Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Retrospectiva 2016: As viagens e os posts que fizeram mais sucesso no ano

melhores viagens do ano

Ouro Preto

Final de ano é assim: confraternizações, comida, novas metas e mudanças, comida, show do Roberto Carlos na Globo, comida, retrospectivas e balanços do ano que está terminando, e claro, uma cervejinha porque ninguém é de ferro.

É bem verdade que tem muita gente que não quer se lembrar tão cedo de 2016 depois que ele acabar. Porém, aqui no Volto Logo, foi um ano bastante produtivo e gratificante.

Apesar de ter viajado menos do que em anos anteriores, tive a oportunidade de compartilhar muitas dicas com você, aprendi bastante coisa sobre esse tal mundo dos blogs e conheci muita gente bacana graças a esse singelo espaço virtual.

Portanto, por se tratar de um ano tão especial, quero dividir com você as melhores viagens e os posts que fizeram mais sucesso em 2016. Afinal, quem sabe seu próximo destino não seja algum desses lugares?!?

Ahh… Além disso, vale destacar que esse artigo faz parte de uma Blogagem Coletiva. Isso significa que no final do texto você encontrará uma lista com outros blogs que estão participando dessa ação e seus respectivos posts.

Ou seja, se você precisa de ideias para as próximas viagens, definitivamente está no lugar certo.

# As viagens de 2016

Uma das minhas metas desse ano para o blog era começar a compartilhar dicas de uma das minhas cidades favoritas no mundo: São Paulo.

São Paulo

Moro a menos de 60 quilômetros da Terra da Garoa, em Jundiaí, e apesar de ir frequentemente à capital, eram raros os meus momentos de turismo por lá.

No entanto, desde janeiro comecei a reverter essa situação. Ao longo do ano fui algumas vezes a Sampa com o único objetivo de turistar pela cidade.

Conheci diversos parques que são verdadeiros oásis na selva pedra. Dentre eles, o Jardim Botânico, que foi o que mais me impressionou.

melhores viagens do ano

Jardim Botânico de São Paulo

Além disso, aproveitei também para conhecer os interessantíssimos pontos turísticos do centro de São Paulo, da agitada Avenida Paulista e da descolada Vila Madalena.

Por fim, depois de conhecer tantas atrações, duas certezas que eu já tinha foram reforçadas: a primeira, que ainda tenho muita, mas muita coisa para conhecer por lá. E a segunda, que um dia ainda chamarei essa cidade de casa.

centro de sp

Catedral da Sé

Paraty

Seis horas de estrada separam o movimentado Terminal Rodoviário Tietê da tranquila e encantadora Paraty.

Fiz essa viagem em setembro e, sem dúvida alguma, foi o destino que mais me surpreendeu esse ano.  Ao contrário do que muitos dizem, na minha opinião, Paraty não é uma cidade para apenas um fim de semana.

Afinal, são tantas atrações pela região, que chega a ser uma baita injustiça você não aproveitá-las com calma.

Isso sem falar nos inúmeros festivais que há em Paraty. Aliás, vale a pena verificar o calendário e se programar para conhecer algum deles.

Paraty

Paraty

Minas Gerais

A minha última viagem do ano foi exatamente para o mesmo estado onde fiz a primeira de 2016: Minas Gerais.  No total, foram três passagens pelas belas paisagens e pelas delícias da cozinha mineira.

Em março, comecei a explorar um pouco mais esse estado pela pequena e agradável Monte Verde. O tempo ruim não ajudou as andanças e passeios por lá, mas por outro lado, a comilança foi garantida.

Em julho foi vez de viajar para uma cidade que fazia muito tempo que adiava conhecer: São Thomé das Letras.  A cidade mística de Minas Gerais possui belíssimas cachoeiras e é uma excelente opção para uma viagem de feriado prolongado.

são thomé das letras

A famosa Pirâmide de São Thomé, lugar mais disputado para ver o pôr do sol

Em novembro, encerrando esse ano de viagens pelo Brasil, fui conhecer a capital mineira e a histórica Ouro Preto.

A trip foi motivada pelo Encontro de Blogueiros  da RBBV. Durante 4 dias esse evento reuniu mais de 100 blogueiros de viagem em Belo Horizonte que, além de conhecer os principais pontos turísticos de BH, participaram de diversas palestras relacionadas  ao mercado de turismo.

ouro preto

Ouro Preto

# Os posts mais populares de 2016

Além dos artigos relacionados às trips que fiz durante o ano, também escrevi bastante coisa sobre viagens passadas, planejamento de viagem e algumas reflexões sobre o universo viajante.

Portanto, vou listar abaixo quais foram os 5 posts mais populares de 2016 e, se acaso você ainda não tenha lido algum deles, fica o convite para por a leitura em dia.

» 7 roteiros de mochilão pela América do Sul

» Viajar e suas consequências: algumas verdades que você deve saber

» 12 cidades que você precisa conhecer na Argentina

» Empatia, compartilhe essa ideia

» 10 coisas que nenhum mochileiro gosta de ouvir


retrospectiva de melhores viagens

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Melhores Viagens de 2016. Confira também os artigos dos outros blogueiros participantes dessa ação!

» D&D Mundo Afora

» Andar Comigo

» Turistando.in

» Viagens que Sonhamos

» Em Cantos Fotográficos

» Tô Perambulando

» Foco no Mundo

» Rodas nos Pés

» Vamos Por Aí

» Devaneios de Biela

» Destinos por onde andei…

» Por aí com os Pires

» Cantinho de Ná

» Tá indo pra onde?

» Coisas que Amamos

» RenataPereira.TV

» Segredos de Viagem

» Vivi na Viagem

» Viajar hei

» Dicas e Roteiros de Viagens

» Entreviagens

» Uma Turista Nas Nuvens

» Mariana Viaja

» Meu Destino

» Like Wanderlust

» Atravessar Fronteiras

» Quase Nômade

» Juny pelo Mundo

» Bagagem de Memórias

» Vivendo na California

» Compartilhe Viagens

» O Melhor Mês do Ano

» Passeiorama

» Travel with Pedro

» Apure Guria 

» Embarcando na Aventura

» Do RS para o Mundo

» Vida de Turista

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:

Quanto lugar bacana… feliz 2017,

Murilo Pagani disse:

Feliz 2017 Daniela!

🙂 🙂 🙂

Abraço