Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

11 lugares que você precisa conhecer na Colômbia

Montar um roteiro de viagem pela Colômbia não é uma tarefa das mais simples. Isso porque, o país possuí lugares incríveis espalhados por todo o seu território, porém, o acesso nem sempre é fácil.

Praias, montanhas, florestas, cidades grandes e modernas, pueblos que parecem que pararam no tempo. Não faltam motivos para você conhecer esse país que, como bônus, possui um dos povos mais simpáticos e receptivos de toda a América Latina.

Para te ajudar (ou complicar ainda mais), resolvi fazer essa lista com alguns lugares que valem muito a pena você conhecer na Colômbia. Portanto, basta escolher aqueles que mais fazem o seu perfil e incluir no roteiro.

Porém, tenha em mente que conhecer todos eles numa mesma viagem não é tão simples. Afinal, para realizar tal façanha seria necessário ter ao menos 30 dias disponíveis – o que não é uma realidade para a maioria dos viajantes.

Além disso, o orçamento com deslocamentos também teria que ser mais generoso porque em muitos trechos o mais adequado é ir de avião por conta das longas distâncias a serem vencidas.

Ainda assim, numa viagem de duas semanas dá pra conhecer três ou quatro cidades na Colômbia.

Leia também: Seguro viagem para Colômbia [O Guia]

# Lugares para conhecer na Colômbia

1- Bogotá

Começando pela maior cidade colombiana e por onde provavelmente será a sua entrada ao país: Bogotá.

Apesar de ser muitas vezes mal compreendida e levar um tempo para você entender como funciona Bogotá, a cidade é agradável e possui muitos lugares e passeio bacanas para fazer.

Para conhecer as principais atrações da cidade reserve dois ou três dias inteiros.

Alguns lugares para conhecer em Bogotá, são: La Candelaria (parte histórica), Museo Botero, Museo del Oro, Catedral de Sal de Zipaquirá (bate-volta), Zona T (zona rosa, região com muitos bares e restaurantes), Cerro Monserrate e Feira de Usaquén (aos domingos)

» Dicas de hospedagem em Bogotá

» Passeios em Bogotá

o que fazer na Colômbia

Centro de Bogotá

Leia também: O que fazer em Bogotá | Principais passeios e atrações

2- Medellín

Até hoje não conheci ninguém que não tenha gostado da “Cidade da Eterna Primavera”. Aliás, muito pelo contrário. Sempre que converso com alguém que já foi a Medellín são só elogios.

Uma cidade moderna, com bom sistema de transporte público e com o povo mais simpático de toda a Colômbia. Atualmente, Medellín não passa nem perto de ser o lugar que anos atrás era dominada pelo tráfico de drogas.

Por toda a cidade há diversos espaços públicos como praças e parques onde frequentemente acontecem shows e eventos de graça para toda a população.

No roteiro pela Colômbia, dedique ao menos três dias inteiro para Medellín, sendo que um deles será usado para um bate-volta até Guatapé.

Além disso, outros lugares para conhecer em Medellín, são: Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, Parque Explora, Pueblito Paisa e Cerro Nutibara, Parque Arví, Museo de Antioquia e Parque Lleras (vida noturna), 

» Dicas de hospedagem em Medellín

» Passeios em Medellín

melhores cidades na Colômbia

Plaza Botero

Leia também: 10 coisas para você fazer em Medellín

3- Guatapé

Se acaso você for a Medellín não pense duas vezes para esticar a viagem até Guatapé, ou até mesmo fazer um passeio de um dia por esse agradável pueblo que possuí uma das vistas mais incríveis da Colômbia.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo com você a vista do alto da Piedra del Peñol.

viagem pela Colômbia

Vista da Piedra del Peñol

Leia também: Guia prático de viagem para a Colômbia

4- Cartagena das Índias

Quente, colorida e um pouco bagunçada – Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é um lugar que transborda história.

Durante muito tempo Cartagena foi um dos portos mais importantes da América. Afinal, era por lá que os espanhóis levavam as riquezas no nosso continente e onde ocorria um intenso tráfego de escravos vindos da África.

