do almoço. Sobre alugar carro vai do seu orçamento, mas vezes pelo fato de ter que cruzar a fronteira entre Argentina e Chile, pode se tornar mais burocrático do que ir de ônibus (eu acho).

Abraço

Rafael disse:

Olá Murilo, muito bom seu blog cara….
uma pergunta, vc chegou em puerto natales, ficou hospedado lá, e como vc fez para ir ao pq torres del paine? tem ônibus que vai pra lá, ou precisa contratar agência de turismo/guia, etc?
eu pretendo ficar 2 dias inteiros lá (tirando os dias de ida e volta de el calafate/chalten) e queria fazer trekkings de 1 dia inteiro, tipo bate e volta, ir ao parque de manhã e voltar a tarde/noite, o que vc recomenda nesse caso?
abç!!

Murilo Pagani disse:

Faaala Rafael, tudo bem?

Tem ônibus sim!
Mas para conhecer o parque em apenas 1 dia recomendo que você vá com alguma agência!
O parque é meeeega grande… e pra conhecer os lugares mais lindos lá dentro em um único dia, é necessário se locomover em uma van/carro.
Muitas agências oferecem esse tipo de passeio saindo de Puerto Natales!

Para fazer o trekking o ideal é que você tenha mais tempo disponível!

Abraço

Michela disse:

Murilo,

Estive em Santiago em abril de 2015, fiquei 4 dias inteiros, conheci Vinã del Mar e Valparaiso em um passeio de um dia, porém fui com agência, caso vá por conta sugiro reservar 1 dia para cada cidade. Quanto ao Vale Nevado também fui em passeio de 1 dia por agência, como não dia neve foi suficiente, porém for em epoca de neve sugiro 2 dias. Sugiro ainda uma visita a Cajon de Maipo, eu não fui, mas vi fotos de uns amigos que foram e fiquei encantada. Santigo tem muitos lugares para conhecer, sem contar as viniculas, sendo assim deixe uns 4 dias para Santiago.
Quanto ao Atacama acabei de voltar de lá (set/2016), esse lugar é maravilhoso, surreal. Vale muito a pena ir, fique 6 dias em San Pedro do Atacama e fiz 08 passeios, aproveitei e fui também para o Salar de Uyuni ficando 4 dias e 3 noites, retornando a San Pedro. Para os passeios no Atacama indico a agência Ayllu e para o passeio do Salar de Uyuni indico a agencia Cordilleira.
Já em relação a Patagônia ainda não conheço, planejo ir em 2017.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Michela.

Murilo Pagani disse:

Quaaaaanta dica boa Michela!!!

🙂 🙂 🙂

Conheço bem pouco do Chile, quero conhecer todos esse lugares que você mencionou!!

Muitíssimo obrigado por colaborar com o blog!! 😉

Abraço

Nizia Faria disse:

Murilo, adorei seu post, estou fazendo meu roteiro através dele porém, você encerrou em El Chaitén e agora ? como voltar de lá para o Brasil rsrsrs. Qual o melhor/menos caminho?

Murilo Pagani disse:

Oi Nizia, que bom que gostou!

Na verdade meu roteiro não terminou em El Chaltén… Depois de lá voltei a El Calafate e fui de ônibus até Bariloche e depois Buenos Aires (de onde era o meu retorno ao Brasil). Cada viagem de ônibus dessa levou pouco mais de 20 horas cada… hehehe

Uma sugestão que posso te dar é comprar uma passagem aérea múltiplos destinos, comprando a ida para um destino e o retorno por outro!
No caso, essa prática se chama open jaw!

No post “Como comprar passagens aéreas baratas” eu explico isso. Da uma olhadinha pois pode te ajudar (link abaixo)

https://www.voltologo.net/comprar-passagem-aerea-barata/

Abraço

Leana Hodges disse:

Amei suas dicas! Sou apaixonada por viagens, e sempre que posso escolho algum roteiro que me desafie.
Gostaria de saber, (sua opinão) , se vale a pena fazer esse trajeto por carro. Vou casar proximo ano, e queremos fazer uma roadtrip pela Patagonia. Voce recomenda? Ou é mais seguro/barato fazer os trajetos por avião e ônibus?

Muito oBrigada 🙂

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou Leana!

Agora não fica brava comigo, pois sinceramente não sei te responder se é mais barato ou não. hehehehe

Em relação a segurança não vejo problemas!

Outro ponto a favor da road trip é que ela te dará muito mais liberdade e flexibilidade do que viajar de ônibus e avião!

Encontrei esse texto bem legal do Viaje na Viagem (link abaixo). Da uma olhadinha nele, acho que vai te ajudar!

http://www.viajenaviagem.com/2016/01/patagonia-de-carro-roteiro

Abraço,
Murilo

Patrícia Correia disse:

Olá Murilo!

