Clima no Chile: Descubra qual a melhor época para viajar nos principais destinos do país! (Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Atacama, Patagônia e outras cidades!)
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Saber como é o clima no Chile é fundamental para entendermos qual a melhor época para viajar para lá. Afinal, as condições climáticas irão influenciar diretamente na experiência da viagem – seja de forma positiva ou negativa.

Normalmente, os viajantes que não se planejam sobre este assunto costumam se frustrar com as férias. Mais frio do que esperado, neve que não começou, ou ainda, chuvas que impedem ou atrapalham as atividade ao ar livre, podem transformar qualquer sonho em pesadelo.

É claro que com o aquecimento global – sim, ele existe – é cada vez mais difícil prevermos com exatidão o clima durante a nossa viagem. Porém, analisando alguns padrões de anos anteriores, é possível se planejar razoavelmente bem e acertar na escolha de quando ir ao Chile. E, neste texto, você irá descobrir qual a melhor data para marcar a sua viagem.

Leia também: Seguro viagem para o Chile é necessário?

# Quando ir para o Chile?

Mais do que entender qual a melhor época para viajar ao Chile, você precisa entender quais os períodos mais adequados para o destino que você quer visitar. Com um território bastante extenso, o clima no Chile varia de lugar para lugar.

A melhor época para ir a Santiago, por exemplo, talvez não coincida com a melhor estação para viajar pela Patagônia ou Atacama. Por isso, o fator climático pode até mesmo influenciar no roteiro que você irá montar.

Ainda assim, fique tranquilo, pois em algumas estações do ano dá pra fazer um belo recorrido pelo país, sem ter que enfrentar grandes complicações por causa do tempo ruim.

# Melhor época para ver neve no Chile?

Vamos acabar de uma vez por todas com a dúvida mais comum sobre o clima no território chileno: afinal, qual é a melhor época para ver neve no Chile?

Como muitos brasileiros que vão ao país têm como objetivo ver neve pela primeira vez, essa é uma pergunta muito frequente entre os viajantes.

De um modo geral, a temporada de neve no Chile vai da segunda quinzena de junho até a primeira quinzena de setembro. Porém, pode acontecer da neve começar a chegar um pouco antes e se prolongar por algumas semanas.

Em 2019, por exemplo, a temporada oficial no Valle Nevado – o principal destino de neve no Chile – começou em 28 de junho e vai até 27 de setembro. Os meses mais movimentados são em julho em agosto. Inclusive, são nestes meses em que é programado semanas temáticas, como Valle Week, Wine Fest e Foodie’s Week.

Para ver neve no Chile, os três lugares mais práticos saindo de Santiago, são: Valle Nevado, Farellones e Portillo.

# Clima no Chile

Como cada cidade no Chile tem seu próprio período mais conveniente para viajar, listarei a seguir como é o clima nos principais destinos do país:

Clima em Santiago
Clima em Valparaíso e Viña del Mar
Clima no Atacama
Clima na Patagônia Chilena
Clima em outros destinos no Chile

Clima em Santiago

Não é exagero dizer que Santiago pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, é importante saber que clima você quer enfrentar por lá.

Para quem quer ver neve, e, obviamente, temperaturas geladas, de julho a setembro isso será possível.

Saiba, no entanto, que dificilmente neva na cidade de Santiago propriamente dita. Na verdade, os flocos branquinhos caem nas cordilheiras que cercam a capital chilena. Mas sem drama, pois os passeios bate-volta até estas regiões, como Valle Nevado e Farellones, são parte da realidade durante esses meses.

Em outubro e novembro a temperatura começa a subir e a neve já não faz mais parte dos cenários por estas bandas. É uma boa época para quem não faz questão de neve.

De dezembro a março, o verão em Santiago pode castigar os viajantes que não estiverem esperando uma baita onda de calor. Reservar um hotel com ar condicionado é uma boa pedida para tornar as suas férias mais agradáveis. Além disso, vale lembrar que essa é a melhor época para encontrar as vinícolas no seu maior esplendor, com as parreiras verdinhas e bonitas.

Com a chegada do outono, a paisagem em Santiago muda mais uma vez e folhas amarelas nas árvores, ou espalhadas pelas ruas, farão parte do seu roteiro. Por conta das temperaturas agradáveis, para mim, essa é a melhor época para viajar a Santiago.

clima em Santiago - melhor época para viajar
Santiago durante o outono

Leia também: 7 melhores passeios em Santiago (+Ingressos)

Clima em Valparaíso e Viña del Mar

Localizadas a pouco mais de cem quilômetros da capital chilena, o clima em Valparaíso e Viña del Mar segue uma dinâmica parecida com Santigo.

O verão é quente e seco, ideal para passeios ao ar livre e aproveitar as praias do Oceano Pacífico em Viña del Mar. Ainda assim, mesmo na estação mais quente do ano a água do mar não será das mais simpáticas.

Durante a primavera e o outono – estações intermediárias – as temperaturas costumam ser amenas durante o dia, e a noite costuma dar uma esfriada. Entrar no mar já não é mais tão conveniente. Além disso, as chuvas são mais frequentes do que no verão.

