Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

O que fazer em Curitiba: 25 passeios e roteiro

Acredite: os passeios para fazer em Curitiba não se esgotam em apenas um final de semana. Aliás, é provável que nem mesmo um roteiro de feriado prolongado dê conta das principais atrações da capital do Paraná e dos seus arredores.

Apesar de os principais pontos turísticos Curitiba poderem ser visitados em uma programação de três dias, a cidade oferece tantos atrativos que seria uma pena ficar tão pouco tempo.

São tantos parques, museus, mirantes, atrações culturais, construções peculiares, tours bate volta, bares e restaurantes, que os lugares para conhecer em Curitiba conseguem preencher facilmente um itinerário de uma semana.

Aliás, mesmo com uma viagem mais folgada talvez seja necessário elencar quais serão as prioridades na hora de montar a lista do que fazer em Curitiba. E, neste texto, eu contarei o que dá para esperar das principais atividades turísticas na capital paranaense.

Dicas do que fazer em Curitiba

Os pontos turísticos de Curitiba estão espalhadas por diversos bairros da cidade. Portanto, o ideal é organizar o roteiro separando duas ou três vizinhanças para visitar em um mesmo dia.

Apesar disso, a boa notícia é que se locomover entre as atrações não é difícil. Além do transporte público de Curitiba funcionar muito bem, também dá para se deslocar utilizando os aplicativos de corrida ou até mesmo um ônibus turístico.

E, nas áreas mais centrais, que é onde estão os melhores bairros para ficar em Curitiba, dá até mesmo para ir a pé de uma área à outra.

Por fim, confira abaixo as 25 sugestões do que fazer em Curitiba. E, para mais detalhes sobre cada passeio, basta continuar lendo este texto atentamente até o final.

Curitiba o que fazer
O Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, é um dos principais pontos turísticos de Curitiba

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Curitiba

1- Linha Turismo

Linha Turismo: assim é chamado o ônibus turístico de Curitiba que circula entre as principais atrações da cidade.

Incluindo 24 paradas para possíveis embarques e desembarques, essa é uma boa opção de se locomover para quem está viajando sozinho e não tem muito tempo na capital do Paraná.

Os ônibus são novos, modernos e possuem sistema de áudio que narra um pouco da história de cada lugar.

Além disso, outra facilidade é que algumas das paradas do circuito são em pontos turísticos bem afastados da área central de Curitiba. Ou seja, ir com estes ônibus é mais ágil do que o transporte público e, dependendo do lugar, mais barato do que Uber.

O ponto inicial do roteiro é a Praça Tiradentes, localizada no centro da cidade. No entanto, você pode começar o seu passeio em qualquer uma das paradas. Apenas consulte antecipadamente qual é a opção mais próxima de onde você estará.

Por fim, saiba que uma vez que você comprar o seu ingresso para a Linha Turismo, a quantidade de embarque e desembarque é ilimitado para o período de 24 horas. Ou seja, durante um dia você poderá ir para onde quiser e quantas vezes precisar.

Linha Turismo

» Endereço: O ponto inicial é o ponto da Rua 24 Horas. Porém, dá para embarcar em qualquer uma das 24 paradas. Clique aqui para consultar todos os locais de embarque e desembarque.

» Horário: Terça a domingo, das 8h30 às 17h30, sendo que as partidas são a cada 30 minutos.

» Preço: R$ 50,00, sendo que o bilhete vale por 24 horas e crianças com menos de 5 anos não pagam.

ônibus turístico de Curitiba
O Bosque Alemão é uma das paradas da Linha Turismo, o ônibus turístico de Curitiba

2- City tour em Curitiba

Para mim, um dos melhores passeios para fazer em Curitiba – e em qualquer centro urbano – assim que chegar na cidade é um city tour guiado. Isso porque, desta forma dá para visitar os principais pontos turísticos do destino em pouco tempo, receber dicas atuais de um guia profissional e entender a dinâmica do lugar.

Na capital do Paraná, este tour panorâmico de Curitiba consegue apresentar os cartões postais mais emblemáticos da cidade em aproximadamente quatro horas. Ou seja, em uma manhã ou tarde é possível conhecer várias atrações que serão indicadas neste texto.

Na minha opinião, trata-se de uma atividade que vale a pena tanto para quem vai passar poucos dias na cidade, como também para quem pretende fazer uma estada mais prolongada nos hotéis de Curitiba.