Antes de mais muitos parabéns pelo seu blog! 🙂

Como base no seu blog fiquei interessada em conhecer a Argentina, em particular a Patagónia e já comprei viagem a sair de Portugal no dia 25 de Outubro e regressar dia 12 de Novembro.

Temos algumas ideias sobre as cidades que queremos conhecer, no entanto não sabemos muito bem quanto tempo é suficiente em cada cidade e se os dias que temos dá para conhecer tudo.

O que pretendíamos fazer era assim que chegarmos a Buenos Aires ir directo para Ushuaia e começar a nossa tour.

As cidades que pretendíamos ir são: Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate, El Chatén, Bariloche, Mendoza, Cordova e Buenos Aires (não necessariamente por esta ordem).

Será que me consegue ajudar quanto tempo será necessário para cada uma destas cidades? Sugere algum roteiro?

Obrigada,
Patrícia

Murilo Pagani disse:

Oi Patrícia!

Fiz praticamente todas as cidades que você quer fazer, com exceção de Córdoba e Mendonza!

Sinceramente acho que todas essas cidades nesse tempo que você tem disponível fica muito corrido!

Você terá 17 dias de viagem ,certo? (tirando o dia de ida e volta)

Recomendo 3 dias em cada cidade!

Buenos Aires, por exemplo, precisaria de mais tempo… mas em 3 dias da pra conhecer as principais atrações!

Abraço,
Murilo

Bruno Fabbri disse:

Olá Murilo, tudo bem?

Parabéns pelo blog e pelo post!

Você saberia dar uma ideia de quão curtos são os dias em julho? Acha que isso inviabilizaria fazer alguns passeios?
Sabe me dizer também onde eu consigo ver os horários de ônibus e de passeios durante o inverno? Você acha que o roteiro ficaria muito prejudicado pelo fato de ser inverno? Seria possível fazer os trekkings ou o perigo de nevasca é grande?

Obrigado!

PS. o link em “Leia também: Ushuaia, la ciudad del fin del mundo” está direcionando para esta página..

Murilo Pagani disse:

Faaaala Bruno, tudo tranquilo e ae?

Que bom que gostou do blog! Espero te ver mais vezes por aqui! hehehe

Seguinte, quando conversei com um argentino lá na Patagônia, ele me disse que no inverno é comum as 16hs já estar escuro.

Sim, o inverno inviabiliza alguns passeios. No ano em que fui, tinha pesquisado e soube que nem o mini trekking no Perito Moreno era possível fazer durante o inverno. Não sei como está agora.

Até é possível fazer alguns trakkings, mas as condições não são lá as melhores.

Acredito que duas coisa são importantíssimas para se viajar durante o inverno na Patagônia: o planejamento tem que ser bem mais detalhado e preciso e você tem que estar bem consciente de que imprevistos tem grandesss chances de acontecer. E que por isso talvez você não possa conhecer um lugar que gostaria muito.

Claro o inverno também tem suas vantagens: preços mais baixos, menos gente e caso você queira praticar esportes na neve é época ideal.

Ah, já corrigi o link para o texto de Ushuaia!

Se você ainda não viu, é esse aqui embaixo

https://www.voltologo.net/ushuaia-la-ciudad-del-fin-del-mundo/

Espero ter ajudado!
Abraço
Murilo

Moises Viana Marialva disse:

Oi Murilo, Suas dicas estão muito boas, muito bacana os seus relatos.

Estou planejando ir à patagônia inicio de outubro e vou ficar 3 dias em El Calafate e depois pegar um ônibus para Puerto Natales e ficar mais 3 dias e depois voltar para El Calafate e passar mais 02 dias em El Chaten. Você acha interessante esse roteiro? Gostaria de fazer o ninitrekking no perito moreno e trekkings de 01 dia no Fitz Roz e torres Del Paine, assim você me aconselha a comprar os passeios pela internet ou é melhor conseguir melhores preços comprando nas agências de lá um dia antes dos passeios?

Desde já muito obrigado e fique com Deus.

MuriloPagani disse:

Olá Moisés,

Bom saber que gostou das dicas!

Sem dúvida alguma é um roteiro incrível o seu…Talvez se puder, acrescentaria pelo menos mais um dia para El Chaltén.

Olha, eu comprava os passeios assim que chegava na cidade. Dessa forma dava pra bater perna e pesquisar o melhor preço entre as agências.

No entanto, algumas vezes acontecia de não ter saída para determinado passeio que eu queria e no dia que eu podia. A solução era fazer outro tour ou então esperar até o dia que tivesse o passeio. (Caso você possa esperar… hehehe, normalmente é questão de 1 dia.. por exemplo, há passeios que saem de segunda, quarta e sexta… entendeu?). Esses casos são raros, mas podem acontecer…Apenas de uma pesquisada na internet para não ter nenhuma surpresa quando chegar lá.

Sei que para Torres del Paine com certeza há saídas diárias.
Para Fitz Roy você não precisa contratar nenhum tour!

Espero ter ajudado!
Boa Viagem
Murilo