Por esses e outros motivos a cidade foi alvo de muitas invasões e ataques de tropas francesas, inglesas e holandesas, o que levou o Rei Felipe II a construir uma muralha de 11 quilômetros de extensão ao seu redor.

Por estar no Caribe Colombiano, muitos viajantes pensam que Cartagena é um destino de praia. No entanto, a cidade em si é um destino histórico, e as praias urbanas são bem feiosas.

Para conhecer àquele mar azulzinho, o lugar mais próximo da Cidade Amuralhada são as praias da Isla Baru e Isla del Rosario. No entanto, estes lugares na Colômbia já foram tomados pelo turismo de massa, e o passeio acaba sendo  frustrante.

A melhor pedida para curtir o caribe como ele merece é esticar a viagem até as ilhas de San Bernardo ou San Andrés.

Por fim, para conhecer as principais atrações históricas de Cartagena passe ao menos três noites por lá, e visite lugares como a Ciudad Vieja (também chamada de Cidade Amuralhada, que basicamente é o centro-histórico), Santuario San Pedro Claver, Palacio de la Inquisición, Plaza de las Bóvedas, Castillo de San Felipe de Barajas, Cerro de la Popa e Café del Mar (para o pôr do sol mais tradicional da cidade!)

» Dicas de hospedagem em Cartagena

» Passeios em Cartagena

o que fazer na Colômbia - Cartagena

Muralha de Cartagena

Leia também: Cartagena | Dicas para você planejar sua viagem

5- Parque Tayrona

A 35 quilômetros da cidade de Santa Marta, o Parque Tayrona é um dos  lugares  mais visitados no caribe colombiano.

E não é difícil entender os motivos: mar com águas cristalinas, areia branca, vegetação por todos os lados e muitas trilhas. Ou seja, o lugar ideal para quem quer contato com a natureza no seu estado mais verdadeiro.

Colômbia lugares para conhecer

Parque Tayrona

Leia também: Onde ficar em Santa Marta | Dicas essenciais

6- Ciudad Perdida

Reconhecida pela UNESCO em 1981 como Patrimônio da Humanidade, a Ciudad Perdida foi a casa de uma antiga civilização que chegou a ter mais de meio milhão de habitantes.

Para se chegar à cidade você terá que caminhar alguns dias na trilha pela Sierra Nevada e é obrigatório a presença de um guia.

Em Santa Marta há muitas agências que oferecem esse passeio. Normalmente, são oferecidas opções de cinco ou seis dias de trekking ao custo de aproximadamente R$ 800,00.

turismo na Colômbia

© Gavin Rough | Wikimedia Commons

Leia também: Guia de hospedagem pela Colômbia

7- Cali

Um lugar onde todos vivem e respiram em um mesmo ritmo: a salsa.

Aos poucos os turistas vão se dando conta da energia única que esse lugar transmite e começam a incluir Cali no roteiro pela Colômbia.

Em 48 horas é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade: Museo del Oro Calima, Iglesia e Museo Arqueológico de La Merced, Teatro Municipal Enrique Buenaventura, Orla do Rio Cáli e o Monumento a Las Tres Cruces.

Leia também: As 15 músicas que mais escutei na Colômbia

8- Caños Cristales

Considerado por muitos como “O rio mais bonito do mundo” ou “Rio de Cinco Cores”, o Caños Cristales ganha diferentes tons de cores devido a presença de determinadas algas.

A época de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e eles está colorido, vai de junho a dezembro. Para chegar até lá é necessário ir primeiramente até a cidade de La Macarena, no departamento de Meta.

Colômbia lugares para visitar

© Mario Carvajal | Wikimedia Commons

9- Salento

Em um país famoso por ter um dos melhores café do mundo, você não poderia deixar de incluir no seu roteiro uma das cidades onde ele é produzido.

Salento, uma pequena cidade localizada no Eje Cafetero, é um dos principais destinos turísticos entre colombianos e estrangeiros que querem explorar as famosas plantações de café do país.

Uma vez em Salento, não deixe de conhecer o Valle del Cocora, o lugar ideal para conhecer a árvore que é símbolo nacional da Colômbia, La Palma de cera del Quindio.