No geral, alguns dos lugares visitados durante este city tour em Curitiba, são:

  • Praça Tiradentes
  • Catedral de Curitiba
  • Calçadão da Rua XV
  • Palácio Avenida
  • Bosque do Papa
  • Ópera de Arame
  • Parque Tanguá
city tour para fazer em Curitiba
Os city tours pela área central da cidade é uma ótima opção de passeio para fazer em Curitiba

3- Torre Panorâmica de Curitiba

A Torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre da Oi, é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade. Com seus 109 metros de altura, é possível avistar grande parte da cidade e seus arredores, em um panorama de 360 graus.

Inaugurada em 1991, a Torre Panorâmica foi construída para ser uma torre de transmissão de televisão e rádio. No entanto, logo se tornou um ponto turístico popular, oferecendo uma vista impressionante de Curitiba. Para chegar ao topo da torre, os visitantes podem utilizar o elevador panorâmico, que leva cerca de 30 segundos para percorrer todo o trajeto.

Torre Panorâmica de Curitiba

» Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191, Mercês.

» Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.

» Preço: R$ 6,00.

passeios em Curitiba
Torre Panorâmica de Curitiba

4- Jardim Botânico de Curitiba

Para a maioria dos viajantes, uma das primeiras coisas para fazer em Curitiba é visitar o Jardim Botânico e sua emblemática estufa. O que é perfeitamente compreensível, afinal, além da construção metálica ser realmente admirável, esta área verde da capital paranaense possui ainda outros encantos.

Seu gramado bem cuidado, por exemplo, geralmente reúne nos finais de tarde curitibanos adeptos da yoga. Aliás, visitar o parque nos últimos suspiros do dia é uma ótima pedida para ver um belo pôr do sol – quando há pôr do sol, claro!

Outro destaque do Jardim Botânico é o jardim francês, que é inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes, na França. O jardim é composto por canteiros simétricos, esculturas, fontes e lagos artificiais.

Além disso, outra atração do Jardim Botânico é o Jardim das Sensações, que convida a população a uma viagem sensorial com a presença de diversas espécies de plantas. Porém, tenha em mente que o horário de visitação dessa área é mais restrito, somente de terça a domingo das 9h às 17h.

Por fim, outro atrativo do pedaço e que também tem horário mais limitado é o Museu Botânico. No entanto, assim como o Jardim das Sensações, vale a pena aproveitar o passeio ao Jardim Botânico de Curitiba para visitá-lo também.

Jardim Botânico de Curitiba

» Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico.

» Horário: Diariamente, das 6h às 19h.

» Preço: Gratuito.

o que fazer em Curitiba - Jardim Botânico
Jardim Botânico de Curitiba

5- Parque Tanguá

Outro parque que encabeça qualquer lista sobre o que fazer em Curitiba é o Parque Tanguá, àquele com a construção que lembra um castelinho com duas torres e que também é uma ótima pedida para aproveitar os últimos raios de sol.

Não se limite, porém, a ficar na parte superior do parque. Isso porque, é na sua parte inferior que você realmente poderá fazer uma caminhada em meio à natureza.

Inaugurado em 1996, o parque está localizado em uma área de 235 mil metros quadrados e é formado por duas pedreiras desativadas, que foram transformadas em lagos interligados por uma cascata de 45 metros de altura.

Além disso, o parque conta com trilhas para caminhadas, ciclovias, jardins, mirantes e espaços para piquenique.

Uma das atrações mais bacanas do Parque Tanguá é o mirante que oferece uma vista privilegiada do parque e da cidade de Curitiba. A torre tem 65 metros de altura e possui um elevador panorâmico que leva os visitantes até o topo. Lá de cima, é possível avistar o Parque Tingui, o Rio Barigui e a cidade de Curitiba.

Outra atração interessante é o Jardim Poty Lazzarotto, que é uma homenagem ao artista curitibano Poty Lazzarotto. O jardim é composto por esculturas, painéis e mosaicos que representam a cultura e a natureza da região.

Parque Tanguá

» Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97, Pilarzinho.

» Horário: Diariamente, das 6hs às 20hs.

» Preço: Gratuito.

o que fazer em Curitiba de graça
Parque Tanguá

6- Mercado Municipal de Curitiba

Como boa capital que é, Curitiba também transformou seu Mercado Municipal em uma atração cativante para turistas, e claro, para curitibanos que lotam a sua praça de alimentação principalmente aos finais de semana.

Seja para comprar frutas, verduras, carnes, artigos domésticos, cervejas importadas ou simplesmente fazer uma bela refeição, o Mercado é o lugar certo.

Por falar em comes e bebes, minha paixão por lá foi o pastel da Pastelaria Curitiba, que serve desde os sabores tradicionais a outros mais inusitados, como, por exemplo, o de pinhão com carne seca.