Já o inverno não é uma boa época para ir a Valparaíso e Viña del Mar, afinal, frio e chuva não são as melhores condições para curtir estes destinos do litoral chileno. Ainda assim, quem for fazer apenas um passeio bate-volta desde Santiago, consegue tirar proveito desde que não esteja chovendo. (Dica: vale conferir a previsão do tempo antes de contratar o seu tour!)

clima em Viña del Mar - dicas
Viña del Mar

Clima no Atacama

Fevereiro. Este é basicamente o único mês a ser evitado durante uma viagem ao Atacama. Embora o clima desértico prevaleça praticamente o ano inteiro, neste mês as chuvas podem aparecer com força.

Na temporada de 2019, por exemplo, os passeios no Deserto do Atacama ficaram suspensos por praticamente três semanas. Quem estava lá, voltou pra casa sem conhecer suas belezas.

Os períodos de alta temporada no Deserto do Atacama são durante o verão e inverno. A segunda estação, motivado mais pelas férias escolares do que pela condição climática em si, já que o frio em alguns passeios pode ser bem irritante e os dias são mais curtos.

Uma semelhança das duas estações de extremos? Grande amplitude térmica. No verão, faz bastante calor durante o dia, mas a noite costuma dar uma bela refrescada. No inverno, as temperaturas ficam mais baixas, mas caem ainda mais na madrugada. Além disso, outro inconveniente do inverno é que entrar nas lagoas não será nada divertido.

Outono e primavera são, para mim, as melhores épocas para viajar ao Atacama. Além das condições climáticas mais previsíveis, o menor fluxo de viajantes faz com que os preços fiquem mais convidativos.

Dica importante: independente da época da sua viagem, organize sua mala para enfrentar frio e calor. Mesmo durante o verão, alguns tours irão te levar a lugares frios, como por exemplo, os Geysers El Tatio, um passeio que começa por volta das quatro da matina e onde as temperaturas podem estar negativas mesmo durante os períodos mais quentes do ano.

clima no Atacama - quando ir
Durante o outono ainda dá pra fazer pose nas lagoas do Atacama!

Clima na Patagônia Chilena

Situada no extremo sul do nosso continente, a melhor época para ir a Patagônia chilena – ou também para a Patagônia argentina – é durante o verão, mais especificamente de dezembro a fevereiro.

Embora seja o período de maior número de turistas, e, consequentemente, preços inflacionados, é também quando o clima é mais estável e os dias são mais longos – duas grandes vantagens para as atividades ao ar livre.

Março, abril, outubro e novembro, são meses em que ainda dá pra viajar a Patagônia. No entanto, é bom ir preparado para enfrentar temperaturas mais frias e, talvez, algumas chuvas mais chatas. Para quem quer economizar, são épocas com excelente custo-benefício.

De maio a setembro o frio intenso castiga bastante os poucos viajantes que se aventuram pela região. Eu não iria nestes períodos, pelo simples fato de que muitos passeios são suspensos. É claro que outros surgem, como estações de esqui. No entanto, eu não acho que o deslocamento e os gastos fazem valer a pena.

Esteja ciente também que muitos hotéis, agências e restaurantes fecham as portas nestes períodos, e o transporte fica mais limitado – nevascas, inclusive, costumam interditar estradas.

clima na Patagônia - melhor época para viajar
Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena

Clima no Chile: Outros destinos

Com um território tão extenso, seria impossível listar num único texto como é o clima em todas as cidades do país. Ainda assim, deixo mais algumas indicações em destinos que também costumam entrar numa viagem ao Chile.

A oitocentos quilômetros ao sul de Santiago, a cidade de Pucón – principal ponto de partida para explorar o Vulcão Villarica – tem sua época mais seca entre novembro e março. Esses meses são os mais adequados para as atividades ao ar livre. Já o inverno, apesar do tempo fechado, é a única época para quem faz questão de neve.

Ainda por estas bandas, destinos como Puerto Montt, Puerto Varas e Chiloé, seguem a mesma dinâmica de Pucón.

A mais de três mil quilômetros da costa chilena, a Ilha de Páscoa é um dos destinos mais místicos do nosso continente. Apesar de ser visitável o ano inteiro, a época com clima mais favorável é de agosto a março, que é quando menos chove.

Afinal, qual a melhor época para viajar ao Chile?

Para mim, os meses de março, abril, outubro e novembro, são excelentes para viajar pelo território chileno. Isso porque, o clima no Chile, nestes meses, não costuma implicar em grandes desvantagens nos seus principais destinos.

Ou seja, quem quiser conhecer a Patagônia, Santiago e Atacama, na mesma viagem, consegue fazer isso nestes meses.

O maior senão, neste caso, é que a viagem não poderá ter como objetivo ver neve no Chile.

Evite este erro na sua viagem pelo Chile

Não contratar um bom seguro para sua viagem ao Chile é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

2 COMENTÁRIOS

  1. Fala Murilo!

    Excelentes informações, cara! Conheço pessoas que viajaram desinformadas para o Atacama em fevereiro (achando que lá nunca chovia) e foram surpreendidas pelas chuvas. Resultado: não conseguiram fazer nada por lá.

    Aproveitando, é sempre uma honra ter um artigo nosso citado no seu blog.

    Abraços!

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here