Colômbia lugares para conhecer

© Diego Torquemada | Wikimedia Commons

Leia também: Clima na Colômbia e melhor época para viajar 

10- San Andrés

Não tem jeito: um dos principais lugares para conhecer na Colômbia, ou que pelo menos desperta interesse na maioria dos viajantes, é a Ilha de San Andrés, que curiosamente fica mais próxima da costa da Nicarágua do que da Colômbia.

Com àquela água clarinha e areia branca que é o sonho de muita gente, quem faz um roteiro de viagem a San Andrés ganha ainda como bônus a deliciosa culinária colombiana e a simpatia do seu povo.

Por fim, para não deixar nenhum grande passeio de fora da programação, reserve ao menos quatro dias inteiros para a ilha mais famosa da Colômbia. Com mais tempo, considere esticar até suas vizinhas,  Isla Providencia e Santa Catalina.

» Dicas de hospedagem em San Andrés

Colômbia Caribe

© Angie | Blog Apure Guria

11- Santuário de las Lajas

Apenas a dez quilômetros da fronteira com o Equador, esse Santuário está localizado no sul da Colômbia, no município de Ipiales.

No entanto, saiba que a logística para conhecer este lugar na Colômbia é mais viável quando se pretende ir também ao Equador. Isso porque, dessa forma você não precisará se deslocar ao sul somente para conhecê-lo.

Colômbia viagem e turismo

© Diego Delso | Wikimedia Commons

Evite este erro na sua viagem pela Colômbia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Colômbia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso a sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Elaine disse:

Olá. É um país perigoso para uma mulher viajar sozinha? Grata.

Murilo Pagani disse:

Oi Elaine, tudo bem?

Conheço algumas mulheres que já viajaram sozinhas por lá e todas acharam beeem tranquilo!

Abraço!

Valéria disse:

Oi Murilo! Muito legal seus relatos!
Pretendo ir a Colombia neste ano e estou com muitas dúvidas acerca do roteiro.
Quero conhecer TUDO e talvez o tempo não seja suficiente, mas pensei no seguinte…
Bogotá – 3d
Medellin – 3d incluindo bate volta Guatapé
Cartagena – 3 d
Santa Marta – 2 d (aqui pintou uma dúvida)
St Andres 4 d
Acabei abrindo mão de Cali, mas quero DEMAIS conhecer Ipiales (santuário de Las Lajas), mas estou tendo dificuldades para encontrar dicas do melhor ponto de partida, tempo de duração da viagem, meio de locomoção, etc.
Pode me ajudar com isso?
Obrigada!

Abraço!

Murilo Pagani disse:

Oi Valéria, tudo bem?

Que bacana! Fico contente que está gostando das dica!

Com exceção de Santa Marta, os dias no seu roteiro estão bem ok. A questão de Santa Marta é que a grande atração é o Parque Tayrona, e eu recomendo ao menos uma pernoite por lá.

Sobre o Las Lajas, você deve ir primeiro a cidade de Ipiales. De lá há vans e/ou táxi compartilhado até o Santuário. Imagino que há ônibus de Bogotá a Ipiles (e também de outras cidades). O porém é que a viagem deve ser beeeem longa, mais de 15 horas acredito.

Vou deixar abaixo o link da empresa Bolivariano. Lá você deve encontrar informações a respeito da passagem de ônibus!
>>> http://www.bolivariano.com.co

Abração!

Thiago disse:

Ola, Murilo…
Curti muito suas dicas e conhecimento sobre as cidades colombianas..
Estou pensando em ir para Colombia em Outubro..
Terei uns 15 dias…
Gosto de vida noturna, bares, baladas, praia…
Como vc dividiria esse tempo entre Bogotá, Medellin, Cartagena e San Andrés?
Agradeço desde já…
😉

Murilo Pagani disse:

Faaala Thiago, tudo bem?