Além disso, o Mercado Municipal de Curitiba ainda promove eventos e festivais temáticos, como o Cacharitiba (Festival da Cachaça), Halloween do Mercado e o Natal do Mercado. Portanto, fique de olho na programação pra verificar se estará rolando alguma festividade durante seus dias por lá.

Mercado de Curitiba

» Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865, Centro.

» Horário

  • Terça a sábado, das 8h às 18h.
  • Domingo, das 8h às 13h.

» Preço: Gratuito.

lugar para conhecer em Curitiba
Mercado Municipal de Curitiba

Leia também: 10 hotéis baratos em Curitiba

7- Passeio a Morretes

Um programa clássico para fazer em Curitiba é o passeio de trem até Morretes: uma simpática cidadezinha histórica onde você poderá provar um legítimo Barreado – prato típico do litoral paranaense cujo preparo é uma verdadeira arte.

Para chegar lá o jeito mais tradicional é de trem e ônibus. Ou, melhor dizendo, indo de trem e voltando de ônibus.

Isso porque, a viagem de trem costuma levar ao menos quatro horas, e fazer ida e volta sobre os trilhos deixa o passeio cansativo e pouco proveitoso.

Você pode consultar todas as opções de passeios e comprar sua passagem de trem diretamente no site da empresa Serra Verde Express, empresa responsável por operar o transporte sobre trilhos.

O trem turístico funciona apenas aos finais de semana. Portanto, reserve um dia inteiro – na sexta, sábado ou domingo – para este programa.

A exceção fica por conta da alta temporada, de dezembro a fevereiro, que é quando o passeio acontece diariamente. Além disso, os passeios também acontecem durante os feriados.

No site da Serra Verde Express há diversos tipos de passeios. O mais básico – e barato – que é apenas a passagem de ida de trem, é identificado como “Bilhete Curitiba Morretes – 8h30”

No entanto, saiba que esse bilhete não inclui a sua volta de Morretes para Curitiba. Portanto, compre também uma passagem de ônibus. A empresa responsável por fazer este percurso é a Viação Graciosa.

Passeio de trem para Morretes

» Endereço: Embarque na Rodoferroviária de Curitiba.

» Horário: Saídas de Curitiba para Morretes as sextas, sábados, domingos e feriados, às 8h30.

» Preço:

  • Bilhete Classe Turística apenas ida de trem para Morretes: R$ 175,00.
  • Passagem de ônibus de Morretes para Curitiba: R$ 30,00.
  • Pacote completo Curitiba x Morretes: R$ 380,00 (inclui todos os transportes, almoço, tour guiado em Morretes e Antonina e visita ao Parque Temático Hisgeopar).
passeio de trem em Curitiba
A viagem de trem a Morretes é um dos mais tradicionais passeios para fazer em Curitiba

8- Tour de Boteco

Que tal provar os melhores petiscos dos bares curitibanos e, de quebra, conhecer novas pessoas e bater um papo animado?!

Essa é a experiência que te espera no Tour de Boteco, criado pela divertida Carol Moreno, que também está à frente do blog Mochilão Trips.

Ao contrário de um Pub Crawl tradicional, onde o objetivo é beber em vários bares e terminar a noite numa balada, o foco do Tour de Boteco são os quitutes dos bares e muita conversa.

Cervejas e outros drinks acabam sendo uma consequência, afinal, ninguém faz novos amigos bebendo leite quente, certo?!

A dinâmica do passeio é visitar três bares em uma única noite, e em cada um deles você irá experimentar as comidinhas da casa que mais fazem sucesso.

Atualmente existem três roteiros diferentes que acontecem alternadamente aos sábados, a partir das 17h.

O tour custa R$ 110,00 por pessoa e já inclui os petiscos que você irá provar. Por outro lado, as bebidas são compradas à parte em cada bar durante o passeio.

Para outros detalhes ou reservar sua vaga basta acessar o site oficial do Tour de Boteco.

passeios para fazer em Curitiba
Petiscos do Tour de Boteco

9- Tour Curitidoce

Se acaso você se empolgar no Tour de Boteco e beba além da conta, a glicose no dia seguinte pode ser garantida no Tour Curitidoce, um passeio para conhecer as melhores confeitarias de Curitiba – além de degustar suas delícias, claro.

Comandado pela simpática Ledinara, o passeio tem vários roteiros diferentes pelos principais bairros da cidade. Acontece aos sábados, a partir das 14h, e cada tour costuma visitar quatro locais diferentes ao longo de aproximadamente quatro horas.

E o melhor de tudo: as degustações servidas são tão diferentes uma das outras que será impossível eleger uma única favorita. Tem maçã caramelada, chocolate, brownie, éclair e gelato.

Para participar, basta mandar um e-mail para curitidoce@gmail.com ou clicar aqui para consultar a agenda dos próximos passeios.

O tour custa R$ 95,00 por pessoa e já inclui as degustações que serão feitas durante a atividade.

tours para fazer em Curitiba
Vitrine do Bazar Doce

Leia também: 3 tours em Curitiba para fugir do óbvio

10- Roteiro gastronômico em Santa Felicidade

A região de Santa Felicidade é uma espécie de distrito que contempla mais de dez bairros curitibanos. E, um destes bairros atende pelo mesmo nome de Santa Felicidade. Nomenclaturas à parte, o mais importante é você saber o que te espera por estas bandas da cidade: excelente gastronomia italiana.

Reduto dos imigrantes que vieram da Itália, Santa Felicidade é uma simpática vizinhança para deixar o se estômago contente. Portanto, o melhor plano é visitar a região próximo da hora do almoço ou ir até lá para jantar.

Mesmo que você esteja hospedado pela região central o deslocamento vale a pena. Afinal, são apenas sete quilômetros entre um bairro e outro.

O endereço mais famoso é o Restaurante Madalosso, que é um dos maiores restaurantes do mundo e que funciona no sistema de rodízios. 

Por outro lado, se você estiver em busca de um local mais intimista, o Velho Madalosso é um local mais acertado.

Além disso, outros restaurantes italianos que fazem sucesso na região, são: Cascatinha, Dom Antonio, Famiglia Fadanelli e Restaurante Veneza.

11- Café do Viajante

Certos lugares são capazes de deixar qualquer viagem mais agradável e aconchegante. E, em Curitiba, um deles é o Café do Viajante.

Localizado pelas bandas do Centro Cívico, o café fundado pelos sócios Robson Franzoi e Diogo Fernandes é um daqueles cantinhos pra passar horas e horas se encantando com a decoração do lugar e se esbaldando com as delícias do cardápio, como por exemplo, o Cappuccino do Viajante e os mini pães-de-queijo recheados.

Acredite: conhecer o Café do Viajante definitivamente é uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Curitiba.

Se acaso você ainda tem dúvidas, dê uma olhada nas fotos do perfil do Instagram.

Café do Viajante

» Endereço: Rua Comendador Fontana, 229, Centro Cívico.

» Horário

  • Terça a sexta, das 12h às 19h.
  • Sábado e Domingo, das 14h às 19h.
cafeteria em Curitiba
Cappuccino do Café do Viajante

12- Museu Oscar Niemeyer

Dentre as dezenas de museus de Curitiba, nenhum ocupa um espaço tão grande no roteiro dos turistas como o Museu do Olho – como é popularmente conhecido o Museu Oscar Niemeyer (MON).

Com localização central e fácil acesso, mais do que as sinuosas curvas características do arquiteto, o MON abriga um acervo e exposições invejáveis. Inclusive, para conferir as exposições em cartaz basta acessar o site oficial do museu.

O Museu Oscar Niemeyer é composto por duas construções: a principal, em forma de olho, e uma anexa, em forma de feijão.

A construção em forma de olho é um exemplo da arquitetura moderna brasileira, com uma estrutura em concreto armado e um grande vão livre. A construção em forma de feijão abriga exposições temporárias e é ligada à construção principal por meio de um túnel subterrâneo.

O museu possui um acervo com mais de 7 mil obras de arte contemporânea brasileira e internacional, além de uma coleção de arte asiática. Entre as obras que se destacam estão peças de artistas como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti, e Andy Warhol.

Além disso, o Museu Oscar Niemeyer é também um espaço cultural, que abriga uma programação variada de eventos, cursos e workshops. O museu conta ainda com um cinema, uma biblioteca, um café e uma loja de souvenirs.

Museu Oscar Niemeyer

» Endereço: Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico.

» Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.

» Preço:

  • R$ 30,00.
  • Gratuito para público em geral todas quartas-feiras.
Museu do Olho em Curitiba
O Museu Oscar Niemeyer é uma das atrações mais visitadas da cidade

13- Caminho do Vinho de São José dos Pinhais

Localizada na região metropolitana de Curitiba, apenas 30 quilômetros da capital, a cidade de São José dos Pinhais rende um ótimo passeio bate volta – especialmente para os apreciadores de vinhos e de produtos artesanais de tradições italianas.

Apesar de básico e sem tantas firulas, este tour a São José dos Pinhais apresenta aos viajantes a principal atração do destino: o Caminho do Vinho. De nome autoexplicativo, neste circuito há diversas vinícolas abertas à visitação do público em geral.