Que bacana.. Fico contente em saber que está gostando das dicas! xD

Eu faria uma divisão igual: 3 dias inteiros para cada cidade. Que dá 12 dias no total.
Fora isso tem que acrescentar os “dias perdidos” com deslocamento. Quando acrescentá-los vai dar mais ou menos os quinze dias que você tem disponível. 🙂

Abração!

Victor Hugo disse:

Murilo boa noite!
Sou de BH e estou pensando em passar 8 dias na Colômbia.
Meu maior interesse é conhecer bons restaurantes e boas praias, talvez um ou outro passeio urbano. Estive pensando em dividir 4 dias em Cartagena e 4 em San Andrés. Acha uma boa proposta? Ou seria melhor aumentar um dia em uma das opções? Em relação às cidades, qual tem o custo mais baixo?
Muito obrigado!

Murilo Pagani disse:

Faaala Victor, tudo bem??

É uma boa divisão sim!!!
Eu aumentaria um dia em San Andrés, caso você queira focar mais nas praias.
Digo isso pois, na minha opinião, Cartagena é um destino mais histórico (e com bons restaurantes),do que praia propriamente dita.
Já que a praia da cidade não é legal.

Os custos são parecidos.
Cartagena, como é uma cidade maior, acaba tendo mais opções de hospedagens e restaurantes, o que consequentemente faz com que tenha uma maior variedade de preços…

Abração!

Eduardo Costa Duminelli disse:

Eai Murilo, muito bom seu blog, varios posts interessantes. Vou dia 7 de janeiro para Colômbia, pois dia 14 vou participar de um projeto voluntario em Medellin, e nesse meio tempo queria visitar algumas cidades, queria saber algumas sugestões para onde ir, até porque tenho poucos dias e sei também que tem cidades perto de Medellin que da para conhecer no final de semana, então queria aproveitar esses dias o máximo possível e também fazer um bom itinerário para não ter gastos desnecessários, afinal sou estudante kk aguardo a resposta e parabéns novamente

Murilo Pagani disse:

Faaala Eduardo, tudo bem?
Muito bom saber que gostou do blog! xD

Então cara, existem vááários possíveis itinerários, mas depende de quanto tempo vc vai ter, $$$ e seus gostos! hahaha

Se seu tempo for só final de semana mesmo, eu aproveitaria os arredores de Medellín, pra não perder muito tempo de deslocamento.
Tem Guatapé, Santa Fé de Antioquia e Jardin (esse um pouco mais longe)…

Abraço!

Lilian disse:

Vale a pena dizer que Ciudad Perdida nao é para qualquer um, a caminhada é bem dura, são 5 dias de subida, acampando, etc, muita gente desiste no meio do caminho, eu acho que Ciudad Perdida é pra quem gosta muito de trekking e tem dias sobrando aqui na Colombia. Caños Cristales também é maravilhoso, mas pra chegar até lá é bem difícil e caro, eu tb recomendaria para alguém que tem mais de 2 semanas aqui. Acrescentaria na lista Palomino, que é uma praia que esta a 2 horas de Santa Marta, eu amo Palomino, é bem economico, tem boas opcoes de hostel e comida, fica entre Santa Marta e o Parque Tayrona.

Paulo Fernandes da Costa Neto disse:

Olá Murilo,

Estou indo para a Riohacha, Guajiro na Colômbia em dezembro para um curso. E de lá pretendo ir para Santa Marta. Você tem alguma dica do que fazer nesses lugares? Terei mais ou menos 6 dias em Santa Marta e estava pensando em fazer o tour da cidade perdida (em torno de 4 dias), vc acha que vale a pena? Tem alguma dica de como conseguir bons preços pra esses passeios? Além disso o que mais poderia fazer por lá? Abraço.

Murilo Pagani disse:

Faaala Paulo, tudo bem?
Não conheci Riohacha…
Já sobre Santa Marta vou deixar abaixo o link para um post que tem vááárias dicas!
>>> https://www.voltologo.net/santa-marta-dicas-praticas/

O Parque Tayrona é um belo lugar para se conhecer tendo Santa Marta como base.
Para ir a Ciudad Perdida é preciso ir com alguma agência, o jeito é dar aquela pesquisada nos valores e tentar negociar, mas já adianto que o preço é de certa forma tabelado…

Abraço!

claudia disse:

Olá, Murilo!
Estarei indo para Colômbia em janeiro. Chego no dia 31 de dezembro e volto para o Brasil em 30 de janeiro.Montei um roteiro começando por Bogotá, Medellin, Cartagena, Santa Marta, San Andres. Estou pensando pelos menos de de 5 à 6 dias em cada lugar.Vou dentro destes dias me deslocar para algumas cidadezinhas como Guatapé e Leyva. Você teria mais alguma sugestão?
Abraços Claudia

Murilo Pagani disse:

Oi Claudia, tudo bem?

Que bacana, vai dar pra conhecer muitos lugares legais!

A uma hora e meia de Medellín, Santa Fé de Antioquia é um pueblo bastante simpático. Dê uma pesquisada pra ver se faz seu estilo de lugar. Dependendo do caso pode gostar de passar uma noite por lá! xD

Abraço

Liana disse:

Oi, Murilo. Estarei na Colômbia entre os dia 11 e 22 de abril de 2018. Gostaria de incluir no meu roteiro Bogotá, Medelín, Cartagena e San Andres. Você acha que o tempo é suficiente? Quantos dias vc recomendaria pra cada lugar?

Obrigada desde já!

Murilo Pagani disse:

Oi Liana, tudo bem??

Acho que é pouco tempo para todos esses lugares. Recomendo pelo menos três dias inteiros em Bogotá, Medellín e Cartagena, e ao menos quatro dias inteiros em San Andrés.

Abração!
Murilo

CLAUDIA PARISI disse:

Bom dia Murilo
Preciso de uma ajuda. Vamos em 4 pessoas para Colombia dia 19/1/18 e voltaremos para o Brasil em 01/2/18, iniciando com 4 noites em Bogota e para Cartagena 3 noites. Estamos pensando em alugar um carro em Cartagena e conhecer outras cidades. O que acha? Você aconselha conhecer Barranquilla? Sei que no carnaval é agitada, mas e fora do carnaval, tem o que fazer e conhecer para 3 dias? Pensei também em Santa Marta ou outra opção que sugira. Já moramos em lugar de praia então não temos interesse em passar dias inteiros no mar. Claro que de repente conhecer. Mas nos encanta mais o lado histórico e a cultura do local. Te aguardo. Obrigada. Cláudia Parisi

Murilo Pagani disse:

Oi Claudia, tudo bem?

Três dias é muito tempo para Barranquilla. Na realidade, a menos que você vá durante o Carnava ou algum outro evento, um dia inteiro é suficiente parra conhecer as principais atrações da cidade. Santa Marta é a base para explorar praias bacanas, como o Parque Tayrona.
Como você mencionou que gosta do lado histórico e cultural, recomendo passar ao menos mais uma noite em Cartagena!

Abraço!

Elielma disse:

Oi Murilo, muito bom o seu blog. Parabéns.

Estou montando um roteiro para a Colômbia. como é a primeira vez que estarei indo, fico na duvida quanto a disposição do deslocamento de uma cidade para outra (no caso se há acesso ou não). Basicamente meu roteiro é: Bogotá > Medellín > Santa Marta > Cartagena > San Andrés > Bogotá.

Com suas dicas, resolvi incluir Santa Marta que não estava no roteiro. Em algumas dessas cidades tem alguma que não tem acesso para a outra, seguindo esse esquema do roteiro.

Se conseguir me auxiliar, fico grata!

Elielma

Murilo Pagani disse:

Oi Elielma, tudo bem?
Fico contente em saber que gostou do blog! 🙂

O transporte entre estas cidades é bem tranquilo. De Bogotá a Medellín é possível ir de ônibus, cerca de dez horas.
Já de Medellín para Santa Marta recomendo ir de avião, pois a viagem de ônibus é muuuuito demorada. De Santa Marta a Cartagena há ônibus e transporte privados oferecidos por hostels e agências, aproximadamente quatro horas de viagem. Já para ir a San Andrés há voos direto de Cartagena para lá! xD

Abraço!