Além disso, o passeio também realiza paradas em empórios, queijarias, charcuterias e em outros estabelecimentos que vendem produtos artesanais. Ou seja, é uma excelente programação para os forasteiros que prezam em deixar o estômago contente durante as férias.

Tenha em mente, porém, que este passeio saindo de Curitiba acontece somente aos sábados e domingos. Portanto, se você gostou da ideia de visitar os arredores da capital paranaense, reserve um dia do final de semana para essa atividade.

14- Vinícola Franco Italiano

Se você está de dieta já deve ter percebido que deverá fazer uma pausa para aproveitar o que há de melhor durante uma viagem a Curitiba, combinado?!

Ainda na área gastronômica, este é outro passeio que inclui comilança na capital paranaense. Ou melhor, em Colombo – um município situado na região metropolitana de Curitiba, aproximadamente a 20 quilômetros dos bairros centrais.

Além de poder degustar diversos rótulos da conceituada vinícola familiar Franco Italiano, o local ainda possui um restaurante que serve deliciosos almoços no estilo buffet aos finais de semana.

o que fazer em Curitiba de diferente
Sincronia, um dos rótulos mais vendidos da Vinícola Franco Italiano

15- Ópera de Arame

Muito mais do que um teatro, o Ópera de Arame é um dos símbolos mais inconfundíveis da arquitetura curitibana. Com uma estrutura de fazer inveja a muitos cenários de filmes hollywoodianos, o visual fica ainda mais cativante por conta da vegetação que rodeia o local.

Como se não bastasse a construção por si só já valer a visita, desde setembro de 2018 o Ópera de Arame deu inicio ao Vale da Música, um projeto que visa cultivar a diversidade musical. Em dias de apresentação – geralmente aos finais de semana – três grupos diferentes se apresentam no palco flutuante.

Dá para consultar a programação mensal do Vale da Música no site oficial do Ópera de Arame.

Para completar o passeio, o Ópera Arte – restaurante que há no local – oferece um ambiente requintado para o almoço. O cardápio diversificado é de dar água na boca e os preços são bastante realistas.

Ópera de Arame

» Endereço: Rua João Gava, 920, Abranches.

» Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.

» Preço: R$ 15,00 (Inteira).

o que fazer em Curitiba
Ópera de Arame

16- Memorial Ucraniano

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano é uma das várias homenagens que a prefeitura da cidade fez aos imigrantes que ali chegaram.

E, apesar de estar um pouco afastado das principais dicas do que fazer em Curitiba, pode apostar que vale a pena incluí-lo na sua programação.

Contrastando com a sua paisagem que parece ter saído de um conto de fadas, o Memorial Ucraniano nos conta a história de uma das maiores violências causadas e sofridas pelo homem: o Holomodor, genocídio que exterminou pela fome aproximadamente 10 milhões de ucranianos entre os anos de 1932 e 1933.

O memorial está instalado em uma construção que é réplica de uma igreja ucraniana de madeira, que foi trazida da Ucrânia e montada no local. No caso, trata-se da Igreja de São Miguel Arcanjo, da cidade de Maramorosh.

Além da função de museu e ponto turístico de Curitiba, o memorial também é de grande importância para a comunidade ucraniana, que realiza diversas celebrações e eventos no local ao longo do ano.

Memorial Ucraniano

» Endereço: Rua Dr. Mbá de Ferrante, s/n, Parque Tingui.

» Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10hs às 17h45.

» Preço: Gratuito.

museus em Curitiba
Memorial Ucraniano

17- Outros parques em Curitiba

Logo que decidi viajar à capital paranaense umas das poucas certezas que tinha era que visitaria muitos parques em Curitiba. Afinal, as áreas verdes da cidade não poderiam ser tão famosas sem motivo.

Frequentados por moradores e turistas, Curitiba oferece espaços ao ar livre para todos os gostos.

Se acaso quiser apenas caminhar, têm parques adequados pra isso.

Assistir ao pôr-do-sol? Fique tranquilo, pois há mais de uma alternativa para aproveitar o fim de tarde.

Passear com a criançada enquanto lhes conta uma história infantil? Tem parque para isso também!

Aliás, as possibilidades são tantas que é possível dedicar uma viagem inteira apenas para conhecer os principais parques em Curitiba, e ainda deixar alguns para uma próxima visita.

Além do Parque Tanguá e do Jardim Botânico, que já foram mencionados, a capital do Paraná possui outras dezenas de áreas verdes que você pode conhecer durante a sua viagem. Aliás, no texto “7 Parques em Curitiba” eu listei quais foram os meus favoritos.

Em todo caso, segue abaixo outros espaços que podem fazer parte do seu roteiro em Curitiba:

  • Parque Barigui
  • Bosque Alemão
  • Bosque do Papa João Paulo II
  • Unilivre
  • Parque Tingui
  • Parque São Lourenço
  • Praça do Japão
  • Parque do Passaúna
Dicas do que fazer em Curitiba
Parque São Lourenço

18- Museus em Curitiba

Assim como parques, outro tipo de atração que não falta em Curitiba são museus. Apesar do icônico Museu Oscar Niemayer ser o grande destaque, é possível se impressionar com lugares mais discretos, porém, igualmente interessantes.

Seguem abaixo uma relação dos principais museus da cidade para incluir na lista de lugares para visitar em Curitiba:

  • Museu Ferroviário
  • Museu Paranaense
  • Memorial de Curitiba
  • Museu do Holocausto
  • Imagem e Som
  • Museu de Arte Contemporânea do Paraná
  • Museu Egípcio
  • Museu Municipal de Arte
lugares para visitar em Curitiba
O Museu Ferroviário é um dos pontos turísticos para visitar em Curitiba

19- Centro Histórico e Centro Cívico

Apesar de muitas dicas mencionadas até agora sobre o que fazer em Curitiba já estarem pela região central da cidade, há outras atrações que você pode incluir no seu roteiro – tanto pelo centro histórico como também pelo centro cívico.

Sim, Curitiba tem duas vizinhanças centrais. E, embora elas sejam relativamente próximas uma da outra, cada uma tem a sua própria personalidade.

O Largo da Ordem, por exemplo, além de construções históricas e alguns murais de arte de rua, dispõem de ótimos barzinhos para o final do dia.

Outros dois prédios que chamam atenção é o Palácio Iguaçu, com um mural colorido bem ao lado, e a sede da Prefeitura de Curitiba.

O Centro Cultural Teatro Guaíra é outro local que não passa despercebido quando se caminha por perto da Praça Santos Andrade.

Outro lugares a considerar durante suas andanças por estes lados, são:

  • Biblioteca Pública do Paraná
  • Rua 24 Horas (uma espécie de galeria)
  • Catedral de Curitiba
  • Praça Tiradentes e Marco Zero de Curitiba
o que fazer no centro cívico de Curitiba
Parte do centro-histórico de Curitiba

20- Rua XV Novembro

O calçadão para pedestres no centro de Curitiba, conhecido como Rua XV ou Rua das Flores, não é exatamente uma atração turística. Até porque, na verdade o que você encontrará por lá é o movimento rotineiro de uma rua comercial: lojas de todos os segmentos, lanchonetes, restaurantes e artistas de rua disputando a atenção de quem passa.

Porém, é inegável que o que mais se destaca são os jardins e as flores coloridas da calçada.

Ainda assim, numa passada rápida por estas bandas dá pra apreciar parte da arquitetura histórica da região, como o imponente prédio da Universidade do Paraná.

o que fazer no centro de Curitiba
Rua XV de Novembro

21- Feirinha do Largo da Ordem

Toda capital que se preze tem ao menos uma feirinha dominical onde você pode encontrar artesanato, comes e bebes, e outras coisas que você não precisa mas não resiste quando vê!

E em Curitiba não é diferente.

Todos os domingos, turistas e moradores lotam as ruas dos arredores do Largo da Ordem para conferir as novidades – ou badulaques nem tão novos assim – na tradicional Feira do Largo da Ordem.

Além dos produtos à venda, a feira também é um espaço de arte e cultura, com apresentações de música, teatro, dança e outras manifestações artísticas. Além disso, também há outros pontos turísticos na mesma vizinhança, portanto, otimize a programação para visitar tudo no mesmo dia.

Feira do Largo da Ordem

» Endereço: Largo da Ordem.

» Horário: 9h às 14h.

» Preço: Gratuito.

passeios para fazer de graça em Curitiba
Feira do Largo da Ordem

22- Estádio de futebol Arena da Baixada

A Arena da Baixada é o estádio do time de futebol Athletico Paranaense. E, assim como em outros clubes, sua casa é aberta a visitação para o público em geral.

O estádio passou por uma grande reforma para a Copa do Mundo de 2014, sendo modernizado e ampliado para receber jogos do mundial. Com capacidade para cerca de 43 mil espectadores, a Arena da Baixada é considerada uma das arenas mais modernas do país, contando com tecnologia de ponta e infraestrutura de qualidade.

Além disso, a sua arquitetura é uma atração à parte. O estádio é conhecido por seu design moderno e inovador, com uma cobertura em formato de pétalas que se movimentam e permitem a entrada de luz natural.

Como se não bastasse, o estádio conta com uma série de áreas de lazer e entretenimento, como lojas, restaurantes e espaços VIPs.

No geral, a visita guiada pelo estádio é rápida, organizada e entrega o que promete. Para os amantes do futebol, é certamente um dos passeios para fazer em Curitiba que não podem ficar de fora do roteiro.

Furacão Tour

» Endereço: Rua Buenos Aires, 1260, Água Verde.

» Horário: terça a domingo, das 9h às 16h, com saídas guiadas de hora em hora.

Os horários de visitação podem sofrer alteração sem aviso prévio nos dias de jogos no estádio.

» Preço: R$ 40,00.

23- Comer Carne de Onça

Admito que não fiz 100% o dever de casa e cheguei em Curitiba sem saber quais são os pratos típicos da cidade.

No entanto, bastou meia dúzia de palavras trocadas com os curitibanos para eles me falarem que uma das coisas que eu não deveria deixar de fazer por lá era provar a Carne de Onça. Afinal, a iguaria é Patrimônio Cultural da Cidade.

Mas não se preocupe, pois nenhuma onça precisa morrer para você experimentar um dos petiscos mais pedidos de lá. A tal Carne de Onça nada mais é que carne moída crua (de primeira, sem nervos e gorduras) temperada com sal, pimenta, azeite, cebola, alho e cheiro-verde.

O motivo do nome? É incerto.

Uma das teorias mais aceitas é por causa ao bafo de onça ostentado pelas pessoas após consumi-la. Por via das dúvidas, não custa nada levar um chiclete no bolso.

onde comer carne de onça em Curitiba
Carne de Onça da Mercearia Fantinato

24- Ilha do Mel

Situado a 118 quilômetros de Curitiba, o Pontal do Sul é o local de embarque para chegar ao principal destino do litoral do Paraná: a Ilha do Mel. Embora o melhor modo de visitar este refúgio praiano seja pernoitando na ilha, saiba que um passeio bate volta saindo da capital é realizável.

Na minha opinião, para os turistas que não fazem questão de uma estada cheia de mordomia, vale a pena reservar três dias da viagem para se hospedar na Ilha do Mel. Por outro lado, é incontestável: os viajantes que preferem as comodidades urbanas ficarão mais contentes com um passeio de um dia.

Se você se encaixa neste último caso, no site da Civitatis há uma excursão que atenderá as suas necessidades. Não é um passeio baratinho, é verdade, porém, entrega os principais pontos turísticos da Ilha do Mel em um tour de 12 horas.

Saiba, porém, que além de deslocamento terrestre a aventura envolve travessia de barco e caminhada. Afinal, não há circulação de veículos na ilha.

25- Foz do Iguaçu

Na realidade, esta dica do que fazer em Curitiba é um esclarecimento aos viajantes que gostariam de visitar as Cataratas do Iguaçu em uma mesma viagem à capital do estado: só faça isso se você tiver mais de uma semana disponível.

Foz do Iguaçu, a cidade das cataratas, está localizada a 650 quilômetros de Curitiba, sendo que uma viagem de ônibus entre os dois destinos leva pelo menos 10 horas na estrada. Ou seja, tanto pela distância como também pelo número de atrações em cada lugar, são locais que merecem roteiros independentes.

Ainda assim, se acaso você tem dias suficientes para os dois itinerários, a minha sugestão é começar o roteiro na capital e fazer o deslocamento até Foz do Iguaçu de avião. Comprando a passagem antecipadamente, é possível que o preço do bilhete aéreo custe um valor muito próximo da passagem de ônibus.

Por fim, para visitar os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu e conhecer os dois lados das cataratas – o brasileiro e o argentino – recomendo passar quatro dias inteiros na cidade.

passeios pelos arredores de Curitiba
Cataratas do Iguaçu

O que fazer em Curitiba à noite?

Independente do bairro em que você esteja, é muito provável que há muito o que fazer à noite em Curitiba. Em todo caso, ao menos para os visitantes, as duas regiões mais atraentes para a vida noturna são as vizinhanças de Batel e Centro Cívico.

Isso porque, nestes dois bairros você encontrará mil e uma possibilidades para a sua noite em Curitiba: de bares requintados a botecos com mesa na calçada, há de tudo.

Indicarei a seguir alguns dos lugares que conheci durante a minha viagem, mas saiba que há muitos outros bares em Curitiba que podem fazer parte da sua programação noturna.

Localizado no bairro Batel, o clássico Hard Rock Café Curitiba é uma parada que atrai boa parte dos viajantes.

No mesmo bairro, no pomposo Shopping Batel, o GARDS Rooftop faz a vez pra quem está em busca de um ambiente mais requintado e intimista.

A pegada alternativa pela mesma região fica por conta do Shopping Hauer, onde dezenas de bares lado a lado reúnem milhares de pessoas na calçada.

Já pelos lados do Centro Cívico recomendo todos os bares que conheci durante o Tour de Boteco: Mercearia Fantinato, Amsterdam Lounge Bar, Cervejaria da Vila e Mr Hoppy Beer & Burger.

Por fim, saiba que pelos arredores do Largo da Ordem também há uma infinidade de barzinhos para curtir uma hora feliz ou até mesmo entrar noite adentro.

o que fazer em Curitiba à noite
Big Bear Burger, no Shopping Hauer

O que fazer em Curitiba com chuva?

As dicas que eu poderia recomendar sobre o que fazer em Curitiba com chuva já foram indicadas ao longo do texto. Afinal, quando os aguaceiros começam não precisamos de grandes invenções: o melhor plano é aproveitar para conhecer os locais de ambiente fechado.

E, em Curitiba, há diversos lugares que podem salvar a sua programação.

No caso, todos os museus, centros culturais, mercado, cafeterias, bares e restaurantes que indiquei, tornam-se ainda mais imperdíveis quando o tempo não colaborar com o itinerário ao ar livre.

Por fim, saiba que o clima em Curitiba é mais úmido durante a primavera e o verão. Portanto, são nos meses de outubro a março que você precisará ter mais atenção no seu roteiro e ter algumas cartas na manga para os momentos em que começar a cair água do céu.

O que fazer em Curitiba em 5 dias?

O tempo mínimo que eu recomendo para aproveitar os passeios em Curitiba são três dias inteiros. Ou seja, contando os dias de ida e volta, são cinco dias no total.

“Só tenho um final de semana ou um feriadão, será que consigo aproveitar?”.

Claro que sim. No entanto, você precisará fazer uma curadoria mais rigorosa sobre quis pontos turísticos irá incluir no seu roteiro em Curitiba. Afinal, não será possível visitar  todos os atrativos da cidade.

No mais, sinta-se à vontade para fazer as alterações que achar necessária na minha sugestão do que fazer em Curitiba em 5 dias. Afinal, nem todo lugar agrada todo perfil de viajante.

Além disso, deixarei o dia de chegada e partida livre, para que você mesmo monte essa parte da programação. Isso porque, o itinerário destes dias de deslocamento dependerá do seu horário de chegada e partida.

» Primeiro dia: Chegada, check-in no hotel e atrações próximas da hospedagem. Noite em algum restaurante de Santa Felicidade.

» Segundo dia: Atrações do centro histórico de Curitiba e pelos arredores do Largo da Ordem, Centro Cívico e Museu Oscar Niemayer. Noite nos bares do Centro Cívico.

» Terceiro dia: Atrações mais afastadas da área central, portanto, se desejar utilizar a Linha Turismo, este é um bom dia.

Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Tanguá e Mirante da Torre Panorâmico. Noite nos bares do bairro Batel.

» Quarto dia: Passeio de trem para Morretes.

» Quinto dia: Partida. Dependendo do horário em que for embora, dá para fazer outros passeios em Curitiba.

o que fazer em Curitiba em 5 dias
Centro histórico de Curitiba

O que fazer em Curitiba de graça?

Se você quer saber o que tem para fazer em Curitiba de graça, saiba que muitas das atrações que foram indicadas neste texto não cobram nenhum tipo de entrada.

Ainda assim, segue abaixo a lista de pontos turísticos de Curitiba que você não precisará pagar nada para conhecer – com exceção do transporte até lá e alimentação.

  • Jardim Botânico de Curitiba
  • Parque Tanguá
  • Mercado Municipal de Curitiba
  • Centro histórico e Centro Cívico
  • Rua XV Novembro
  • Feirinha do Largo da Ordem
  • Sesc Paço da Liberdade
  • Bosque Alemão
  • Bosque do Papa João Paulo II
  • Memorial de Curitiba
  • Museu Paranaense
  • Outros parques de Curitiba também são gratuitos

3 lugares para se hospedar em Curitiba

($) Para se hospedar na área central da cidade sem precisar gastar muito, o Terrazas Hotel é uma das acomodações mais econômicas da região.

($$) Outra opção que faz a linha bom, bonito e barato é o Hotel Centro Europeu Tourist.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Intercity Curitiba – Centro Cívico.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Curitiba.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *